Ir ao conteúdo

PC com R5 5600G e Radeon RX 6650 XT congelando e desinstalando driver de vídeo

Ir à solução Resolvido por Nito,

Posts recomendados

Postado

Meu pc a algum tempo esta congelando de repente, e soi forçado a desliga-lo a força, ao ligar novamente o driver de Vídeo esta desinstalado, não tem um padrão específico mas se tivesse diria que a cada 4 dias, algo assim, alguém sabe o que poderia ser ?

Postado

@StivenArg ,

Olhando, parece o SSD 500GB pode ser o seu problema. Porque o citar "... ao ligar novamente o driver de Vídeo esta desinstalado.". Pode ser um SSD com problemas.

Dúvida: Você faz recuperação do Window ao reiniciar, voltando para uma data anterior do travamento? (como imagem abaixo).

image.png.871824e62b83cc7f49510baaf20c27e0.png

• Recomendo testar a sua placa vídeo RX 6650XT em outro computador para verificar, se está tudo "Ok" com ela.
  • E possível testar com outro SSD, para ver se aparece o problema com travamento.
  • Verificar o SSD 500GB do Aliexpress. Com teste SSD CrystalDiskMark e outro computador/notebook para ver se ocorre travamento.
Postado

@Kaze_jp não tenho certeza sobre o que é essa recuperação o Windows, mas provavelmente não faço, ja que ao ligar não faço nada de especial Além de reinstalar o driver de Vídeo, vou testar todos essas coisas que você falou, obrigado.

• Membro VIP
Postado

O sintoma que você descreveu acontece devido a um defeito no gerenciamento de drivers do Windows Update. Para evitar o problema, tente o seguinte:

1. Verifique se seu driver de placa de vídeo está atualizado e se o Windows Update não o desinstalou:

1.1 Pressione Windows + R e digite sem aspas "sysdm.cpl", pressione Enter.

1.2 Clique na Aba de Hardware (em cima), e depois no botão Configurações de Instalação do Dispositivo.

1.3 Clique em Não, e depois em Salvar Alterações. Clique em Ok e saia sem reiniciar.

1.4 No Menu Iniciar, procure por Opções Avançadas do Windows Update.

1.5 Desmarque todas as caixas de seleção e selecione uma data (na última opção abaixo). Essa data é o limite de pausa do Windows Update (selecione o valor mais distante). Vai evitar a instalação imediata de atualizações defeituosas, assim que forem disponibilizadas.

1.6 Reinicie o computador depois disso;

1.7 Vá ao site do seu fabricante de CPU e GPU, e baixe os drivers mais recentes para seus dispositivos. 

2. Verifique a integridade dos seus arquivos de sistema no Windows:

2.1 Abra o CMD como administrador;

2.2 Digite sem aspas: "sfc /scannow" e pressione Enter. Espere a verificação acabar.

2.3 Digite sem aspas: "dism /online /cleanup-image /restorehealth" e pressione Enter. Espere terminar.

2.4 Reinicie o computador mais uma vez.

*Caso o script pareça congelado por muito tempo em uma das verificações, clique na parte preta da janela e pressione Enter mais uma vez (pode ser que a execução do script seja pausada de vez em quando).

Depois disso, o problema não deve se repetir.

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Nito disse:

Por acaso, esse congelamento é a tela ficando preta e as ventoinhas da GPU ficando a aceleradas em 100%?

Não, a tela apenas congela, não prestei atenção nas ventoinhas

• Solução
Postado

Bom, primeiro, eu procuraria por defeito no SSD. Caso ele esteja OK, eu tentaria desinstalar e reinstalar os drivers, usando o DDU. Se não adiantasse, eu formataria o pc. Se não adiantasse, testaria o PC com o vídeo integrado. Se adiantar, você sabe que é a GPU. Se não, aí fica mais complicado, mas seria a placa-mãe, provavelmente (e, por último, a fonte), na minha opinião. Eu tentaria nessa sequência até descobrir o culpado.

Eu perguntei da tela preta porque eu tive esse problema e não era a GPU (ocorre até com vídeo integrado) e a única peça nossa em comum é a fonte. Se fosse o mesmo erro, eu iria pesquisar mais a fundo. 

Postado
2 horas atrás, Nito disse:

Bom, primeiro, eu procuraria por defeito no SSD. Caso ele esteja OK, eu tentaria desinstalar e reinstalar os drivers, usando o DDU. Se não adiantasse, eu formataria o pc. Se não adiantasse, testaria o PC com o vídeo integrado. Se adiantar, você sabe que é a GPU. Se não, aí fica mais complicado, mas seria a placa-mãe, provavelmente (e, por último, a fonte), na minha opinião. Eu tentaria nessa sequência até descobrir o culpado.

Eu perguntei da tela preta porque eu tive esse problema e não era a GPU (ocorre até com vídeo integrado) e a única peça nossa em comum é a fonte. Se fosse o mesmo erro, eu iria pesquisar mais a fundo. 

Fiz um teste no CrystalDiskMark, aparentemente não apareceu problema la, vou tentar testar em outro SSD, espero que seja problema do SSD e não da placa, não sei se a garantia da placa de Vídeo cobre esse tipo de coisa, Brigadão.

• KairanD alterou o título para PC com R5 5600G e Radeon RX 6650 XT congelando e desinstalando driver de vídeo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!