Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

anualmente faço inspeção nos meus arquivos no hdd externo mas demora muito ter que copiar tudo para o pc, existe algum software que teste todos os arquivos que estão no hdd (rar, zip, 7zip, exe, pasta, iso, bin. msi etc) e mostre se existe alguma corrupção ou erro sem ter que copiar todos os arquivos do HD externo para o PC?

Postado

Os arquivos só irão corromper "sozinhos" se seu HDD sofrer algum dano externo. Se ele não tiver nenhum problema, é bem provavel que tudo vai continuar lá, desde que o HD fique bem armazenado. Um programa para analisar esses arquivos provavelmente levaria o mesmo tempo que você leva para copiar tudo, já que o gargalo desse processo é a velocidade de leitura do HDD, o programa precisará fazer essa leitura na mesma velocidade da cópia.

Se você tiver arquivos muito importantes nesses HDDs, talvez seja mais seguro ter mais de um backup, principalmente backup em núvem. Dispositivos com memória flash (pendrive, cartão micro SD e SSDs) também são mais resistentes a danos físicos.

Postado

eu sempre tive cuidado com os hds mas os que tenho aqui sao usados e guardados mas não levou quedas e batidas fortes mesmo desligado algo pode desaparecer ou corromper?

no caso eu teria q copiar para o pc e depois testar e depois apagar do pc e ainda verse mu pc te espaço, um teste de software não faz esses testes e diz se esta tudo ok?

Postado
1 minuto atrás, Marcos A77 disse:

eu sempre tive cuidado com os hds mas os que tenho aqui sao usados e guardados mas não levou quedas e batidas fortes mesmo desligado algo pode desaparecer ou corromper?

Os HDDs só vão ter seus dados comprometidos se forem expostos a algum dano mecânico/elétrico ou a algum campo magnético mais forte, tipo um imã (já que eles armazenam dandos em um disco magnético). Os dispositivos com memória flash, sim, se você os mantiver muito tempo parados (alguns anos), podem acabar tendo seus dados apagados sozinhos, isso porque eles dependem de cargas elétricas para manter seus dados na memória flash. Essas cargas elétricas vão se esgotando com o passar do tempo, caso você não utilize o dispositivo.

4 minutos atrás, Marcos A77 disse:

no caso eu teria q copiar para o pc e depois testar e depois apagar do pc e ainda verse mu pc te espaço, um teste de software não faz esses testes e diz se esta tudo ok?

O teste básico de "CHKDSK" ou "SCANDISK" do Windows mesmo pode identificar algo anormal no seu HDD de forma rápida. Você poderá verificar a saúde geral do HDD através de programas como CrystalDiskInfo. Se quiser algo mais progundo, então pode verificar bloco por bloco (pra saber se algum está danificado) através de programas como o clássico HDTune. O teste de bloco por bloco é bem demorado, e o tempo aumenta conforme a capacidade do HDD. Nem sempre blocos danificados significam que o HD terá algum arquivo corrompido, mas pode ser um sinal pra você tomar cuidado e procurar substituir a unidade.

Postado

pelo q você disse da a entender q hdd é melhor para arquivamento a longo prazo em comparação a memória flash

chip de memória flash NOR o fabricante diz que retem arquivos por 20 mas isso é valor fixo ou caso eu não energize ele por 20 anos? se eu energizar 1x a cada ano tambem vão ser apagados em 20 anos? 

Postado

Vou esclarecer algo rapidamente: não é possível verificar se um arquivo está corrompido sem ter uma cópia original dele. Por isso, não existem programas capazes de verificar arquivos isoladamente se você não tiver o backup.

Você pode se perguntar: "Mas então como o comando sfc /scannow verifica se os arquivos do Windows estão corrompidos?" A resposta é simples: ele tem acesso às cópias originais dos arquivos.

• Curtir 1
Postado
21 minutos atrás, Marcos A77 disse:

pelo q você disse da a entender q hdd é melhor para arquivamento a longo prazo em comparação a memória flash

Sim, se forem bem armazenados, HDDs são muito confiáveis.

21 minutos atrás, Marcos A77 disse:

chip de memória flash NOR o fabricante diz que retem arquivos por 20 mas isso é valor fixo ou caso eu não energize ele por 20 anos? se eu energizar 1x a cada ano tambem vão ser apagados em 20 anos? 

Teoricamente, toda vez que você energizar a contagem de tempo seria reiniciada. Porém os fabricantes são bem conservadores com as informações de tempo e durabilidade dos seus produtos, eles cotumam dar uma margem de segurança bem alta. Então se eles dizem 20 anos, a chance é que demore mais tempo.

Só que tem um detalhe, os tipos de memória flash mais utilizadas são as NAND, e não NOR.

15 minutos atrás, rieidi_gamer disse:

Vou esclarecer algo rapidamente: não é possível verificar se um arquivo está corrompido sem ter uma cópia original dele. Por isso, não existem programas capazes de verificar arquivos isoladamente se você não tiver o backup.

Você pode se perguntar: "Mas então como o comando sfc /scannow verifica se os arquivos do Windows estão corrompidos?" A resposta é simples: ele tem acesso às cópias originais dos arquivos.

Na verdade acho que dá pra verificar através do Checksum também, mas é mais ou menos isso aí. A única coisa que você pode fazer é verificar se sua unidade de armazenamento está boa (se estiver boa, há pouca chance de algo ter se corrompido), mas pra saber se um arquivos específico OK ou não, ai teria que testar manualmente.

Postado

@GuilhermeGB Dá para ver se um arquivo é valido ou não usando SHA-256 ou MD5 usando o do arquivo original e comparando com o outro se for igual não estará corrompido, mas se não for igual é por que tá errado.

Postado

os arquivos originais ja não estão no pc depois q copiei para o HD externo deletei a muito tempo então não tem como comparar com os que estão no HD externo para saber se algum esta corrompido

o chip de memória flash NOR que uso em um cartucho de videogame ST M29W640FT 70N6H no datasheet dele diz que a retenção de dados é 20 anos mas não sei se se referem ao cchip mesmo energizado constantemente ou 20 anos sem energia

abaixodos discos opticos o HDD é o melhor para arquivamento a longo prazo?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...