Ir ao conteúdo

Raid 0 em placa sem suporte

Ir à solução Resolvido por Mr. Caio Augusto,

Posts recomendados

Postado

Galera é possível integrar raid se a placa não tiver suporte nativo para raid? (0)

Sem ser soft raid...

Soft vs nativo alguma diferença?

Devo apostar no soft?

• Moderador
Postado

Dificilmente uma placa-mãe não ter suporte a RAID. tem certeza disso?

A Maioria das placas que possuem suporte a RAID são virtualizados via software da própria placa-mãe, dificilmente terá um chip dedicado a isso. (hoje os fabricantes fazem uma gambiarra com pequenos ajustes)

Respondendo sua pergunta: Sim, é possível via placa de expansão offboard.

Sim existe diferenças de confiabilidade e velocidade.

Postado

"Dificilmente uma placa-mãe não ter suporte a RAID." Então, quanto a isso digamos que placas DDR4 não tem tantas placas que dão pra fazer raid que custem menos de 1000 reais, DDR5 eu nem sei mais ou menos. Que eu saiba, algumas exceções sempre devem existir mas de prache a piq77cl é a melhor opção que achei até agr é uma 1155 e tem por aí 180 no kit. Tava querendo um dia achar uma am4 ou x99 pra fazer raid, alguma opção?

• Moderador
  • Solução
Postado

Você diz plataforma intel?

porque todas, ate mesmos as simples fazem RAID 0 sim.  Todas AM4 que vi, inclusive que custam 350 reais funcionam RAID 0..

Pergunta, porque quer utilizar RAID 0? hoje existem opções com mais vantagens... NVMe superam um RAID 0 de SSD SATA..

Quando diz RAID 0 seria utilizando SSD SATA? 

Postado

Eu pesquisei e confirmei, as placas DDR4 já passaram a ter suporte raid 0 de fábrica, ainda não cheguei a ter uma DDR4, no máximo DDR3 que tinha suporte, no caso 1156 HP, 1155 positivo, 1155 gigabyte. No caso com uma placa DDR5 até seria interessante uma raid 0 em NVMe gen 5. Tenho interesse em realizar raid em PCs com NVMe pra poder ter uma velocidade de leitura multiplicada, para m2 4.0 ainda tem slots baratos e dando a possibilidade de fazer raid 0 em 4 nvmes, já DDR5 já vão ser uma pancada já que o mais barato beira os 2 mil, mas seria loucura poder tentar chegar a 50gb de leitura e escrita

• Moderador
Postado

OK, RAID de NVMe realmente esta restrito a plataformas um pouco mais caras, mas não é pelo RAID em si, mas sim pela limitação de slot NVMe e canais de comunicação da placa com o processador. 

O estudo não é tão simples assim. Mas ai fica a pergunta, pra qual objetivo precisa de leituras e escritas tão velozes? tudo depende.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!