Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

recentemente o desempenho em alguns jogos no meu pc piorou ai eu começei a monitorar e vi que o processador estava pegando abaixo do seus GHz(TURBO) que seria 3.5(35x99.774),meu processador esta pegando no max 3.2 que é 33x99.774,alguém poderia me explica porque não esta alcançando o multiplicador maximo da cpu?

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

A frequência em Mega ou Gigahertz do seu processador é ditada pelo tempo do seu kernel (módulo principal do sistema operacional), além do controle de energia e tensão da placa-mãe. A diferença entre a frequência máxima teórica do seu processador e a frequência efetiva dele precisa estar acima de 10% para ser um motivo para preocupação.

Além disso, os seus testes precisam considerar as melhores condições possíveis de refrigeração (ou seja, ventoinhas limpas, cooler box bem encaixado, e entradas de ar livres de poeira). Seu processador tende a diminuir a frequência máxima de tempos em tempos, se os sensores de temperatura na placa-mãe se mantiverem altos por muito tempo.

Sua queda de performance em jogos pode acontecer devido a uma série de outros fatores: fragmentação do disco, atualizações do Windows sendo instaladas, arquivos do sistema se corrompendo, entre outros...

Postado

@Ryan Sodre acho que você precisa entender melhor como a tecnologia de Turbo Boost da Intel funciona, nada melhor do que a própria Intel para explicar.

Citação

Observe que, dependendo da situação, uma determinada CPU pode nem sempre atingir sua frequência turbo máxima. O aumento dinâmico da velocidade muda de acordo com a carga de trabalho e a capacidade térmica disponível.

Para o artigo completo: https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/gaming/resources/turbo-boost.html

Postado

na real a queda de desempenho eu ja arrumei e a solução foi baixar um aplicativo e ativar um "Turbo" que deixou meu processador a trabalhar na frequência de 3.2 GHz,a minha duvida é porque que ela não atinge os 3.5 de jeito nenhum sendo que essa seria a veloocidade com o turbo e não os 3.2

Postado

@Ryan Sodre se você ficar usando programas externos para forçar velocidade do turbo, você vai interferir na forma correta dele funcionar. A velocidade máxima de 3.5GHz só seria atingida em trabalhos bem leves para o CPU, em atividades mais pesadas essa velocidade iria cair. É uma espécie de overclock dinâmico automático, você pode reparar que a velocidade base do seu processador (que você não disse qual é) é bem menor que esse valor do turbo máximo. Tem placas-mãe de baixa qualidade que nem fornecem suporte ao turbo do processador.

Postado

a velocidade base dele é 3.1 ele é um xeon e3 1220 v2(i5 3470) eu acho que deve ser algo relacionado a minha placa-mãe ela é uma dh61cr DDR3 essa parte de desempenho faltando na real nem me faz falta mas sempre é bem vindo um desempenho maior

Postado

@Ryan Sodre eu tinha um Core i5 3470 como meu CPU principal até alguns anos atrás, o clock base dele é de 3.2GHz e boost até 3.6GHz. Na maior parte do tempo ele ficava operando a 3.4GHz, somente em atividades muito leves ele pegava 3.5GHz (não lembro de ter visto ele pegar 3.6GHz). Ou seja, na maioria das vezes meu CPU ficava 200MHz acima do clock base, raramente passava disso, da mesma forma que o seu processador, então é algo totalmente normal.

OBS: Minha placa-mãe era uma boa H61, era uma ASUS H61M-A/BR, então não tinha limitações por parte dela. 

Postado

podi cre ja que me respondeu poderia resolver uma duvida,eu queria trocar este processador xeon e3 1220 v2 por um xeon e3 1230 v2 que é equivalente a um i7 3770,sera que essa troca iria mudar notavelmente o desempenho levando em conta que minha gpu é uma GTX 960 2gb e que o xeon e3 1230 v2 é um 4/8?

Postado

@Ryan Sodre pouca coisa, você só vai ter um folego a mais em jogos modernos por causa do hyper-threading que adiciona mais 4 threads. Eu também estudei essa possibilidade quando ainda usava o i5 3470, mas cheguei a conclusão que era melhor juntar dinheiro e investir de uma vez num processador bem mais rápido, na época fiquei entre o Core i5 10400F e o Ryzen 5 3600, acabei ficando com o Ryzen 5 3600 porque saiu mais barato pra mim. Não me arrependendo de ter feito essa escolha.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!