Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu irei mudar minha placa-mãe e processador da Intel por um AMD aí queria saber se am4 ainda vale a pena, ou e melhor ir para o am5, coisa que eu não queria pois e obrigatório a ter DDR5 e já tenho 32 de ram DDR4 e não queria ter que comprar tudo de novo.

• Pedroou alterou o título para Plataforma AM4 ainda vale a pena?
Postado

depende

hoje o melhor processador para games sem vender um rim eh o 5700X3D, custa seus 1300,00 

não temos previsao de lancamento de novos processadores na serie 5000 da AMD

então ficariamos estagnado nesse processador ou futuramente um 5800X3D baixando de preco e igualando ao 5700X3D

acredito que um 5700X3D ainda deva carregar bem jogos por uns 4 anos

na plataforma AM5 não temos grandes evolucoes na capacidade dos processadores, porém pode ter uma sobrevida pela AMD poder lancar novos processadores nessa plataforma para frente, e ter uma sobrevida na memória e placa-mãe acima dessas 4 anos

existe placa-mãe AM5 com suporte a DDR4, mosca branca, mas existe

• Curtir 1
Postado

Depende de um fator;

Orçamento.

Defina o para podermos prosseguir com as recomendações.

AM4 ainda é muito competente hoje em dia, tanto em performance quanto no preço, mas (caso possa gastar o extra) AM5 é ideal.

Qual será seu uso?

E poderia nos informar as especificações da sua máquina de forma completa?

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, IVinix disse:

seria para jogar, meu Pc e um i5 11400f, 32 de ram, RTX 3060.

Mas, porquê exatamente deseja uma máquina nova?

A sua atual ainda é ótima para jogos atuais, a não ser que deseje realizar um "upgrade de resolução" para 1440p, mas só o conjunto monitor + nova VGA já estouraria facilmente seu orçamento.

• Curtir 2
Postado
8 minutos atrás, IVinix disse:

i5 11400f, 32 de ram, RTX 3060.

Como você não parece estar querendo trocar de GPU, o melhor não seria apenas dar um upgrade no seu CPU? 

Se o seu orçamento é de 2000, tem um i7 11700k por 1800.

Mesmo assim, se você está tendo algum stuttering ou coisa do tipo, talvez possa ser por conta de seu armazenamento. Você ainda usa HD por exemplo? Ou um SSD baratinho da china?

https://www.kabum.com.br/produto/148902/processador-intel-core-i7-11700k-11-geração-3-6-GHz-4-9ghz-turbo-cache-16mb-octa-core-LGA-1200-Vídeo-integrado-bx8070811700k

Com o "troco", você pode comprar uma unidade de resfriamento melhor como o AG400:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/23224/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-ag400-120mm-intel-amd-r-ag400-bknnmn-g-1?srsltid=AfmBOoovhMqYJvZDFyJP8UNxKJYi_aV4D-X9elMnlrttgoeuPdLjmbsu

Também nos conte qual a sua fonte de alimentação...

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox sim seria pra jogar em um resolução maior,  e eu já tenho um monitor 2k.

@Necklace eu pensei em pegar um i7 o problema e que minha placa e a h510m da gigabyte acho que os vrm não dão conta, a minha fonte e uma msi mag 650w, e meu SSD e um wd green nvm2.

Postado

@IVinix Esse tópico já foi discutido aqui:

Em 27/06/2023 às 08:49, Fyxe disse:

Montei o computador e.... Bom, só tenho a elogiar essa plataforma, deu tudo certo sem nenhum tipo de gargalo ou temperatura alta, até mesmo em estresses complexos e longos se manteve em uma temperatura aceitável de 70~75 graus com Air Cooler, dito isso, tenho só a confirmar que essa combinação se prova uma ótima escolha pra quem quer começar a montar um PC parrudo que deve durar bastante.

Um dos Youtubers mais conhecidos de informática do Brasil até recomendou essa combinação então pode ter certeza que é sucesso!

Obrigado a todas as respostas e espero que esse tópico sirva de inspiração pra futuras builds!

Um i7 ainda vai, o problema seria um i9.

Lembre de atualizar o BIOS para aumentar a compatibilidade e estabilidade dos componentes.

Postado

@IVinix Já considerou habilitar o DLSS nos jogos que pretende rodar?

Ele deve facilitar significamente o trabalho da placa, e gera quadros "falsos" para aumentar a fluidez.

A 3060 por si só ainda aguenta QHD, DLSS só vai melhorar sua experiência.

Ao meu ver não compensa realizar um upgrade, a diferença de uma resolução para outra não é grande o suficiente ao ponto de compensar gastar alguns milhares de reais em uma nova VGA, sendo que a sua atual ainda consegue cuspir FPS.

E o upgrade do processador dificilmente irá trazer sérios ganhos, o TechPowerUp mediu uma diferença média menor que 15% dos dois em jogos.

Abaixo o teste mais recente deles.

Screenshot_20240820-151819-570.png

Referência: TechPowerUp review 9950X (print advindo da parte dos testes em 1440p).

Postado
17 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Ao meu ver não compensa realizar um upgrade, a diferença de uma resolução para outra não é grande o suficiente ao ponto de compensar gastar alguns milhares de reais em uma nova VGA, sendo que a sua atual ainda consegue cuspir FPS.

Concordo, a não ser que ele queira trocar a GPU futuramente, aí realmente valeria à pena.

Mas ao meu ver, isso não passa da crise do PC gamer 🤣 o cara se diverte mais montando PC top de linha do que verdadeiramente jogando.

Postado
51 minutos atrás, IVinix disse:

@RonaldoXbox sim seria pra jogar em um resolução maior,  e eu já tenho um monitor 2k.

Quanto maior a resolução do jogo, menor é a exigência em cima do processador e maior em cima da placa de Vídeo.

Portanto, se voce quer aumentar a resolução de 1080p para 1440p, o seu processador irá trabalhar mais folgado...

Na minha opinião eu acho que voce deveria continuar juntando uma grana para no futuro poder montar uma plataforma nova com DDR5.

Obs: ao contrário do que falaram aí em cima, plataforma AM5 só trabalha com memórias DDR5. Não existe placa-mãe AM5 com slot de memória DDR4

Postado
42 minutos atrás, RonaldoXbox disse:

Ele deve facilitar significamente o trabalho da placa, e gera quadros "falsos" para aumentar a fluidez.

Isso é o frame gen, que é só da série 40. O DLSS gera quadros totalmente reais, só aplica técnicas de aprendizado de máquina, em vez de rasterização 'pura', pra isso. O desempenho aumenta bastante, mas só vai folgar a placa em cenários com fps limitado (por exemplo, gerava 50 fps sem DLSS, com o DLSS conseguiria gerar 80, mas os quadros estão travados a 60 - aí vai aliviar pra placa realmente).

• Curtir 1
Postado

Se não me engano o FSR e o XEss funcionam de formas similares, não é?

Então um grande ponto de venda das RTX 40 é que pode se usar os dois recursos ao mesmo tempo, me recordava que só um deles só podia ser utilizado se  tivesse uma das novas placas.

Agora imagine o combo da felicidade, DLSS + frame gen + patinho do FPS (Lossless Scaling), seriam o equivalente à baixar FPS. 🤣

De qualquer forma, acho difícil só o DLSS ser pouco para o colega, posso não ser "fanboy" da NVidia, mas desenvolveram muito bem sua ferramenta ao ponto de ser difícil diferenciar os quadros gerados por raster e os por meio de machine learning.

Agradeço pela correção.

Postado
Em 20/08/2024 às 16:18, RonaldoXbox disse:

Se não me engano o FSR e o XEss funcionam de formas similares, não é?

Mais ou menos sim, todos são baseados em renderizar uma imagem menor que a original (por exemplo, num monitor 4k, renderiza primeiro em 1080p) e depois "reconstituir" a imagem em 4k a partir do quadro em 1080p, tentando perder o mínimo de qualidade possível nesse processo.

DLSS é a melhor tecnologia com uma boa folga, produz as melhores imagens com o melhor desempenho. Uma grande desvantagem é que só funciona em placas Nvidia e a implementação é jogo a jogo, então tem jogos que simplesmente não tem e nunca vão ter DLSS, e outros em que a implementação é ruim e o resultado final deixa a desejar.

FSR é a alternativa da AMD, que é pior, mas funciona em basicamente qualquer jogo. O XeSS eu não manjo muito, mas acho que é meio que um meio termo entre o FSR e o DLSS. Funciona em qualquer placa, mas é bem melhor em placas Intel.

Postado

@Thiago Atanazio acho que irei pegar esse kit mesmo, e que nem o outro disse daqui uns 2 anos pretendo fazer um upgrade na gpu, mais por enquanto irei pegar o Ryzen 7 5700x3d e uma placa-mãe, alguém poderia passar uma recomendação de placa-mãe que aguente ele 

@Thiago Atanazio

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...