Ir ao conteúdo

PC gamer até R$ 6.500,00: Ryzen 5 7600X, 16GB, GeForce RTX 4060, vale a pena?

Ir à solução Resolvido por Crixus Champion,

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou montando meu primeiro PC gamer e gostaria da ajuda de vocês para garantir que tudo saia conforme o planejado, já que o orçamento não é ilimitado. Vou listar as peças que escolhi e agradeço qualquer feedback ou sugestão de melhoria.

Aqui estão os componentes que escolhi:

Processador: AMD Ryzen 5 7600X 4.7 GHz 6-Core

Cooler: Gamemax Gamma 200 Hidráulico

Placa de Vídeo: GALAX GeForce RTX 4060 8 GB OC

Placa-Mãe: ASUS TUF GAMING A620M-PLUS Micro ATX AM5

memória RAM: Kingston FURY Beast (Preto) 16 GB (1x16 GB) DDR5-6000

Gabinete: Rise Mode Wave (Branco) ATX Mid Tower

Fonte: Corsair CV650 650 W Certificado 80+ Bronze ATX

O total está dando aproximadamente R$ 5.487,19. Tenho um orçamento de até R$ 6.500, mas, se possível, gostaria de economizar um pouco. A configuração é voltada para trabalho, programação e principalmente para jogos single, como Black Myth: Wukong, RD2, God of War, GTA, Cyberpunk, entre outros.

Gostaria de saber se essa configuração está boa para o que eu preciso, ou se há alguma forma de reduzir o custo sem comprometer o desempenho. Além disso, se eu investir um pouco mais, seria possível obter uma configuração significativamente melhor?

Agradeço desde já a ajuda de todos!

• Solução
Postado
1 hora atrás, Leo06 disse:

Cooler: Gamemax Gamma 200 Hidráulico

Esse Cooler safado de 40 reais não serve nem de enfeite para um processador quente como o Ryzen 5 7600x, sem contar que não tem compatibilidade com AM5 de acordo com o fabricante. 
Eu me sentiria seguro com um DeepCool AG620 (300 reais na Pichau), ou na "pior" das hipóteses um  Thermalright Peerless Assassin 120 MINI WHITE (274 reais na Terabyte).
Pode também pedir por mais recomendações de resfriamento a outros usuários, pois não estou certo se o AG400, que custa 130 reais, daria conta.

Cabe ainda dizer que o Ryzen 5 7600 sem X é mais frio, custa 300 reais mais barato (1.358 na Gigantec) e desempenha quase a mesma coisa.
O 7600 acompanha Cooler Box básico, que dizem ser suficiente, porém barulhento. Uma alternativa é o DeepCool AG400 (126 reais na Terabyte

Aqui tem um comparativo entre 7600 e 7600x em diversas aplicações LINK
Pode também ver o review do 7600 do TechPowerup, em que 7600x também aparece LINK

O custo-benefício seria o Ryzen 7 7500F se o encontrasse entre 1.000 a 1.200 no máximo, que é um 7600 sem vídeo integrado.

7 horas atrás, Leo06 disse:

Corsair CV650 650 W Certificado 80+ Bronze ATX

A linha CV da Corsair é de baixa qualidade.
Uma boa alternativa é a Cooler Master MWE V2 Bronze (MPE-5001-ACAAB-WO) LINK
Se for de Cooler Master MWE V2 Bronze, é importante que escolha o modelo que possua as letras ACAAB, independente da potência que escolher.
Evite o modelo MWE V2 Bronze com as letras ACAAW.

7 horas atrás, Leo06 disse:

Gabinete: Rise Mode Wave (Branco) ATX Mid Tower

Eu trocaria pelo Montech Air 903 Base LINK

No mais, qual será o SSD?
E se disser quanto está pagando por cada peça, as pessoas poderão te ajudar melhor, buscando alternativas melhores custando o mesmo ou até menos.

• Amei 1
  • guilherme_dr alterou o título para PC gamer até R$ 6.500,00: Ryzen 5 7600X, 16GB, GeForce RTX 4060, vale a pena?
Postado

Obrigado a todos que me ajudaram nas recomendações!

@Thiago Atanazio
A sugestão da placa RX 6750 realmente chamou minha atenção. Parece ter um desempenho excelente, e eu não tinha considerado antes por estar mais habituado com Nvidia. Também curti muito a dica do gabinete, vai encaixar perfeitamente no setup.

@Crixus Champion
@Tiberio
Eu estava totalmente perdido na escolha do cooler, mas felizmente confiei no bom senso e pedi a opinião de quem realmente entende. Obrigado pelas sugestões do cooler e da fonte, vou seguir o conselho e investir logo em componentes de qualidade para evitar dores de cabeça no futuro.

Quanto aos preços, estão mais ou menos dentro do que encontrei nesse site de compatibilidade. Planejo pagar à vista e aguardar algumas promoções para fechar a compra. Com as dicas de vocês, meu setup ficou assim:

https://meupc.net/build/nc3W3p

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Leo06 disse:

A sugestão da placa RX 6750 realmente chamou minha atenção. Parece ter um desempenho excelente, e eu não tinha considerado antes por estar mais habituado com Nvidia.

Com essa placa de vídeo o consumo aumenta e já é necessário uma boa fonte de 600w.

https://www.techpowerup.com/review/msi-radeon-rx-6750-xt-gaming-x-trio/35.html

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Tiberio

Valeu pela atenção. Imagino que essa fonte dê conta do recado:

Fonte Cooler Master MWE 600 V2, 600W, 80 Plus Bronze, Preta, MPE-6001-ACAAB-WO

Postado
1 hora atrás, Leo06 disse:

@Tiberio

Valeu pela atenção. Imagino que essa fonte dê conta do recado:

Fonte Cooler Master MWE 600 V2, 600W, 80 Plus Bronze, Preta, MPE-6001-ACAAB-WO

Depende do preço, por no máximo 400,00 reais vale a pena!

• Obrigado 1
Postado
12 horas atrás, Leo06 disse:

Com as dicas de vocês, meu setup ficou assim:

https://meupc.net/build/nc3W3p

A 6750 XT requerer uma fonte melhor, como apontou Tiberio.

Caso não consiga achar a MPE-6001-ACAAB-WO por bons preços, peças novas indicações. 

O Gabinete que selecionou, o Montech x3 MESH, está com um preço abusivo, sendo que muitas vezes apareceu abaixo de 250.
Pelos mesmos R$ 299 que estão pedindo por ele, é mais lógico pegar o Gabinete que indiquei acima, o Montech Air 903 Base, que é um produto premium e com reviews positivos

Em relação ao SSD, eu acho que irá se arrepender comprando um de 500gb, que considero pequeno. Iria em 1tb no mínimo, mas deixe seu bolso decidir. O bom é que a placa-mãe suporta 2 SSD NVMe caso queira comprar outro futuramente, placa-mãe excelente por sinal (caso queira ver review), uma A620 com qualidade das boas B650, e até o momento, de acordo com os reviews, é a melhor opção de custo-benefício junto com a ASRock B650M-HDV/M.2.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Crixus Champion disse:

o Montech x3 MESH, está com um preço abusivo, sendo que muitas vezes apareceu abaixo de 250.

Já esteve até abaixo de R$ 200,00 mas considerando a "inflação" no hardware (entre outras coisas) até um R$ 250,00 vale a pena, acima disso tem gabinete melhor, por exemplo o Air 903 (branco) por R$ 299,99 - que vem com 3 fans PWM de boa qualidade e CFM/pressão.

"Ah, mas os X3 vem com 6 fans RGB" - Sim, mas são fans mais simples, com conector Molex e rotação fixa - ruído fixo; e o RGB não é controlável por controladora ou software de placa-mãe, apenas pelo botão LED do gabinete - felizmente tem a opção de desligar, embora alguns usuários reclamem que não consegue.

• Curtir 2
Postado

Bom negócio ou o preço pode melhorar?

RX 6750xt - 2.249.99

Ryzen 5 7600 - 1.449,90

ASUS TUF GAMING A620M-PLUS - 949,99

SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 - 449,99

DeepCool AG620 - 379,90

Air 903 - 299,90

Possível fonte, apesar que o preço está um pouco salgado, então aceito indicações que salvem money:

MSI MAG A650GL, 650w, 80 Plus Gold Modular - 529,99

Postado
6 horas atrás, Leo06 disse:

@Crixus Champion

É, quase não consigo achar MPE-6001-ACAAB-WO e, quando encontro, o preço é muito elevado. Alguma indicação?

A versão de 750w está por 419 reais LINK
Lembre-se de nunca utilizar estabilizador, e sim filtro de linha. A marca clamper é indicada LINK 

O AG620 que selecionou por 379,90 deve ser o digital, que tem um display mostrando a temperatura
As versões sem display custam 299 na cor branca com fan ARGB LINK e 329 na cor níquel com fan ARGB LINK
E se quiser economizar no Cooler pode usar o AG400 de 126 reais linkado anteriormente. 

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...