Ir ao conteúdo

Air Cooler Pichau Sage V2 - o "king of the hill" do baixo custo?


Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Pichau Sage V2 ~R$ 89,99

pg-sgewh-rgb-v021.jpg

Especificações:

  • Tamanho do dissipador de calor: 122 x 50 x 158 mm
  • Dimensões da ventoinha: 120 x 120 x 25 mm
  • Velocidade da ventoinha:1600 RPM *
  • Pressão de ar: Não informado
  • Fluxo de ar: 62,2 CFM
  • Ruído:31 dBA
  • Conector: 3 pinos *

* Este cooler não tem PWM, pode ter a rotação controlada se no BIOS da placa-mãe tem a opção de controle "DC Mode" (variação de tensão).

 

No teste do Guiga Games o Sage V2  foi  7,7 graus mais eficiente - com Ryzen 5600X;  que o popular DeepCool AG400, com o Ryzen 7700 foi 10 graus e em alguns caso também foi mais eficiente que o AG500 .

 

Estranhamente essa diferenças não são lineares - com o Ryzen 8600G o desempenho foi pior; e também não se repetiu com CPU Intel. Média geral de todos os CPUs:

 

Sage-v2.jpg

 

Como no vídeo apareceu a instalação em uma placa-mãe Danuri B550M-PX perguntei se no teste o fan do cooler ficou a 100% RPM o tempo todo, supondo ter sido usada esta placa no teste e que ela não faça controle de rotação por "DC Mode".

 

Ele respondeu a placa Danuri B550M-PX foi usada só para ilustrar o procedimento de instalação, que o teste foi feito usando uma ASUS TUF Gaming B550M Plus.


Nas ASUS o Q-Fan detecta quando o fan é de 3 pinos e faz o controle por DC, eliminado a possibilidade do fan ter ficado a 100%.

 

 

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado
14 horas atrás, 1lokos disse:

No teste do Guiga Games o Sage V2  foi  7,7 graus mais eficiente - com Ryzen 5600X;  que o popular DeepCool AG400, com o Ryzen 7700 foi 10 graus e em alguns caso também foi mais eficiente que o AG500 .

Estranho, pra ter sido bem melhor, 7~10 graus superior, em alguns processadores e a média ter ficado a mesma, tem que ter sido igualmente bem pior nos outros. É proposta alguma hipótese pra explicar essas diferenças? Minha suspeita é de problema na metodologia de teste.
 

14 horas atrás, 1lokos disse:

Nas ASUS o Q-Fan detecta quando o fan é de 3 pinos e faz o controle por DC, eliminado a possibilidade do fan ter ficado a 100%.

Isso abre um outro problema, que é parte da diferença ser nas ventoinhas e não no cooler em si. Um teste que faria mais sentido é padronizar o ruído, por exemplo em 25 dB, e testar todos os cenários mantendo a rotação que produz esse mesmo ruído. É como o TechPowerUp vem testando o desempenho térmico das placas de vídeo ultimamente.

  • Solução
Postado

Review "rushado" ou a "la Miguelito"Acompanho o canal do Guiga Games e a meses ele vem enrolando para publicar os testes desse Pichau Sage V2 e da placa-mãe Pichau Danuri B550M-PX, e de repente solta os dois reviews... 🤔

 

No vídeo tem um erro aos 14:44, nos resultados mostrados para o Ryzen 5 7600 a temperatura média - 92,5ºC do DarkFlash Z4 no Cinebench é a obtida com o Ryzen 7 7700 - aos 15:51. Este valor foi repetido no resumo AM5 aos 29:15.

 

O que me intriga é que em 2022 o canal Iskandar Souza comparou - usando um Ryzen 5700X; o Gammaxx 400 V2, o Gamdias Boreas E1-410, o Pichau Sage V2 e um outro que não me lembro - todos cooler de 4 heatpipes e fan de 120mm;  no Cinebench as diferenças entre eles ficou dentro de 1 grau.

 

Nos testes dos Hardware Canucks* com coolers DeepCool nem entre AG400 (torre simples, 4 heatpipes, 1 fan 120mm) e o AG620 (torre dupla, 6 heatpipes, 2 fans de 120mm) dá estas diferenças encontradas pelo Guiga com o Sage V2 relativo ao AG400, extrapolando os resultados do Sage V2 do Guiga a conclusão é que é - ou deveria ser; também mais eficiente que o AG620. 🤔

 

* Os caras levam a sério, ano passado quando testaram o DeepCool Assassin IV o resultado foi abaixo da expectativa para um cooler novo - inferior ao Assassin III; então testaram um segundo exemplar para validar os resultados.

 

AG400-AG500-AG620.jpg

 

 

  • Curtir 1
Postado

Eu tenho esse Air Cooler da Pichau, com o tempo de uso o único problema que tive foi que a ventoinha que vem no kit, criou um folga no eixo ou no rolamento e em rotações altas ele começou a "vibrar", mas o dissipador faz um ótimo trabalho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...