Ir ao conteúdo

Computador desligando/reiniciando sozinho e outros sintomas.

Ir à solução Resolvido por RaulRappy,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, gente!

Estou enfrentando um problema chato que está me dando uma dor de cabeça. Meu computador está desligando sozinho, fora isso, está acontecendo outras coisas que somam.
Há exatamente duas semanas, meu computador começou a desligar em momentos aleatórios, ás vezes ele só está ligado e do nada desliga e há momentos que apaga e reinicia sozinho. Então levei para o técnico, ele falou que poderia ser a energia da casa, perguntou se tem aterramento (Sim está aterrado). O que é estranho que meu irmão usa o computador tranquilo e não está sofrendo dos mesmo problemas. Quando voltei do técnico resolvi formatar o computador, achando que poderia ser relacionando a uma atualização do Windows ou algo do tipo. Até então o computador tinha parado de dar problemas, mas já nessa semana ele voltou a dar problemas, mas dessa vez coisas novas apareceram, o reiniciar/desligar sozinho só aconteceu uma vez, mas houve um momento que estava navegando e ele congelou e tudo ficou fragmentado e outro momento que tentei ligar ele na parte da manhã e simplesmente parecia que não tinha forças para ligar, os leds ficaram piscando e as ventoinhas estavam bem fracas. Mas todos esses problemas que citei se "resolviam" após eu simplesmente ligar o computador novamente, após isso eu consigo usar ele tranquilamente durante o dia. As peças são praticamente todas novas, troquei o processador (antigo era um Ryzen 3 3200g agora é um Ryzen 7 5700g, o problema já estava acontecendo com o processador antigo), a placa-mãe está com 3 meses que troquei(uma b450m ds3h v2), verifiquei a saúde o SSD(está 100%), tenho duas rams de 8gb uma da hyperx(1333mhz) e outra da reddragon(1600mhz, essa é nova, eu tinha outra da hyperx, mas acabou queimando) e a fonte é uma Cougar VTC 500(essa fonte tenho há 3 anos e meio).
Gostaria da ajuda de vocês para identificar o problema!

Postado

eu vejo 2 possibilidades ai...

1- Temperaturas, faça um teste (stress test) do aida64 e printe pra nois

2- tua fonte, se a maquina desligar logo no começo do teste acima há um forte indicativo de que a fonte pode estar em estado terminal ou precisando de manutenção.

Postado
16 minutos atrás, Eder Neumann disse:

eu vejo 2 possibilidades ai...

1- Temperaturas, faça um teste (stress test) do aida64 e printe pra nois

2- tua fonte, se a maquina desligar logo no começo do teste acima há um forte indicativo de que a fonte pode estar em estado terminal ou precisando de manutenção.

Acabei de fazer o teste, deixei por 4 minutos, se caso precisar de mais prints é só avisar.
Não houve desligamento e nem percebi nenhuma outro sintoma quando inicie o teste.

stabilitytest2.png

stabilitytest.png

7 minutos atrás, Kaze_jp disse:

@RaulRappy , olá

Dúvidas:

• O computador foi feito limpeza nele?
  • Verificar a entrada da fonte atx para ver se há obstrução por sujeira. (como o colega acima citou).

Sim! Na semana passada houve uma manutenção geral, foi quando troquei o processador, aproveitei e limpei tudo.

Postado

observe que a temperatura disparou a 90 graus com menos de 2 minutos de teste, isso pode ser um indicativo de falha na refrigeração, para confirmar a teoria, rode o teste por uns 10 minutos.

ou verifique o conjunto de refrigeração do processador (dissipador limpo, ventoinha rodando, pasta termica bem aplicada e dissipador devidamente fixado)

Postado
25 minutos atrás, Eder Neumann disse:

observe que a temperatura disparou a 90 graus com menos de 2 minutos de teste, isso pode ser um indicativo de falha na refrigeração, para confirmar a teoria, rode o teste por uns 10 minutos.

ou verifique o conjunto de refrigeração do processador (dissipador limpo, ventoinha rodando, pasta termica bem aplicada e dissipador devidamente fixado)

Segue o teste de 10 minutos:
Em relação ao conjunto de refrigerador:
Dissipador está limpo, pois é o novo dissipador que veio com o processador novo e quando levei para o técnico foi a primeira coisa que ele conferiu, para ver se estava bem fixado, a ventoinha do mesmo está rodando sim!
Pasta térmica eu troquei, geralmente já vem uma no processador quando compra, retirei a mesma e coloquei a minha que tenho aqui, segue o link dela:https://abrir.link/YTVTy
Meu gabinete é um Mancer Hexer(https://abrir.link/yYBVe), quando comprei, veio com 3 ventoinhas frontais de120mm, apenas coloquei mais uma atrás para retirar o ar de dentro.

stabilitytest3.png

• Solução
Postado

Problema resolvido.
Fiz um undervolt no processador e troquei a pasta térmica novamente.
O problema era super aquecimento do processador que estava estressando muito rápido. Refiz o teste de estresse, agora está batendo 84 quando alcança 10 minutos e se mantém assim.

• Curtir 1
Postado

top, que bom que solucionou, aproveitando a deixa, ontem aproveitei pra fazer um testezinho no meu R5 5600G que está instalado desde março de 2023 sem nenhuma manutenção ou limpeza do gabinete, ligado praticamente 24/7, e com as ventoinha do gabinete desligada tava batendo 85, com as ventoinha no mínimo ia pra 83 ,e com as ventoinha no máximo ficava em torno de 78, mas faz muito barulho, dai deixei no minimo mesmo que ta sossegado.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!