Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

boa noite pessoal, alguém pode me dar uma força? meu pc tem 8gb de ram, queria comprar um pente ram novo pra ele, coitado. . . Queria alguma memória de 8gb ou de 16gb DDR4 que tenha a versão branca. Alguma sugestão? Pensei nessa memória da xpg, será q tá em conta? vale a pena? https://www.kabum.com.br/produto/477149/memória-ram-xpg-gammix-d35-16gb-3200mhz-DDR4-cl16-branco-ax4u320016g16a-swhd35?utm_id=21437971630&gad_source=4&gclid=Cj0KCQjw5ea1BhC6ARIsAEOG5pwX5AGomHREYSKstzE610IJAbkrVyClwstVirpFasL481vdvf8hUEsaAl-tEALw_wcB
enfim. aceito sugestões. minha placa-mãe é a ASRock h310-hg4, para questões d compatibilidade.

Postado

Procure por memórias de frequência 3200mhz e latência CL 16, exatamente como essa que pesquisou, que é uma boa escolha.
Marcas como XPG, Kingston e Corsair dão 10 anos de garantia.

Qual é sua memória atual, placa-mãe e Processador?

Se colocar outro pente no seu PC, o dual channel será ativado, pois você já possui uma memória, mas a frequência que prevalecerá é a menor frequência . Ou seja, se seu pente atual for de 2666mhz e você colocar o de 3200mhz que pretende comprar, a frequência do sistema ficará em 2666mhz.
Por essa razão as pessoas tem o hábito e até mesmo a recomendação de comprar pentes iguais.
No seu caso, além da questão da frequência, ao combinar um pente de 8 com um de 16, apenas metade do pente de 16 fará dual channel com o pente de 8, enquanto que a outra metade continuará em single channel. 

Postado

@Crixus Champion opa! eu, atualmente, tenho uma  ASRock h310-hg4 de placa-mãe, i3-9100f de cpu e um vulcan tforce da pichau de 8gb de ram com 3200mhz. Bom, eu pretendo trocar ele no futuro por um igual o que eu pretendo comprar agora. Mas por enquanto, só vou ficar com o atual e o novo, se não for interferir obviamente kkk. Cogitei comprar 2 pente de 8 de ram, mas não sei se seria um bom investimento, já que a maioria dos jogos novos estão vindo com 32gb de requisito, será qual dá mais boa? Aliás, sou leigo, o que é o dual channel e o single channel? Ter um dual channel e outro single channel pode afetar diretamente?

Postado

Dual channel são 2 pentes de memória trabalhando em conjunto, é um canal duplo para um maior tráfego de dados. Com dual channel você terá maior desempenho em todas aplicações.

O dual channel de memórias de tamanhos diferentes é chamado de Flex Mode. No seu caso, se combinar o pente Vulcan de 8gb com o novo de 16gb, somente 8gb do pente de 16gb estará em dual channel junto com seu pente de 8gb, totalizando um dual channel de 16gb. Porém assim que o uso exceder os 16gb de uso (o que não é fácil), você entrará em single channel novamente. 

Atualmente muito se discute se o ideal para um PC de jogos são 2 pentes de 8gb ou 2 de 16gb, e não há uma resposta conclusiva. Costuma-se dizer que 2x8gb para um PC Gamer ainda são suficientes, já que são poucos jogos que consomem mais e 16gb. O site gringo TechSpot recomenda 2x16gb o ideal para a atualidade.

Sua memória Vulcan 3200mhz é muito boa. Aí vai do seu bolso e necessidade de uso, pode muito bem colocar outro Vulkan igual assim como pode combiná-lo com o pente de 16gb que pensa em comprar, tenho em mente a questão do Flex Mode.

Postado
8 minutos atrás, Ludium disse:

@Crixus Champion aaah, entendi. muito obrigado mesmo pela disposição para explicar. vou olhar sobre o vulcan de 8gb sim, vou considerar a questão do flex mode também. muito obrigado pela ajuda. tenha uma ótima tarde! 

Não sei sua necessidade de memória, que é determinada pelas aplicações que faz uso.
Você pode abrir o gerenciador de tarefas e ir na aba desempenho, ali terá a quantidade de uso de memória de acordo com as coisas que tem em aberto no momento. 
Se usa o PC para trabalhar e ou usa muitas aplicações aberta simultaneamente, dois pentes de 16gb irá te atender melhor.

Pessoalmente eu gostaria de 2 de 16gb. Tenho 2 de 8gb porque quando comprei era caro, e meu uso nesse momento está em 64%, gosto de deixar muitas coisas abertas.
Mas o dual channel, seja ele da capacidade que for, é essencial. 

Postado
46 minutos atrás, Crixus Champion disse:

Não sei sua necessidade de memória, que é determinada pelas aplicações que faz uso.
Você pode abrir o gerenciador de tarefas e ir na aba desempenho, ali terá a quantidade de uso de memória de acordo com as coisas que tem em aberto no momento. 
Se usa o PC para trabalhar e ou usa muitas aplicações aberta simultaneamente, dois pentes de 16gb irá te atender melhor.

Pessoalmente eu gostaria de 2 de 16gb. Tenho 2 de 8gb porque quando comprei era caro, e meu uso nesse momento está em 64%, gosto de deixar muitas coisas abertas.
Mas o dual channel, seja ele da capacidade que for, é essencial. 

sempre monitoro meu uso d ram, cpu.. etc, fiz umas analises, e com o navegador (sem abas abertas) + as coisas que eu uso e com o jogo aberto, usa 96% de ram. como meu orçamento está baixo, estou considerando comprar uma memória de 8gb por enquanto, já que, tendo 8gb, meu uso é de quase 100%, acredito que 16gb será suficiente por agora.  Aliás, espero que consiga 2x16! vai ficar top.

ainda estou em dúvida sobre, mas acredito que vou ficar com mais um de 8gb, até por conta da questão do dual channel. Contudo, minha placa-mãe, aparentemente, só suporta ate 2666mhz (acho, a print abaixo é referente a compatibilidade de memória dela). O fato da memória ser de 3200mhz pode afetar? vi uma galera falando que não afeta o pc em si, mas diminui a frequência da memória ate onde é permitido. 

Captura de tela 2024-08-14 155505.png

Postado

Não sei se a descrição da placa-mãe foi atualizada.
Na página do i3-9100f, a intel garante que ele suporta até 2400mhz, o que quer dizer que qualquer valor acima disso é por sua conta a estabilidade do sistema. Mas muitas pessoas usam valores acima disso.
Abra o gerenciador de tarefas, vá na aba desempenho e depois em memória, para ver a frequência em que seu pente de 3200mhz está funcionando.

Dentro da BIOS da placa-mãe tem a opção XMP, onde você seta manualmente os valores de frequência de memória. Se você comprar uma memória de 3200mhz e ela estiver em alguma frequência abaixo disso, no XPM é possível selecionar o perfil de 3200mhz dentre outros abaixo. 

Postado
21 horas atrás, Ludium disse:

@Crixus Champion aparentemente, está no 2400mhz. Caso eu ative o xmp, é possível afetar algum componente? tipo, por sobrecarga?

Captura de tela 2024-08-14 212621.png

Sim, está em 2400mhz. 
O XPM é uma espécie de "overclocking automático", não sei dizer se há algum risco, já que estará elevando não apenas a frequência da memória, mas também fazer a controladora do processador trabalhar mais. Há algum tempo a intel disse que não daria garantia em processadores de usuários que usassem xpm, porém não tem como ela saber se foi ou não feito o uso.
Ainda assim nunca soube de casos de pessoas que tiveram qualquer problema, é algo que todos usam.
Pode acontecer também de dar tela azul, havendo assim a necessidade de retroceder a frequência setada no xmp, ou então o  pc não dar boot, sendo necessário resetar a BIOS aos padrões de fábrica com clear cmos.

Só não há razão para deixar de comprar outro pente igual ao seu, que tem preço muito bom, ou então o de 16gb mencionado acima.

Postado
Em 15/08/2024 às 18:46, Crixus Champion disse:

Sim, está em 2400mhz. 
O XPM é uma espécie de "overclocking automático", não sei dizer se há algum risco, já que estará elevando não apenas a frequência da memória, mas também fazer a controladora do processador trabalhar mais. Há algum tempo a intel disse que não daria garantia em processadores de usuários que usassem xpm, porém não tem como ela saber se foi ou não feito o uso.
Ainda assim nunca soube de casos de pessoas que tiveram qualquer problema, é algo que todos usam.
Pode acontecer também de dar tela azul, havendo assim a necessidade de retroceder a frequência setada no xmp, ou então o  pc não dar boot, sendo necessário resetar a BIOS aos padrões de fábrica com clear cmos.

Só não há razão para deixar de comprar outro pente igual ao seu, que tem preço muito bom, ou então o de 16gb mencionado acima.

Aah, entendo, o xmp então é um overclock? tipo, ele faz o processador trabalhar mais (em linguagens de pedras)? Que bom que há poucos riscos, mas sobre as telas azuis e setar a BIOS pro padrão de fábrica, isso é danoso de alguma forma? Se sim, também posso deixar a memória nova acompanhando a outra no 2400mhz setada no auto? ou ela não vai funcionar corretamente?

então.. sobre comprar um pente igual o meu, eu estou focando em outro justamente por conta de (tenho ate vergonha de admitir isso, mas ok) estética. a memória é vermelha escura, e meu gabinete eh um branco aquário. Enfim, não me incomoda muito, mas pretendo trocar a vermelha quando estiver tudo estabilizado no Pc pra combinar, mas por enquanto achei uma boa investir numa já no estilo pra não ter que trocar depois. Estou considerando mais o de 16gb da xpg na cor branca. Só fiquei na dúvida sobre comprar um de 16gb ou de 8gb, tanto por conta do dual channel e também pelo preço comparado a quanto eu vou utilizar a memória, por enquanto. eu achei versões idênticas, mas de 8gb, por 140 reais. estou pensando em comprar, o que acha? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!