Ir ao conteúdo

É obrigatório ter muitas Fans de imediato dentro do Gabinete?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Fala galera! Atualmente falta somente 3 peças pro meu Pc. Meu gabinete suporta até 10 fans,é obrigatório ja de imediato eu ter as 10 fans nele? No momento so posso comprar um Kit de 5 Fans... Será que vai interferir demais no fluxo de ar do Pc? Vai demorar coisa 1/2  meses eu comprar as outras 5 fans

Vou deixar as configurações do meu Pc pra vocês:

Ryzen 5 5600GT 

MSI B550M PRO VHD WIFI 

SSD NV2 1TB da Kingston 

2X8GB de Ram da Corsair Vengeance 

Aircooler AK400 Zero Dark Plus Deepcool

Gabinete Aigo Darkflash C285

Teclado Royal Kludge RK75

Mouse Onikuma 

Tv LG 27 polegadas de quebra galho

Postado

@Nobara064Pode ficar tranquilo, o seu hardware não precisa de tantas fans assim, mas é legal colocar por estética e talvez por temperatura que não vai alterar nada no desempenho(Nesse hardware).

• Amei 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
35 minutos atrás, Nobara064 disse:

Meu gabinete suporta até 10 fans,é obrigatório ja de imediato eu ter as 10 fans nele?

Absolutamente não. E nem sempre quanto mais melhor, se a disposição dos fans estiver incorreta pode até piorar o air flow.

Eu diria que 3 fans, adequadamente instalados, em um gabinete com air flow adequado, já é bom o suficiente.

• Amei 1
Postado

Mais do que 4-5 fans é gastar dinheiro a toa, não melhora ou melhora muito pouco as temperaturas, tem vários exemplos em testes do gringos, com gabinetes e fans de boa marca.

Neste C285 com o air coolerr AK400 Zero Dark Plus* o ideal é:

• 3 fans na lateral direita admitindo ar.
  • 1 fan na parede do fundo extraindo ar aquecido
  • 1 fan no topo - perto do fundo, extraindo ar aquecido

Como tem mais fan de entrada do que saída, vai criar pressão ligeiramente positiva dentro do gabinete, o que é bom porque minimiza a entrada de poeira. O contrário faz do gabinete um "aspirador de pó".

Quando usa air cooler se colocar mais fans no topo - como o pessoal coloca por "modismo"; o que vai acontecer é que as fans perto da frente vão puxar para fora ar fresco que entra pela lado, antes que esse ar passe pelo fan do do air cooler, ou seja, não servem para nada.

* Cooler caro, desnecessário  para o Ryzen 5600GT, esse CPU o DeepCool AG400 de R$ 129,90 resfria até com 50% de RPM.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 18/08/2024 às 18:37, 1lokos disse:

Mais do que 4-5 fans é gastar dinheiro a toa, não melhora ou melhora muito pouco as temperaturas, tem vários exemplos em testes do gringos, com gabinetes e fans de boa marca.

Neste C285 com o air coolerr AK400 Zero Dark Plus* o ideal é:

• 3 fans na lateral direita admitindo ar.
  • 1 fan na parede do fundo extraindo ar aquecido
  • 1 fan no topo - perto do fundo, extraindo ar aquecido

Como tem mais fan de entrada do que saída, vai criar pressão ligeiramente positiva dentro do gabinete, o que é bom porque minimiza a entrada de poeira. O contrário faz do gabinete um "aspirador de pó".

Quando usa air cooler se colocar mais fans no topo - como o pessoal coloca por "modismo"; o que vai acontecer é que as fans perto da frente vão puxar para fora ar fresco que entra pela lado, antes que esse ar passe pelo fan do do air cooler, ou seja, não servem para nada.

* Cooler caro, desnecessário  para o Ryzen 5600GT, esse CPU o DeepCool AG400 de R$ 129,90 resfria até com 50% de RPM.

valeu! O Kit q comprei sao com 5 fans,mas pro frete sair mais barato adicionei mais 1. O Cooler peguei esse AK400 mesmo,na época eu ja tinha feito a compra,acho q valeu a pena porque quero trocar de processador no futuro

Postado

Todo gabinete mini-ATX ou mini-tower, ATX ou mid tower ou os "full tower" suportam fonte ATX, formato também conhecido por PS/2.

O "form factor" (fator de forma) ATX é 150mm de largura x 86 de altura x por 140mm de comprimento. Existem fontes ATX mais comprida que os 140mm, em geral modelos de alta potência ~850 - 1.000 Watts. 

Na descrição do Lancer diz:

• Formato da Fonte de Alimentação Suportado: ATX

Os gabinetes que não suportam fonte ATX são os ITX ou SFF (small form factor) que são "caixas de sapato" que requerem fonte SFX, que é um tamanho menor.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!