Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Amigos!

Acabei de ter a péssima noticia de que minha placa-mãe foi saudades eternas kk

era uma PRIME A320M-K/BR

Com isso gostaria de pedir a opinião de vocês para os upgrades que vou fazer no PC agora que já vou ter que comprar outra placa-mãe, se quiserem dar opiniões de upgrades melhores também, fico grato!

HARDWARE ATUAL NOVO
placa-mãe

PRIME A320M-K/BR

ASUS PRIME B550M-A
PROCESSADOR

Ryzen 5 4600G

Ryzen 5 5600
PLACA DE Vídeo INNO3D GeForce RTX 3060 INNO3D GeForce RTX 3060
FONTE

C3Tech 500W 80+ Bronze

C3Tech 500W 80+ Bronze

SSD SSD 1 TB Kingston NV2 SSD 1 TB Kingston NV2
memória RAM Kingston 2x8gb 2666MHz Kingston Fury Beast 16GB (2x8GB) 3200MHz

Postado

Esse upgrade aí não está valendo muito a pena não. Essa placa ASUS Prime é simples demais para o valor que custa, uma MSI B550M PRO-VDH WiFi custa um pouco menos e é bem superior.

Essa troca de Ryzen 5 4600G para 5600 eu também não faria, eu trocaria direto para um 5700X3D. Se não puder trocar agora, faça o upgrade depois.

Outra coisa que eu não confio de jeito nenhum é em fontes da C3Tech, essa marca tem muitas fontes bombas no catálogo. Mas aí é com você.

Upgrade de RAM só por causa da frequência eu também não faria, essa questão será menos relevante quando você pegar o 5700X3D, ele é menos sensível a RAM. No lugar eu tentaria fazer overclock nelas, pelo menos 3000MHz, várias RAMs de 2666MHz conseguem.

• Curtir 1
Postado

OK, a parte da placa-mãe já vou fazer a troca pelos valores estarem parecidos

Quanto ao processador o valor é o dobro do 5600 então minha duvida é, trocando do 4600g que eu tenho para o 5600 + RAM com clock maior, o upgrade também não estaria valido?

Quanto a fonte, eu esqueci de trocar ali penso em colocar uma Corsair CV650 80+ Bronze

Postado
14 minutos atrás, joeycarusoo disse:

Quanto ao processador o valor é o dobro do 5600

Onde você estaria vendo esses preços? Ryzen 5 5600 hoje está beirando os R$1.000 (preço muito absurdo para esse CPU), Ryzen 7 5700X3D está saindo por R$1.350. Como eu disse antes, se você não puder comprar agora, deixe pra comprar mais pra frente, será um salto muito maior você pegar um 5700X3D do que você pegar um 5600. Seria um upgrade pensando no futuro, não no agora.

Na Amazon tem um anuncio do Ryzen 5 5600 por R$850, mas é uma compra internacional. Além de demorar pra receber, você ainda pode ter complicações. Ouvi falar que algumas pessoas tiveram problemas com esse tipo de compra.

trocando do 4600g que eu tenho para o 5600 + RAM com clock maior, o upgrade também não estaria valido?

Não acho interessante. Na sua configuração atual, você dificilmente veria ganho de desempenho por pegar um CPU melhor em jogos comuns, somente se você for um jogador bem competitivo focado em eSports, aí você veria algum ganho de FPS.

Na minha opinião, se você for pegar um CPU melhor, que seja algo pensando no futuro, ou seja, um 5700X3D. Por conta do seu cache L3 maior, ele é menos sensível a velocidade de memória RAM, então você ainda teria alto desempenho mesmo com RAM de 2666MHz.

Quanto a fonte, eu esqueci de trocar ali penso em colocar uma Corsair CV650 80+ Bronze

Escolha ruim. Corsair só tem nome hoje em dia, infelizmente. Essa fonte aí não se saiu muito bem nos testes, apresenta ripple alto. Na faixa de preço tem tem opções melhores, tipo a Cooler Master MWE Bronze V2 500W. Pro seu PC até uma fonte de 450W atenderia com folga, por R$270 você pega a versão dela de 450W.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28796/fonte-cooler-master-mwe-450w-v2-80-plus-bronze-pfc-ativo-preto-mpe-4501-acaab-wo

Pensando em futuros upgrades, a versão de 550W já seria mais que suficiente. Você só precisaria de mais do que isso se fosse montar uma configuração high-end, CPU e GPU de alto desempenho. Configurações intermediárias sempre ficam na faixa de consumo de 250-400W, então 550W atende com folga. A sua atual consome na casa dos 250-300W.

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12115/fonte-cooler-master-mwe-v2-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-mpe-5501-acaab-br

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!