Ir ao conteúdo

Minha RX 6700 XT está sendo limitada pelo processador e memória RAM?

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Recentemente fiz um upgrade na minha placa de vídeo, peguei uma RX 6700 XT SHAPPHIRE PULSE, porém estou sentindo que não to conseguindo utilizar o total dela, jogo muito jogos FPS (principalmente COD WARZONE) e sempre fico limitado em 90 / 110 FPS in-game tanto colocando tudo em low quanto high.

meu kit é o seguinte

MB ab350m ds3h v2

Ryzen 5 5500

rx 6700 xt

2x 8gb DDR4 2400mhz

2x 4gb DDR4 2400mhz

monitor 24' mtek (1080p)

fonte cx 550w

1° Dentro dessa configuração, vocês acham que a memória RAM pode estar impactando muito? se eu fizer um OC nelas pra aumentar a frequência ou mesmo comprar novas com 3200mhz consigo ganhar alguns FPS?

2° Se as memórias não são as grandes vilãs e sim exclusivamente o processador, vi um Ryzen 7 5700x baratinho na amazon, será que ele daria conta? se não quais me indicariam para esse kit?

Postado

É difícil obter estabilidade com overclock de memórias e acho que não compensa. Já a combinação de uma CPU Ryzen 7 5700x com dois módulos de 16GB (3200MHz CL16) seriam um bom upgrade e cogitaria o investimento (até uns 1.500 acho que você consegue pesquisando em lojas brasileiras), pra você tirar melhor proveito da sua RX 6700 XT e a configuração como um todo. Espero ter ajudado!

• Curtir 1
Postado

@Maicon Becker muito provavelmente, sim. O Ryzen 5 5500 já não é um CPU tão forte assim para games competitivos, aí combinado com memória de baixa frequência (e provavelmente alta latência), o desempenho final poderá ficar um pouco prejudicado.

O Hardware Unboxed fez um vídeo recente comparando os CPUs AMD AM5 e os Intel LGA 1700 com memórias baratas vs memórias um pouco melhores (ainda não são as melhores do mercado), o resultado final na média foi esse abaixo. Os CPUs AMD com cache L3 maior, o caso dos X3D, são menos sensíveis ao tipo de memória, então a diferença média para o 7800X3D foi só de 4%, mas os CPUs "comuns" apresentam uma boa diferença desempenho, quase 12% para o 7700X.

Screenshot_117.thumb.png.f162db2cdafc6ad2cc21615357cee15d.png

Postado

@Mike J. Lewis  entendo, então inicialmente pretendo começar com a memória RAM nesse caso por ser mais barato, achei essa no ML ASGARD T3 ficaria bem em conta pra mim pelo preço, o detalhe que vi é que é cl18, você acha que faz muita diferença?

@Rodrigo J Polette Agradeceria se pudesse testar e me marcar.

@GuilhermeGB Faz todo sentido realmente, pretendo dar upgrade nas memórias e no processador, começando com 2x16 GB da ASGARD T3 e posteriormente indo para um Ryzen 7 5700X, conforme o colega acima citou, acha que eu ficaria tranquilo com essas configs?

Postado
16 minutos atrás, Maicon Becker disse:

@Mike J. Lewis  entendo, então inicialmente pretendo começar com a memória RAM nesse caso por ser mais barato, achei essa no ML ASGARD T3 ficaria bem em conta pra mim pelo preço, o detalhe que vi é que é cl18, você acha que faz muita diferença?

É pouca a diferença (e compensa por esse preço), olha aí o teste:

• Obrigado 1
  • Solução
Postado

@Maicon Becker acho melhor você investir direto no 5700X3D, além dele ser mais rápido nos jogos do que o 5700X, ele terá menos influencia por conta da memória RAM, e você não precisaria se preocupar tanto em substituir as suas.

Mas com relação a memória RAM, não é apenas frequência que faz diferença, a combinação de frequência x latências é muito importante, tanto que você pode ganhar 5-10% de desempenho em uma memória que já é de alta frequência só fazendo ajustes manuais nas latências. E se fosse pra comprar memórias novas, eu ficaria com modelos de marcas como Kingston, XPG, Crucial, Team Group, Geil, etc. Memórias chinesas são baratas, porém costumam vir com chips DRAM mais fraquinhos, com latências mais altas e sem muita margem para melhorias. Às vezes nem o perfil XMP original funciona estável em alguns PCS.

Mesmo quando você compara duas memórias comuns de 3200MHz vs 3600MHz, com latências comuns (CL16-20-20 para 3200 e CL18-22-22 para 3600), o resultado na prática é quase o mesmo para as duas. No seu caso aí, você tem RAMs de 2400MHz que deve rodar com no máximo um CL16-16-16, essas latências são relativamente altas para 2400MHz, então essa combinação pode acabar influenciando no seu desempenho.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Maicon Becker boa noite!

baixei um cod warzone ( que não lembro qual é exatamente) mas tive um bom resultado. Problema é que não tem um teste oficial do jogo, pelo menos não vi…

na parte de treinamento consegui chegar numa alta taxa de quadros, mais de 200/300fps e no início do jogo oscilou entre 77-100 fps. (Estranho não passar dos 100 também…) Vou por umas fotos do jogo…

IMG_1347.jpeg

IMG_1352.jpeg

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

primeiro compre 32gb de memória no minimo 3200mhz, 2x16gb. (não sai caro). Depois não sei se sua fonte pode estar limitando algo.... 550w eh meio em cima. É o minimo do minimo do minimo suportavel. então tu ta no limite.

• 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...