Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal

A um tempo atrás comprei 2 pentes de memória ram, modelo Corsair Vegance 16gb 2400mhz, que na época estava em uma promoção muito boa. 

Como quero trocar a minha placa de Vídeo, queria saber se para desempenho em jogos faz diferença se eu trocar minha memória ram por outra de 3200Mhz por exemplo?

Minha configuração completa:

Processador Ryzen 5500

placa-mãe B550MH Biostar(pretendo trocar também)

Placa de Vídeo GTX 750ti(bem antiga pois ganhei de um amigo já que na época estava sem grana pra investir em placa)

Fonte Redragon RPS 500w 80 Plus bronze

Corsair Vegance 16gb 2400mhz(2x16)

• Membro VIP
Postado

Bom dia a todos.

A frequência máxima das memórias RAM, sendo 2400 ou 3200mhz, faz um pouco menos de diferença se você tiver uma placa de vídeo dedicada. E isso porque a placa de vídeo possui memória dedicada própria (a VRAM), e em nada vai depender, pelo menos não diretamente, da memória RAM principal do sistema.

Porém, ao se usar o vídeo integrado do processador, aí a diferença se torna mais visível, porque o vídeo integrado usa a memória principal como se fosse VRAM, e por isso, diferenças na latência e na velocidade seriam diretamente percebidas nos FPS em si.

Postado
2 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom dia a todos.

A frequência máxima das memórias RAM, sendo 2400 ou 3200mhz, faz um pouco menos de diferença se você tiver uma placa de vídeo dedicada. E isso porque a placa de vídeo possui memória dedicada própria (a VRAM), e em nada vai depender, pelo menos não diretamente, da memória RAM principal do sistema.

Porém, ao se usar o vídeo integrado do processador, aí a diferença se torna mais visível, porque o vídeo integrado usa a memória principal como se fosse VRAM, e por isso, diferenças na latência e na velocidade seriam diretamente percebidas nos FPS em si.

O que posso dizer da minha experiência é que colocar minhas memórias de 2400mhz a 3200mhz, ou seja, num ganho de 33%, os fps aumentaram em média 15%. Porém, no momento jogo apenas EA FC 24 e Forza 4.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, llessan disse:

O que posso dizer da minha experiência é que colocar minhas memórias de 2400mhz a 3200mhz, ou seja, num ganho de 33%, os fps aumentaram em média 15%. Porém, no momento jogo apenas EA FC 24 e Forza 4.

De fato existe diferença. Só o que pontuei é que essa diferença fica muito mais perceptível para quem joga em vídeo integrado. Quanto mais altas as frequências de memória que se usar para comparação, menor fica essa diferença.

Exemplo:
De 2400 para 3200 > De 3200 para 4000 > De 4000 para 4800.

• J.Augusto F alterou o título para Vale à pena trocar RAM de 2400Mhz pelas de 3200MHz?
Postado
Em 21/09/2024 às 14:52, Gustavo_berg disse:

Boa tarde pessoal

A um tempo atrás comprei 2 pentes de memória RAM, modelo Corsair Vegance 16gb 2400mhz, que na época estava em uma promoção muito boa. 

Como quero trocar a minha placa de Vídeo, queria saber se para desempenho em jogos faz diferença se eu trocar minha memória ram por outra de 3200Mhz por exemplo?

Minha configuração completa:

Processador Ryzen 5500

placa-mãe B550MH Biostar(pretendo trocar também)

Placa de Vídeo GTX 750ti(bem antiga pois ganhei de um amigo já que na época estava sem grana pra investir em placa)

Fonte Redragon RPS 500w 80 Plus bronze

Corsair Vegance 16gb 2400mhz(2x16)

manteria as memórias e investiria numa placa de Vídeo, ai dps tu troca para 3200 as memórias.

Postado
Em 21/09/2024 às 14:52, Gustavo_berg disse:

queria saber se para desempenho em jogos faz diferença se eu trocar minha memória ram por outra de 3200Mhz por exemplo?

Faz e é nítido. Fiz um upgrade recente do Ryzen 5 5500 pra um i5-12400f e o perfil XMP das minhas memórias não está funcionando mais, com a velocidade delas em 2666MHz em vez dos 3200MHz tô tendo uns gargalos no carregamento de textura nítidos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...