Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera estou tendo um problema gigantesco, Recentemente comprei um SSD da Movespeed o modelo é esse da foto, YSSDMP-512GN300. link : https://pt.aliexpress.com/item/1005...st_main.5.5d47caa48L1gsK&gatewayAdapt=glo2bra

antigamente eu tinha um Ryzen 5 1600, e com ele o SSD funcionava perfeitamente...
Fiz o teste com 2 processadores Ryzen 5 5500, ja atualizei a BIOS, ja dei reset na placa-mãe, e ja testei com 3 placas mãe diferente.

Falei com o rma da movespeed e eles me enviaram outro SSD do mesmo modelo, porém essa ***** também não reconheceu na BIOS igualmente o outro, retirei o adesivo de um deles para analisar os componentes.

tive uma leve surpresa, no anúncio diz que a controladora é uma: Maxio MAP1202
porém o que veio aqui foi uma: Marvell 88SS1100

IMG_5050.thumb.JPEG.f3b14e14de8c1ace8760210288b9cd68.JPEGIMG_5049.thumb.JPEG.839ad7f86d5202f3088a6b15debb1bbc.JPEG

IMG_5048.thumb.JPEG.cc467af75e73f525da780a69cdbdd36f.JPEGCapturadetela2024-09-23140553.png.ac0e80dd39fd05968589a1d4fae3b89a.pngScreenshot_1.png.831090078f412a185afa6fe0d04bcf1d.png

Postado

Nunca ouvi falar de problema entre CPU e SSD. A função do CPU seria penas se comunicar com o SSD através da trilhas PCI-Express, essa comunicação é intermediada pela placa-mãe. Então talvez o problema esteja nessa intermediação, diria que pode ser um bug de compatibilidade causado pela BIOS. Qual seria o modelo da sua placa-mãe?

Postado
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Nunca ouvi falar de problema entre CPU e SSD. A função do CPU seria penas se comunicar com o SSD através da trilhas PCI-Express, essa comunicação é intermediada pela placa-mãe. Então talvez o problema esteja nessa intermediação, diria que pode ser um bug de compatibilidade causado pela BIOS. Qual seria o modelo da sua placa-mãe?

Como citei eu testei com 3 placas mãe diferente, ja atualizei a BIOS da minha e mesmo assim Não funciona kkkkk 

Postado

@GOODBR Boa tarde, como já havia lhe dito um dos problemas que pode gerar esses simtomas é um "PHY" problemático dentro do controlador, que é o setor responsável que gerencia a comunicação entre dispositvos como Processador, SSD, placa-mãe, memória RAM ETC.

Pode ser outras coisas? Sim,mas eu arriscaria nisso, e não, não há reparo, apenas RMA. pois isso é um setor dentro do die do controlador, nem a fábrica consegue reparar isso, caso isso seja o problema é claro.

• Amei 1
Postado

🚨Atualizações sobre os SSDs:

Consegui fazer os SSDs funcionarem, mas um problema persiste: ao reiniciar o PC ou desligá-lo da tomada, o SSD não é reconhecido e vai direto para a BIOS. Porém, se eu desligar e ligar o PC pelo botão Power, o SSD inicializa normalmente.

Comprei dois adaptadores para testes: um PCIe x4 para NVMe e outro NVMe para USB.

•    Teste com o adaptador PCIe x4:
Ao conectar o SSD no adaptador PCIe x4, removendo-o da entrada M.2, ele funcionou perfeitamente. Apesar da velocidade reduzida (PCIe Gen 2 x4), o SSD não apresentou nenhum problema.

•    Teste com o SSD do Windows no adaptador PCIe:
Coloquei o SSD com Windows no adaptador PCIe e outro SSD na entrada M.2. O sistema funcionou sem falhas, e o SSD M.2 foi reconhecido mesmo após reinicializações e desligamentos.

•    Teste com o adaptador NVMe para USB:
Esse teste não resolveu o problema. O bug persistiu.

Conclusão:
Ainda não tenho certeza se o problema está no SSD ou no processador Ryzen 5 5500. Parece que um dos dois não quer “se separar” do outro! 😅

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...