Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, atualmente eu tenho um servidor DNS usando o PowerDNS em uma instancia EC2 na AWS.
Eu já realizei testes com o DIG e o meu servidor DNS está respondendo as queries DNS de maneira correta! Lembrando que eu estou realizando essas consultas na minha maquina local para a instancia lá na EC2, pois eu já configurei os grupos de segurança de entrada e saida das porta 53 TPC/UDP na EC2, então ela está acessivel nessas portas pra internet.

Bem, eu registrei um dominio chamado "reactgratis.com" no meu servidor DNS e eu queria que ele respondesse de maneira autoritativa as consultas para esse dominio. Esse dominio foi comprado na Hostinger, então eu fui até a Hostinger e alterei os nameservers para apontar pro meu servidor DNS.

O problema é que a Hostinger ta dizendo que os nameservers são invalidos 😞

Enfim estou precisando desses servidores DNS para um caso de uso do software que estou desenvolvendo. 🙏

Quando eu fizer esse servidor DNS primario funcionar eu irei configurar um secundario/slaver

Screenshot2024-08-28at21_16_20.png.e2c611135d27dd275abdefbc8c7267a8.png

Postado

Primeiro você deve configurar o servidor secundário, pois são necessários ao menos dois servidores respondendo pelo seu domínio, e esses servidores já devem ter um registro do tipo A e, opcionalmente, um registro do tipo AAAA, que podem ser no mesmo domínio que você quer registrar, ou em outro domínio.

• Amei 1
Postado

@Buga Laza Atualmente eu configurei o servidor DNS secundario e ele também está respondendo minhas consultas DNS exatamente como o servidor DNS primario, além disso eu também adicionei um registro do tipo A, SOA e NS para a zona "reactgratis.com" e mesmo assim a Hostinger diz que os meus servidores DNS são invalidos. Eu acho que pode ser algo relacionado a propagação, mas se não for isso, teria algo há mais que eu tenho que fazer para esses servidores DNS funcionarem?

7 horas atrás, Buga Laza disse:

Primeiro você deve configurar o servidor secundário, pois são necessários ao menos dois servidores respondendo pelo seu domínio, e esses servidores já devem ter um registro do tipo A e, opcionalmente, um registro do tipo AAAA, que podem ser no mesmo domínio que você quer registrar, ou em outro domínio.

Postado

O registro A é para o servidor, não para o domínio. Você deve ter em ambos os teus servidores no mínimo algo similar ao exemplo abaixo:

reactgratis.com.	3600	IN	SOA	ns1.reactgratis.com. hostmaster.reactgratis.com. 1 1200 600 1209600 3600

reactgratis.com.	3600	IN	NS	ns1.reactgratis.com.
reactgratis.com.	3600	IN	NS	ns2.reactgratis.com.

ns1.reactgratis.com.	3600	IN	A	203.0.113.1
ns2.reactgratis.com.	3600	IN	A	203.0.113.2

Uma vez que os nameservers para o domínio estão registrados no próprio domínio, no Hostinger você deve informar, além do FQDN dos dois servidores (ns1.reactgratis.com e ns2.reactgratis.com), também os seus respectivos endereços IP (203.0.113.1 e 203.0.113.2).

Postado

@Buga Laza Perdão Buga, mas faz sentido o que eu fiz abaixo?

Meu servidor DNS primario publico -> ec2-52-20-201-95.compute-1.amazonaws.com
Meu servidor DNS secundario publico -> ec2-44-193-39-84.compute-1.amazonaws.com

Dai, lá na Hostinger eu tentei alterar os nameservers do dominio "reactgratis.com" para "ec2-52-20-201-95.compute-1.amazonaws.com" e "ec2-44-193-39-84.compute-1.amazonaws.com"

No meu servidor primario os registros estão da forma como está abaixo! No servidor secundario também!

reactgratis.com.	3600	IN	SOA	ec2-52-20-201-95.compute-1.amazonaws.com. hostmaster.reactgratis.com. 2024082903 10800 3600 604800 3600

reactgratis.com.	3600	IN	NS	ec2-52-20-201-95.compute-1.amazonaws.com.
reactgratis.com.	3600	IN	NS	ec2-44-193-39-84.compute-1.amazonaws.com.

reactgratis.com.	3600	IN	A	44.211.143.119
Postado
15 horas atrás, theCTO disse:

Perdão Buga, mas faz sentido o que eu fiz abaixo?

Isso mesmo! Os teus servidores DNS já estão respondendo pelo domínio.

15 horas atrás, theCTO disse:

Dai, lá na Hostinger eu tentei alterar os nameservers do dominio "reactgratis.com" para "ec2-52-20-201-95.compute-1.amazonaws.com" e "ec2-44-193-39-84.compute-1.amazonaws.com"

Ao que parece, na Hostinger eles estão cadastrados como "ns1.cloudfycheckout.com" e "ns2.cloudfycheckout.com". Não impede o funcionamento, mas, particularmente, eu prefiro sempre utilizar o nome DNS correspondente ao registro PTR do endereço IP.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!