Ir ao conteúdo

Sugestões placa-mãe AMD, vale a pena ou dinheiro jogado fora?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Salve galera, 

Recentemente decidi montar um novo setup

Sempre usei Intel, mas agora decidi optar por um AMD.

Como não conheço muito sobre a plataforma estou em dúvida sobre alguns pontos.

Em algumas pesquisas, achei interessante a ASRock X570s, soquete AM4, pensei em montar ela junto com um Ryzen 5600.

Sei que as placas da linha X, são as "premium" da AMD, mas nesse caso compensaria usar essa placa, ou seria dinheiro jogado fora se comparado com alguma da linha B?

As memórias RAM DDR4 eu continuaria usando, talvez fazendo um upgrade para 4-channel, e também manteria a placa de vídeo RTX3060.

Postado

Não sei sua situação, mas eu nesse caso não iria gastar muito com AM4 não, os preços devem despencar ao longo do tempo. 

Como voce está montando do zero, eu particularmente orientaria já ir de AM5 direto, agora se a grana estiver curta, pega uma B550 que já supri todas as necessidades de jogos, no mercado em promoções chega a encontrar de alta qualidade por 600 a 800 reais uma B550 e vai combinar muito bem com o 5600.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Olá, bom dia.

O preço em placas AM4 não está lá essas coisas, mas é decente o bastante. Uma B550 já da conta mais do que tranquilo, as X570, são normalmente usadas em PCs entusiastas. 

Caso queira comprar um PC para durar anos, aí sim seria interessante o AM5, mas seu preço é relativamente caro, fora que ainda não é lá grandes ganhos de desempenho mudar para lá. Mas novamente, a longo prazo se torna interessante, de resto, manteria em AM4 mesmo. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Felipe Sak

A plataforma atual da AMD é a AM5, e como disse que não conhece muito sobre a plataforma, acho importante mencionar esse detalhe.
Mas a AM4 é uma excelente escolha também, um sucesso em vendas e com excelentes opções de processadores.

A placa-mãe AM4 que tem em mente, a ASRock X570s, está custando 1.100 reais de acordo com minha pesquisa. Por um lado, é maravilhoso ver uma X570 por esse preço, mas a essa altura do campeonato, com AM5 já nas lojas, não faz sentido pagar tal valor. Sem mencionar o fato de que existem B550 tão boas quanto te atenderão satisfatoriamente.

Se pensa em ir de AM4, faz mais sentido pegar a MSI B550M Pro-VDH WiFi, que está custando R$ 729  LINK
Essa placa-mãe é excepcional, completa, com VRM que suporta até Ryzen 9 5950x sem stock. 

E com a diferença do dinheiro que economiza evitando a X570, é possível pegar um dos processadores mais rápidos para jogos da plataforma AM4, que é o Ryzen 7 5700x3D, e seu valor é de R$ 1.398 LINK

Esse processador não acompanha Cooler Box. Um bom e barato é o DeepCool AG400 LINK
Mas tudo bem se quiser ir de Ryzen 5 5600. 

Assim como comentaram acima, também acho que devia ir de AM5. Nas lojas Pichau, Kabum e Terabyte você encontra  AM5 ASUS TUF B650 oscilando de 1.100 a 1.300.

O processador de entrada, o Ryzen 5 7600, custa de 1.300 a 1.400, e em jogos desempenha como o AM4 Ryzen 7 5700x3D.
Se conseguir encontrar o Ryzen 7 7500F por 1.000 a 1.200, pode ser um bom negócio, pois ele é o 7600 sem vídeo integrado. 

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
2 horas atrás, Felipe Sak disse:

As memórias RAM DDR4 eu continuaria usando, talvez fazendo um upgrade para 4-channel

Seriam 4 pentes trabalhando em dual channel, na verdade. Quanto de RAM você tem? É mais recomendável utilizar dois pentes mesmo, especialmente se você não precisar de quantidades absurdas de RAM e tiver que lotar todos os slots da placa-mãe.

O PC será pra jogos?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...