Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Em alguns jogos (Battlefield 1 e CS2) estou tendo alto uso da cpu e um uso muito baixo da gpu, ficando 40% da gpu e as vezes até menos de 20%, em outros jogos (Mount and blade 2 bannerlord e rocket league) não tive esse problema. Minha gpu é uma RX 560 nova e a cpu é uma amd a8-7650k, em um site com calculadora de gargalo, deu que tenho apenas 2,7% de gargalo usando essas duas peças.

Postado

@Nathaan Se a GPU está com baixo uso, tenta aumentar os gráficos pra mandar mais processamento pra ela e aliviar a CPU. 

Uma época eu tinha um PC um pouco mais fraco e jogava Rogue Company, eu queria mais FPS então abaixei os gráficos todos no mínimo e conseguia em torno de 70-80fps, mas com stuttering frequente. Aumentei um pouco os gráficos pra dar mais trabalho pra GPU e meu jogo estabilizou em 60-65fps. 

Se você fizer isso, talvez ajude.

7 horas atrás, Nathaan disse:

site com calculadora de gargalo, deu que tenho apenas 2,7% de gargalo usando essas duas peças.

Esses sites são fuleira, não confie neles.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, CristianCDS disse:

@Nathaan Se a GPU está com baixo uso, tenta aumentar os gráficos pra mandar mais processamento pra ela e aliviar a CPU. 

Uma época eu tinha um PC um pouco mais fraco e jogava Rogue Company, eu queria mais FPS então abaixei os gráficos todos no mínimo e conseguia em torno de 70-80fps, mas com stuttering frequente. Aumentei um pouco os gráficos pra dar mais trabalho pra GPU e meu jogo estabilizou em 60-65fps. 

Se você fizer isso, talvez ajude.

Esses sites são fuleira, não confie neles.

Então, amigo, quando eu aumentava os graficos, piorava, muito sttutering

• Membro VIP
Postado
5 horas atrás, Nathaan disse:

Então, amigo, quando eu aumentava os graficos, piorava, muito sttutering

Isso depende do que você aumentou. Se aumentar somente os efeitos (como luzes, sombras e antialiasing, por exemplo), aí só dá stuttering mesmo. Faça o teste aumentando apenas a resolução primeiro...

Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Isso depende do que você aumentou. Se aumentar somente os efeitos (como luzes, sombras e antialiasing, por exemplo), aí só dá stuttering mesmo. Faça o teste aumentando apenas a resolução primeiro...

Eu estava no maximo que meu monitor ficava legal, que é 1366x768, se eu aumentasse para o maximo, que é 1900 alguma coisa x1080, a tela não ficava legal no monitor.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Nathaan disse:

Eu estava no maximo que meu monitor ficava legal, que é 1366x768, se eu aumentasse para o maximo, que é 1900 alguma coisa x1080, a tela não ficava legal no monitor.

1920x1080, ou Full HD. Isso explica bastante coisa. Se você está rodando jogos que já exigem mais de processador do que de GPU (jogos de tiro), e ainda roda numa resolução muito confortável para sua GPU, o processador será estressado mais ainda. Isso porque, se a GPU consegue renderizar os frames num tempo menor, ela faz mais solicitações ao processador pelos dados do próximo frame, e por isso o uso da CPU aumenta bastante.

Assim sendo, uma boa solução mais imediata para o seu gargalo é: troque de monitor. Fazendo isso, suba para resoluções como 1600x900, por exemplo. Essa resolução ficará mais bonita do que o atual WXGA (1366x768), e ainda vai estressar menos o seu processador, garantindo mais estabilidade na performance.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

1920x1080, ou Full HD. Isso explica bastante coisa. Se você está rodando jogos que já exigem mais de processador do que de GPU (jogos de tiro), e ainda roda numa resolução muito confortável para sua GPU, o processador será estressado mais ainda. Isso porque, se a GPU consegue renderizar os frames num tempo menor, ela faz mais solicitações ao processador pelos dados do próximo frame, e por isso o uso da CPU aumenta bastante.

Assim sendo, uma boa solução mais imediata para o seu gargalo é: troque de monitor. Fazendo isso, suba para resoluções como 1600x900, por exemplo. Essa resolução ficará mais bonita do que o atual WXGA (1366x768), e ainda vai estressar menos o seu processador, garantindo mais estabilidade na performance.

ah sim, eu entendo, só acho estranho que uma hora depois de eu criar o tópico, eu fui jogar battlefield 1 e tava liso demais no grafico alto, fui tentar agora e ta aquilo de antes, injogável

• Membro VIP
Postado

Fora a resolução, você também pode alterar a qualidade das texturas. Isso deve estressar apenas a GPU, e distribuir um pouco mais os trabalhos entre eles no seu jogo...

Postado
18 horas atrás, Gabriel U disse:

Fora a resolução, você também pode alterar a qualidade das texturas. Isso deve estressar apenas a GPU, e distribuir um pouco mais os trabalhos entre eles no seu jogo...

O complicado é que não ta só em jogo de tiro, agora no rocket league também, perdi fps, vi com o afterburner que em todo o tempo, a cpu tava 100%, e a gpu 30%-40%

Postado
16 horas atrás, Nathaan disse:

O complicado é que não ta só em jogo de tiro, agora no rocket league também, perdi fps, vi com o afterburner que em todo o tempo, a cpu tava 100%, e a gpu 30%-40%

Seu CPU está dando o máximo dele e não vai entregar mais FPS por isso. 

Como os colegas disseram acima, seria interessante pensar em um monitor Full HD para dar mais trabalho à sua GPU. Uma queda de FPS será inevitável na medida em que você for ajustando a qualidade gráfica para equilibrar o uso CPU/GPU. Tais ajustes deverão ser feitos jogo por jogo, infelizmente. Tem jogo que pesa mais em GPU.... outros pesam mais em CPU..

Como o hardware já está definido, o jeito é se ajustar a ele. Por ora, um monitor e paciência para ajustar os jogos para o seu conforto.

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, CristianCDS disse:

@Gabriel U @Herbet Queiroz Não conheço os processadores da AMD, pesquisei o do amigo e vi que ele tem 4 núcleos e 4 threads -link, com base nisso, o problema pode ser o processador não dar conta da placa de vídeo e por isso não estar sendo bem usada?

Poderia ser, mas estamos falando de uma RX 560, placa de entrada da série 500 AMD, e esse processador não deveria ter muitos problemas em sustentar nenhuma delas (a diferença de idade entre ele e a placa de vídeo é de apenas 2 anos, ou seja, CPU de 2015, placa de 2017).

Normalmente, ao pensar em placas de vídeo para combinar com processadores, eu considero (pessoalmente) as seguintes faixas de desempenho para o processador:

1. Muito alto: 8/8 núcleos ou mais, 4.5GHz ou mais;
2. Alto: 6/6 núcleos ou mais, até 4.0GHz;
3. Intermediário: 4/4 núcleos ou mais, de 2.9 a 3.5GHz
4. Baixo: 2/4 núcleos, até 3.0GHz
5. Muito baixo: 2 núcleos, menos de 3.0GHz.

No caso dele, o processador está um pouquinho acima de Intermediário. Mas, acho que sei o que pode estar causando esse estresse todo do processador em jogos: pouca memória RAM, ou a possível falta do dual channel.
Nesse cenário, o processador precisa fazer muito uso de swap, ou seja, de uso da memória de armazenamento como memória RAM. Já que o armazenamento é centenas de vezes mais lento do que a RAM, isso força os núcleos a trabalharem mais pra compensar a falta de velocidade.

Assim, o melhor a se fazer é ajustar o Windows para usar o mínimo de swap possível, além da desativação de recursos não utilizada pelo usuário. Em etapas:

1. Desinstalar todos os bloatwares;
2. Desabilitar aplicativos de inicialização, fora os essenciais;
3. Recriar o arquivo de paginação (pagefile.sys ou swapfile.sys);
4. Refazer a indexação dos arquivos do Windows (Windows.edb);
5. Desfragmentar o disco (para reduzir a latência de acesso da paginação, mesmo em SSD, se a fragmentação estiver muito alta);
6. Configurar o Windows Update para parar de procurar drivers;
7. Desabilitar Serviços não utilizados do sistema, na Inicialização (msconfig) e durante a execução do sistema (services.msc);
8. Atualizar todos os pacotes de Tempo de Execução do sistema (aumenta a compatibilidade para jogos, especialmente);
9. Atualizar os drivers gráficos (caso o Windows Update os tenha desatualizado sem avisar, o que pode acontecer).

Se alguém se interessar, ensino passo a passo numa boa...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!