Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Venho pedir ajudas aos camaradas.

Infelizmente não conseguir descobrir o que está acontecendo e computador continua reiniciando.

O computador reinicia somente quando estou jogando.

---------

Windows 11 Pro

placa-mãe:  ASRock B450M Steel Legend

Processador: AMD Ryzen 5 3600x

Placa de vídeo: RX 5700 XT

memória RAM: HyperX Predator 2x8GB 3200MHz DDR4 (HX432C16PB3K2/16)

Disco:  NVMe ct1000p2ssd8

• Membro VIP
Postado

@M. de Melo Boa noite.

Esse problema acontece desde quando montou/comprou o computador ou começou a acontecer do nada ?

Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação ?

Você monitora as temperaturas enquanto joga ? Se sim, poderia compartilhar conosco imagens ?

Utiliza Water Cooler ou air cooler no processador ? Qual ?

Postado

Olá, @Simuroc !

Esse problema acontece desde quando montou/comprou o computador ou começou a acontecer do nada ?

R: Começou recentemente, começou do nada, não fiz nenhuma alteração no computador ou configuração. Tenho esse computador a 4 anos, está limpinho e pasta térmica trocada ontem mesmo, troquei por trocar.

Qual a marca e modelo da sua fonte de alimentação?

R: Fonte DeepCool DA700N 700W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, DP-BZ-DA700N

Você monitora as temperaturas enquanto joga? Se sim, poderia compartilhar conosco imagens?

R: Sim, processador sempre abaixo dos 60°, isso quando o jogo usa bastante. Placa de vídeo fica entre 70º a 80º. No momento estou no trabalho, quando chegar em casa mando as imagens.

Utiliza Water Cooler ou air cooler no processador? Qual?

R: Sim, Water Cooler Cooler Master MasterLiquid Lite 240mm, Intel-AMD, MLW-D24M-A20PW-R1.

----

Ele está desligando mesmo com o processador e placa de vídeo frio.

Testes feitos:

Já fiz o teste de deixar apenas uma das Memórias RAM em slots diferentes. Porém, continuou reiniciando.

Fiz o teste da fonte com o clipe para saber se está em curto. Passou nesse teste.

Já fiz o reset da BIOS, CMOS ou de tirar a bateria. Também não resolveu.

Me está parecendo que quando vou executar alguma atividade de exige uma tensão maior, ele reiniciar.

**Esqueci de avisar também que ele reiniciar três vezes antes de ligar na primeira vez no dia.

• Membro VIP
Postado

@M. de Melo Boa noite.

Pode parecer besteira, e é muito raro de acontecer, mas você conferiu a tensão da tomada da sua residência ? Já tive um problema semelhante ao seu por sobrecarga na rede elétrica.

Mas se não for isso, olha, pela marca e modelo da sua fonte, e pelos sintomas que você comentou, o problema me parece ser a fonte.

Sugiro fazer um teste de stress, utilizando o teste de stress do Aida64 CPU e GPU. Você pode rodar dois programas de stress separados também, um pra GPU e outro pra CPU.

O AIda64

https://www.aida64.com/downloads

Tem outro teste que gosto de rodar também, que é o superposition

https://benchmark.unigine.com/superposition

Se o computador desligar/reiniciar nesses testes e a temperatura da CPU e GPU ficarem abaixo dos 90 graus, muito provavelmente é a fonte.

A única forma de saber ao certo é testar o computador com outra fonte. Se não tive outra disponível pra testar a minha sugestão é levar numa assistência e pedir pra eles testarem com uma fonte deles.

Existe a chance também de ser a placa-mãe, mas só tem como considerar ela ou outra peça depois de descartar a fonte.

Boa sorte.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...