Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

De uma semana pra cá, meu pc de repente começou a se desligar sozinho, muitas vezes em momentos importantes. Comecei a notar que ele se desligava com frequência quando estava jogando Resident Evil 2 Remake (que na teoria não deveria ser problema para a configuração do meu computador), então fui atrás de tentar descobrir o que era. Primeiramente, assim que ele se desligou, liguei o computador novamente e chequei o log de sistema do windows, e lá não constava nada de anormal. Então decidi atualizar todos os drivers da placa de vídeo e processador, e novamente não mudou em nada. Abri o Pc diversas vezes para ver se notava algo, mas parecia tudo normal. Resetei a BIOS para ver se talvez fosse algo que tinha mexido anteriormente, mas nada também. Cheguei até a atualizar meu querido Windows 10 para o 11 (que acho péssimo) para ver se por algum milagre ele voltava ao normal. Minha principal suspeita é que o problema esteja na fonte, ou talvez na placa-mãe, pois todos os outros componentes (exceto a memória RAM) tem menos de 6 meses de uso, e mesmo que seja pouco, a RAM, fonte  e placa-mãe vão completar 4.

Tentei também benchmarks para estressar a gpu e cpu para ver se eram o problema, e em um dos testes de estresse da gpu o computador desligou de novo, o que aumentou ainda mais minha suspeitas que a fonte era o problema.

Estou na duvida se compro outra fonte ou coisa do tipo, porque não estava muito disposto a gastar muito dinheiro nisso, mas apenas o suficiente para solucionar o problema.

Meu PC:

Ryzen 5 5500

RTX 4060

Fonte Corsair 550cv - 550w (o que na teoria seria suficiente para alimentar o pc todo)

DDR4 16gb/2x8gb 2666mhz

placa-mãe ASUS B450m gaming br

Postado

Olá! Bom, o pc desligar sem explição geramente pode acontecer quando o processador está superaquecendo e o computador para evitar danos ao processador desliga o sistema automaticamente e entra no modo de proteção. Pode ser que não seja esse o caso mas como você disse que ele desliga quando está jogando, ou seja, quando a CPU está sendo ultilizada de modo constante ele desliga e quando também você estressa ele (CPU) ele tambem desliga, pode ser isso. Mas as vezes não acontece só jogando pode acontecer do nada como você relatou. Você pode tentar trocar a pasta térmica ou antes de fazer isso veja a temperatura do processador e GPU se um deles estiverem passando de 100 graus aí realmente é por isso, mas se não estiver passando de 100 graus aí ja pode ser algum outro problema de hardware. Se tiver passando de 100 troque a pasta térmica ou se não estiver usando um watercooler instale um, o meu pc quando estava jogando chegava a 100 graus e agora não passa dos 65. Espero ter ajudado! Qualquer coisa pergunte.

Postado

@Louiss Imaginei que poderia ser isso tambem, mas joguei com o MSI ligado e o processador estava abaixo de 60 graus quando desligou, e a GPU também. 

O que me deixa ainda mais na dúvida é o fato de que em muitas vezes que ele desligou, o uso de GPU e CPU estavam relativamente baixos, entre 20% a 50%, e mesmo assim ele continuava se desligando sem explicação.

Mas obrigado!

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, misterchaves disse:

Fonte Corsair 550cv - 550w (o que na teoria seria suficiente para alimentar o pc todo)

Seu PC não está se desligando sem explicação, a razão dos desligamentos provavelmente é essa fonte, segundo o site Cultists Network na sua PSU Tier List a Corsair CV550 está classificada como Tier D - usar apenas com o vídeo integrado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!