Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Hoje a Vivo me surpreendeu com um baita plano que compensaria usar ela e a Claro juntas. Afinal, é uma boa ter 2 links de Internet? Tenho automação e minha casa faz muito uso da rede. Compensa comprar um roteador Dual Wan caso a primeira resposta for afirmativa?

Postado

Normalmente se usa mais de um link para redundância em ambientes non stop de alto risco, onde a queda de um link traz prejuízos incalculáveis, paradas de sistemas críticos e afins. E para que a redundância seja efetiva e confiável, deve, obrigatoriamente, ter outro caminho/rota diferente um do outro. Ex.: Se um cabo vem da direita, o outro deve vir da esquerda e o encontro dos 2 nunca deve percorrer o mesmo caminho. Ai a redundância faria sentido. Se seguir a mesma rota ou se encontram-se no mesmo lugar.... perde o sentido da segurança, uma vez que o risco de queda de um será o do outro (fisicamente falando). Num ambiente doméstico, seu bolso é seu guia. Se acha que vale a pena gastar em equipamentos mais o custo da assinatura, manda ver. Esses equipamentos costumam ter preço meio salgado. Porém, fique atento às entrelinhas do contrato quando essa assinatura subir de preço depois dos prazos lá estipulados. Essas "ofertas" sempre tem armadilhas. Leia com muita, mas com muuiiittaaa atenção mesmo, o contrato completo antes de assinar. Do meu (meu) ponto de vista, não vale a pena, por mais barato que seja a assinatura. Maaassss, como disse retro: Seu bolso é seu guia.

https://www.tp-link.com/br/business-networking/omada-sdn-router/tl-er7206/

https://www.amazon.com.br/Roteador-TP-LINK-Balance-Gigabit-TL-ER7206/dp/B08W4RMZ8T

Postado
2 horas atrás, Math3us Henrique disse:

Hoje a Vivo me surpreendeu com um baita plano que compensaria usar ela e a Claro juntas. Afinal, é uma boa ter 2 links de Internet? Tenho automação e minha casa faz muito uso da rede. Compensa comprar um roteador Dual Wan caso a primeira resposta for afirmativa?

Nem automação nem tráfego alto de rede nada tem algo ver com internet ou pacote de dados de 100 ou 2000 mbps. Claro que se usa automação da casa a partir da internet ou esses assistentes comuns da Amazon ou Google vai ter um tráfego para o reconhecimento de voz, mas isso é mínimo. E o tráfego na rede gerado por automação em geral é pequeno também.

Se vai ter vários planos de acesso a internet cada provedor vai te fonecer um aparelho conversor de midia que vai quase sempre acabar em uma conexão de rede Ethernet, RJ45

Então na prática nem precisa de um roteador "multi-WAN", porque pode ligar os dois roteadores na mesma rede. E se quer mesmo redundância não precisa fazer nada. A própria natureza do TCP/I vai resolver tudo. Use temos pequenos no DHCP,  iguais nos dois. Coloque os dois na mesma rede e já vai funcionar. Esses aparelhos, que se autodescrevem até como balanceadores de carga, nem são tudo isso, porque usam algoritmos triviais para balancear as conexões iniciais e não a carga em si.

Se o desempenho dos roteadores for similar pode ligar os dois em um switch e nem fazer nada. E vai ter claro redundância sem fazer nada. Se um parar e o outro não a rede continua e o acesso a internet também.

5G --- 5G e não 5GHz --- o padrão de telefonia celular, é a redundância comum hoje em dia para uma casa, eu acho. Em minha cidade --- São Paulo --- em certos bairros se consegue fácil 800mbps em 5G. Mas 100/150 é bem comum.  E muitos telefones têm adaptadores com saída ethernet --- em geral hubs multi-função que tem RJ45, USB, HDMI, servem lanche e cuidam das crianças --- que pode ligar no roteador. E quase todos os telefones tem um AP wifi embutido, o que pode resolver em muitos casos.

E claro pode comprar roteadores 5G ou mesmo 4G para redundância sem mensalidadem se acaso já paga um plano desses de telefonai celular.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...