Ir ao conteúdo

Qual processador usar junto com a RX 570 4GB?

Ir à solução Resolvido por ruandiablo,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, então, minha configuração atual é:

• Processador AMD FX-6300 Six-Core 3.5ghz
  • Placa de vídeo RX 570 4GB
  • placa-mãe M5A78L -M LX/BR

E não está "encaixando" direito, os jogos ficam com muito gargalo, eu acredito que o processador que seja muito fraco, porque eu já vi videos de pessoas testando essa placa de Vídeo, e rodava tudo 10x melhor que no meu pc, então, qual processador vocês acham que "encaixaria" bem com ela? e uma placa-mãe que suporte esse processador? Obrigado desde já. <3

• Solução
Postado

@LightsDark

Olá, é bem provável que o limitante seja sim seu processador.

Sobre upgrade de processador o mais importante é escolher um que sua placa-mãe seja compatível.

Só tem um problema, como se trata de uma placa-mãe um pouco mais antiga, os processadores compatíveis com ela já não são mais tão vendidos, ou seja, restam poucas unidades nos sites como a Kabum e Pichau e as que tem estão com um preço "caro" para o que o processador dá comparado com o que você pode conseguir com valor similar hoje em dia, então se você tiver condições considere fazer um upgrade de placa-mãe + processador.

Pesquisando por "motherboard M5A78L-M LX cpu support list" você encontra a seguinte lista de CPUs suportados.

https://www.ASUS.com/supportonly/m5a78l-m lx/helpdesk_cpu/

Tendo em mãos quais processadores são compatíveis agora escolhemos um que seja adequado para a sua placa de vídeo.

Comparando os processadores no CPU benchmark (ou simplesmente olhando a lista você percebe que não tem muitos processadores adequados para sua placa de vídeo considerando a placa-mãe utilizada)

O que fazer então?

Eu considero que não vale a pena fazer um upgrade de processador se for pra usar essa placa-mãe, por que mesmo que você mude seu processador ainda não poderá mudar pra um muito mais potente que o seu atual devido as limitações da placa-mãe e mesmo o mais potente disponível pra sua placa-mãe não irá acompanhar 100% sua placa de vídeo.

Se eu fosse você guardaria o dinheiro que você tem e juntaria mais um pouco para fazer um upgrade de processador + placa-mãe + memória RAM. Considere também um SSD caso você ainda utilize HD e uma fonte caso sua fonte seja uma fonte genérica.

Em ordem de prioridade, na minha opinião:

1 - SSD de pelo menos 256 gb (pode ser um genérico do aliexpress, mas caso queira comprar um no brasil e de marca mais confiável recomendo WD Green

2 - Fonte, no site da kabum ou da pichau, procure por fontes da EVGA, Corsair ou MSI, procure por fontes de 450~550 W de potência com selo 80 Plus (junto da fonte compre um filtro de linha, pode ser um genérico mas recomendo um da Icampler) (a potência é pensando na configuração final que eu sugeri e dando margem para upgrades desejados em algum futuro)

3 - Depois desses upgrades básicos considere dar um upgrade de placa-mãe + ram + processador, no site da Pichau, Terabyte e Kabum eles vendem vários "KIT UPGRADE" que são placas mãe DDR4 geralmente e um processador intel

4 - Eu recomendo pra sua placa de vídeo o seguinte kit upgrade pensando no custo-benefício

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-intel-i5-10400f-h510m-DDR4-water-cooler-120mm-1

(Em fato esse processador é até "sobra" pra sua placa de vídeo, mas caso você troque dela placa de vídeo futuramente você já tem margem pra pegar uma melhor, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta, e considerando também que as placas e processador "equilibradas" com sua GPU não são mais tão vendidas então pegar algo mais atual sai praticamente o mesmo preço.)

B70544A5-DA9B-4458-974F-27A91EEF9348.png.1c3b0eec8dcdd29321ef243c4e39ab86.png

Exemplo de fonte recomendável

https://www.kabum.com.br/hardware/fontes

EF847B70-0F04-4ADE-8325-474E1EE574AE.png.dac0f5b159601331a8d178caf59cb786.png

Filtro de linha icampler

6295CDC6-0251-441D-BF18-F5F8C00A2549.png.ed33958ddc0b950ddc7376d70af712a9.png

SSD você pode pegar um genérico (genérico da china não é a melhor opção, não são tão confiáveis no longo prazo quando os da samsung, wd green.., mas quebram um galho por um bom tempo)

21F5AD10-19B8-417F-BDE6-398B4E5043F9.png.97ad1301d7233ceeb00d22cb854102e0.png

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
Em 23/09/2024 às 12:02, LightsDark disse:

Boa tarde galera, então, minha configuração atual é:

• Processador AMD FX-6300 Six-Core 3.5ghz
  • Placa de vídeo RX 570 4GB
  • placa-mãe M5A78L -M LX/BR

E não está "encaixando" direito, os jogos ficam com muito gargalo, eu acredito que o processador que seja muito fraco, porque eu já vi videos de pessoas testando essa placa de Vídeo, e rodava tudo 10x melhor que no meu pc, então, qual processador vocês acham que "encaixaria" bem com ela? e uma placa-mãe que suporte esse processador? Obrigado desde já. ❤️

Olá, seja bem-vindo ao Clube do Hardware.
Por favor, responda às seguintes perguntas para que possamos te ajudar melhor com esse problema de gargalo:

1. Quanto de RAM você tem? Está usando dois pentes?
2. Qual versão de Sistema Operacional?
3. Quais jogos está tentando jogar?
4. Qual configuração gráfica você costuma usar e em que resolução?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...