Ir ao conteúdo

Memórias com frequência abaixo do limite do processador pode apresentar falhas?

Ir à solução Resolvido por Pedro Math.pi,

Posts recomendados

Postado

Meu setup:

B 550M Aorus Elite

Ryzen 7 5700x

RTX 3070Ti

Ram 4x16GB kingston Fury HyperX 3600MHz

Possuo 4 pentes de 16GB kingston e nunca tinha tido problema algum, usava elas com frequência de 3600MHz, elas são dessa velocidade mesmo, mas meu processador diz que a frequência é apenas 3200MHz, mas como disse, nunca tive problemas apesar disso, entretanto na ultima semana tenho tido uma séries de telas azuis todas com motivos diferentes, são elas: Critical process died, registry error, kernel data inpage (essa é a que mais acontece). Acontece geralmente quando eu inicio um jogo, mas não tem uma regra, posso jogar o dia todo e não dar nada, e posso ligar o GTA e travar logo na largada e dar tela azul

O que eu já verifiquei:

- virus, usando o Windows Defender, nada encontrado

- memória, através do diagnóstico do windows, nenhum erro encontrado

- HDs e SSDs pelo CHKDSK, nenhum setor defeituoso encontrado

- Arquivos do windows via sfc/scannow, nenhum arquivo corrompido detectado, ainda assim executei o "DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth" pra garantir

- nenhum hardware novo

- driver de placa de videos, sempre atualizado via software da Nvidia

Mas então há poucos dias eu atualizei a BIOS via software da AMD e eis que quando concluiu ele resetou todo meu overclock, reduzindo as frequências das RAMs de 3600 para 2400, bem como o overclock do processador também, fiquei com preguiça de fazer tudo de novo e deixei assim mesmo, como não senti diferenças drásticas não me motivei a fazer o overclock de novo.

Pode ser essa BIOS nova? Ou a frequência de RAM que está bem abaixo do que o processador aguenta? Ou ainda conflitos de drivers? Mas se forem drivers eu não sei ver isso.

Alguma sugestão pra achar o culpado pelas telas azuis?

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Rhubens Boa tarde. Nativamente, o máximo que o processador suporta com 4 módulos de memória é 2933MHz ou 2667Mhz, dependendo da configuração das memórias, usando o XMP/DOCP (veja o tópico abaixo). Se você for fazer overclock manual, terá que subir (ou baixar, se tiver começando de 3600) as configurações aos poucos até encontrar o máximo que elas rodam sem dar tela azul.

Não dá pra afirmar que a atualização de BIOS resetou o overclock, mas é possível. Aliás, recomendo atualizar a BIOS sem usar overclock, pra evitar problemas durante o procedimento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!