Ir ao conteúdo

Espaço de armazenamento extremamente variável

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Oi, gostaria de saber qual seria a solução para essa questão da enorme variação de espaço de armazenamento do HD do notebook que uso, pois a situação está bastante complicada aqui.

As configurações dele são bem básicas, uso somente para trabalho. Nas configurações da fabricante, o HD possui 128 gb, porém vendo nas configurações aparece somente 97,7 gb. Ou seja, 30 gb de diferença!! É muita coisa, só isso daí já creio que não pode ser uma variação normal, a mim parece extrapolar o aceitável. Estou certa?

Como se não bastasse, uma hora mostra 15/10 gb de espaço livre e em outra hora ou dia aparece 4 ou até mesmo menos de 1 gb livres!!

Essa variação se deve a uma questão de sistema, de insuficiência de memória RAM ou a quê?

Configurações:

- Windows 11 Home
- Intel Pentium Gold 7505 @ 2.00 GHz 2.00 GHz

- 3.74 GB de memória RAM utilizável

Postado

Abra o gerenciador de disco e veja como está as partições.... um disco de 128GB depois de formatado fica com 119GB uteis... acredito que uma parte do disco esteja reservado para a partição de recovery que é bem comum em notebooks...

Quanto a variação pode ser arquivos temporários, paginação (seu micro realmente tem pouca ram)... 

se tiver duvida do que está consumindo muito o espaço tenta usar o Treesize free.. ele vai mostrar de forma gráfica o que está usando o disco

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Bom dia a todos.

A variação de espaço livre do seu armazenamento no Windows acontece porque o sistema usa o seu disco para outras coisas além de somente guardar seus arquivos. Em geral, os motivos para o armazenamento do Windows se encher mais rapidamente do que o normal são:

1. Instalação de atualizações: sazonalmente, o Windows Update armazena arquivos de registro e de teste no seu sistema, depois de cada atualização instalada. No Menu Iniciar, você pode pesquisar por uma ferramenta chamada "Limpeza de Disco". Ao executar como Administrador, você verá o tamanho em Gigabytes que o Windows Update armazena no seu computador, e pode apagar tudo (afinal, nas novas atualizações, ele vai recriar esses arquivos, então essa limpeza precisa ser feita de tempos em tempos);

2. "Estender" a memória RAM: há um certo arquivo criado pelo sistema no seu disco que funciona mais ou menos como extensão da sua memória RAM, o pagefile.sys ou swapfile.sys. O Windows usa esse arquivo para alocar processos em que a velocidade de acesso aos dados não é tão importante, já que o acesso ao disco é de 20 a 200 vezes mais lento do que o acesso à RAM (processos de criptografia, por exemplo). Por padrão, o Windows configura esse arquivo para ter o tamanho aproximado da sua RAM disponível, o que, em certos cenários, poderia significar o comprometimento de uma quantidade considerável do seu espaço em disco. O tamanho deste arquivo pode ser alterado, e recomendo que faça isso (ensino mais adiante);

3. Preparar a Hibernação do Sistema: o sistema de Hibernação do Windows serve para garantir que os principais arquivos do seu sistema sejam mais facilmente acessados a cada vez que você inicia o computador, apressando a Inicialização. Para quem usa HD, esse sistema faz uma boa diferença na fluidez do Windows. Mas, para quem usa SSD, ele pode ser um pouco redundante, além de desnecessário, já que o arquivo de Hibernação costuma ser bem grandinho. Você pode desativá-lo no CMD, com o comando "powercfg -h off".

Esses são apenas alguns usos adicionais do armazenamento, que podem causar a redução dele. Para aumentar seu espaço livre, e mantê-lo mais estável, recomendo o seguinte:

1. Controle o volume e o tipo de atualizações do Windows Update:
1.1 Abra o Windows Update e verifique se há atualizações pendentes;
1.2 Se houver, permita que ele as instale e reinicie o computador depois disso;
1.3 Reiniciada a máquina, pesquise por "Opções avançadas do Windows Update";
1.4 Desmarque todas as seleções, e no campo Pausar atualizações, escolha a data mais distante possível (limite de pausa do Windows Update em 5 semanas, útil para evitar a instalação imediata de atualizações problemáticas);
1.5 Pressione Windows + R e digite "sysdm.cpl", e pressione Enter;
1.6 Clique na Aba Hardware, acima;
1.7 Selecione Configurações de Instalação de Dispositivo;
1.8 Clique em Não, depois em Ok, e reinicie o seu computador.

2. Recrie o arquivo de paginação com tamanho mais adequado;
2.1 No Menu Iniciar, digite "Desempenho", e selecione "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows";
2.2 Clique em Avançado (aba em cima), e depois em Alterar (Memória Virtual);
2.3 Desmarque a primeira caixa mais acima, e marque a opção Tamanho personalizado;
2.4 Para Tamanho Inicial, escreva 400, e para Tamanho Final, escreva 8192;
2.5 Clique em Ok, salvando tudo, e reinicie o seu computador.

3. Desligue o arquivo de hibernação (conforme já ensinado):
Se você usa SSD, então perceberá pouquíssima diferença no desempenho sem ele...
3.1 Abra o CMD como Administrador;
3.2 Digite "powercfg -h off" e dê Enter;
3.3 Abra o Explorador de Arquivos e veja quanto espaço o seu disco tem, depois de tudo isso...

• Curtir 1
Postado
Em 27/09/2024 às 08:34, bngomes disse:

tenta usar o Treesize free.. ele vai mostrar de forma gráfica o que está usando o disco

Oi bngomes, tentei ver o tamanho do app, não encontrei a informação no site da Microsoft, mas não encontrei. É um programa grande ou pequeno?

Em 27/09/2024 às 09:33, Gabriel U disse:

Para aumentar seu espaço livre, e mantê-lo mais estável, recomendo o seguinte:

1. Controle o volume e o tipo de atualizações do Windows Update

2. Recrie o arquivo de paginação com tamanho mais adequado

3. Desligue o arquivo de hibernação (conforme já ensinado)

Fala, Gabriel U,

Desliguei a hibernação e infelizmente não alterou nadinha no espaço do meu HD =/

Minha dúvida é sobre essa alteração de paginação, pode acontecer de deixar o notebook mais lento?
Pois, como deve se imaginar, a lentidão é +1 problema do note.

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 28/09/2024 às 15:10, brodyy disse:

Fala, Gabriel U,

Desliguei a hibernação e infelizmente não alterou nadinha no espaço do meu HD =/

Minha dúvida é sobre essa alteração de paginação, pode acontecer de deixar o notebook mais lento?
Pois, como deve se imaginar, a lentidão é +1 problema do note.

A alteração do arquivo de paginação não vai mudar em absolutamente nada a performance do seu notebook. Só mudaria se eu estivesse te instruindo a desativá-la, o que não é o caso. As dicas que te passei, quando usadas todas juntas, servem para diminuir a carga de trabalho que o Windows vai colocar no seu disco e no seu processador, e portanto, devem deixar seu sistema mais ágil, e não o contrário...

Postado
Em 30/09/2024 às 18:59, Gabriel U disse:

A alteração do arquivo de paginação não vai mudar em absolutamente nada a performance do seu notebook. Só mudaria se eu estivesse te instruindo a desativá-la, o que não é o caso. As dicas que te passei, quando usadas todas juntas, servem para diminuir a carga de trabalho que o Windows vai colocar no seu disco e no seu processador, e portanto, devem deixar seu sistema mais ágil, e não o contrário...

Acabei de alterar a paginação como você orientou, reiniciei o sistema e, agora sim, houve uma boa diferença no espaço livre (5 GB) e mais ainda no desempenho do notebook! 🤩 A minha dúvida foi por conta de que inicialmente eu só havia me queixado do espaço no HD e não da velocidade da máquina.

Tenho uma dificuldade enorme em seguir passos que não entendo, apesar das orientações terem vindo num forum excelente, que já me ajudou demais no passado, e sem nenhum custo. Inclusive, sobre o primeiro passo que você passou, entendi a lógica, mas mesmo que seja mais difícil de acontecer de baixar uma última atualização problemática a cada 5 semanas, caso ocorra - e eu não perceba - o Windows vai levar 5 semanas pra corrigir, então será q compensa mesmo? 🤓

De coração, muito obrigada pela ajuda e pela paciência! 😀

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...