Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eai rapaziada, beleza, minha situação é a seguinte.

Uso atualmente uma b550m aorus elite do Aliexpress, nela tenho 2x8 e 2x16 a 3200mhz (XPG D60).

ACHEI por acaso uma X570S Aorus elite, open box, paguei 1100 nela, ja queria tirar a placa do Aliexpress do pc, então pensei em vender as memórias que uso e pegar memórias melhores e a altura da placa-mãe que vai chegar, pensei em uma da kingston 4200mhz CL19, esta na promo e achei o preço bem atrativo, porém eu gostaria de usar os 4 slots de memória pela estética do PC,não sou entusiasta e não penso em fazer um OC ***** nelas, só quero algo melhor que as que tenho.

Nessa situação qual seria a melhor solução 4x3600/4x4000, pensando no contexto de pentes de 8gb, 16 somente se fosse 2 slots usados, não descarto a possibilidade, porém prefiro os 4 slots.

Meu processador é um 7 5700X3D 

Postado

Bom dia,

Seu processador não se manterá estável com 4000mhz, talvez nem ligue, no site do fabricante ele indica que só suporta as seguinte configs de forma estável:

2x1R DDR4-3200

2x2R DDR4-3200

4x1R DDR4-2933

4x2R DDR4-2667

Apesar de parecer, os processadores não são iguais até mesmo no modelo idêntico, todos suportam a mesma base de frequência (ou devem, caso contrário é defeito), mas alguns suportam uma frequência superior a outros, isso depende da construção, ou como diz um mestre aqui do forum, depende do seu silício.

por isso você deve manter essas 4 que já tem, se quiser melhorar algo apenas faça overclock nelas, não precisa gastar mais, vai aplicando de pouco a pouco nessas memórias ram e testando para ver até onde ele se mantém estável.

Primeiro erro foi ter comprado aorus elite, ela não passa de uma placa simples com design gamer
Não vale mais a pena você investir mais que o necessário em DDR4, se tiver com grana sobrando junta e vai logo para um setup DDR5.

Acredito que o @Imakuni tenha melhor palavra nisso.

• Curtir 1
  • Pedroou alterou o título para Qual memória RAM DDR4 pegar, 3600mhz ou 4000mhz?
  • Membro VIP
Postado

Por padrão seu PC só vai funcionar em 3200mhz. Dependendo do silício do seu PC, ele pode suporta mais ou menos overclock (loteria do silício).

Como não quer fazer fazer overclock, não tem motivo nenhum para trocar a memória RAM. Em 4 slots a frequência tende a cair ainda mais, então talvez nem consiga usar 4x 3200mhz.

Fora isso, se sua placa-mãe não estava ruim, sua troca não vai melhorar nada na prática. No máximo vai possibilitar funções que talvez você nem use e suporte para mais unidades de armazenamento.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

As dicas em relação a esse caso, como os nobres colegas disseram, são muito simples:
1. Usar 4 pentes, em vez de 2, pode piorar a estabilidade do seu sistema e diminuir bastante a frequência das suas memórias, individualmente;
2. É inútil comprar memórias acima da frequência máxima suportada pelo processador, se você não pretender fazer overclock em nada;
3. A placa-mãe não deve ser sua principal preocupação nesse contexto, já a controladora de memória do processador, sim. Se o fabricante diz que 3200mhz são o máximo suportado, não queira passar desse limite, pois pode acabar criando problemas que no momento você não tem.

Espero ter resumido bem...

• Curtir 1
Postado

Obrigado a todos pelas respostas, eu estava com problemas no pc, e suspeitava ser a placa-mãe ou fonte, porém era na fonte e o problema já foi resolvido, vou manter a X570 que comprei, já que paguei barato e montar um pc pra vender com as peças que tenho aqui.

De qualquer modo não vale a pena nem eu pegar memórias de 3600? 

Sobre o AM5, penso em migrar bem mais pra frente, quando for pretendo ir para algo realmente top, e refazer a build toda, 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
27 minutos atrás, Murilo Dalpino Moreira disse:

Obrigado a todos pelas respostas, eu estava com problemas no pc, e suspeitava ser a placa-mãe ou fonte, porém era na fonte e o problema já foi resolvido, vou manter a X570 que comprei, já que paguei barato e montar um pc pra vender com as peças que tenho aqui.

Sobre o AM5, penso em migrar bem mais pra frente, quando for pretendo ir para algo realmente top, e refazer a build toda, 

Se as memórias que você pensa em comprar são DDR4-3600, elas serão inúteis quando você migrar para AM5, já que as memórias lá são de outro tipo, DDR5. Se esses modelos de memória que você pensou em comprar eram DDR5 desde o início da conversa, aí mais uma vez, a compra seria inútil (já que o seu 5700X3D só é compatível com DDR4).

Postado
1 hora atrás, Murilo Dalpino Moreira disse:

Não porque você já tem 4x 3200mhz e 3600 além de ser mais caro, pode ser que não suporte e você tenha que editar o xmp para 3200mhz.

ps: Eu fui um dos premiados, meu Ryzen 5 5600 suportou 4x8 3600mhz cl16, mas eu comprei 3600mhz desde o início.

Postado
10 horas atrás, Swalls disse:

Seu processador não se manterá estável com 4000mhz, talvez nem ligue, no site do fabricante ele indica que só suporta as seguinte configs de forma estável:

Acho muito difícil um 5700X3D não rodar em 4000 MHz, processo de fabricação tá no ápice de refinamento e os controladores de memória estão muito bons. No meu 5600G - que tem uns 2 anos - eu uso 2 pentes de 16 GB 3600 CL 18, só que a 4000 MHz mantendo as latências principais originais, sincronizado com o FCLK e sem qualquer aumento de tensão no SOC e nem nos pentes (1.1 e 1.35 V, portanto). Depois da troca de um par de 3200 CL 16 senti uma melhora considerável, alguns jogos diminuiu muito a quantidade e intensidade de micro stutterings. E tá totalmente estável, aguentou 24 h de Prime95 + 24 h de OCCT.

• Curtir 1
Postado

Catei aqui o resultado dos testes que eu fiz, média de 5 rodadas. Velocidade de leitura aumentou em mais de 20% e a latência diminuiu em quase 10%, comparando 4000 CL18 com 3200 CL16:
Leitura (MB/s) - Escrita (MB/s) - Cópia (MB/s) - Latência (ns)

3200 CL16: 46838 - 43009 - 42386 - 76,06
3600 CL18: 51691 - 46895 - 45838 - 73,78
4000 CL18: 57337 - 47601 - 50601 - 69,26

• Curtir 1
Postado

@Murilo Dalpino Moreira você ainda pode tentar, faz um overclock nessas de 3200 vendo até onde seu processador aguenta sem problemas, isso requer muitos testes como o shaman fez, vai ter que estudar um pouco.

Se você notar que ele aguenta os 4000mhz sem pestanejar, aí sim pode comprar.

Apesar de eu achar "um gasto em vão", se tiver uma minima melhora a um preço absurdo, não sou digno de discutir isso, afinal eu gastei uma fortuna em um mousepad kkk.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...