Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fiz um upgrade para uma B660M PHANTOM GAMING 4 e um I5 12400F, porém ao iniciar o Windows me deparo com a banda limitada a 100mbps e ao colocar para giga a internet para de funcionar.
Adiantando que essa placa-mãe tem suporte giga e o cabo de rede também, aliás utilizava ele com minha placa-mãe antiga X99 (xeon).
Já tentei de tudo, alguém teria algum norte?
Desde já agradeço a atenção de todos!

• Membro VIP
Postado

@James Ferreira

Já vi outros tópicos por aqui de gente que fez um upgrade de placa-mãe e precisou ter que mudar o sistema de particionamento de boot para que o sistema operacional reconhecesse corretamente a placa de rede.

Veja se você não precise fazer o mesmo, muito comum em upgrades grandes assim a galera se despreocupar com esses pormenores pelo fato do Window reconhecer a nova placa-mãe automaticamente.

Eu particularmente não gosto de usar o Windows sem formatação quando troco placa-mãe, mesmo sabendo da boa compatibilidade retroativa do sistema, prefiro uma instalação limpa com hardware novo.

Postado

@Linio Alan Por conta de alguns arquivos de trabalho estou esperando meu NVMe chegar, vou formatar assim que chegar. O problema é que vi muitos casos com esse mesmo driver I219-V com esse exato problema e nem formatando a galera conseguiu resolver até hoje. 
Eu pedi suporte no site da ASRock, estou aguardando um retorno.

Postado

@Linio Alan Boa tarde!! Mano, formatei e converti pra GPT e não rolou.
ASRock me respondeu, enviaram um driver e indicaram formatar e também não rolou o driver.
Fiquei em dúvida novamente sobre o cabo, testei no meu notebook e deu 1000 também, to boladasso. Precisava baixar alguns arquivos pesados e vai demorar pra caramba.

• Membro VIP
Postado

Nessas situações que é bom ter um Linux Live USB pra rodar direto do pendrive, fazer boot pelo USB pra carregar o sistema Linux e testar a internet desta forma aí vai conseguir descobrir se é um problema físico da porta Giga Ethernet ou dos protocolos/driver de rede do Windows.

Se você conseguir rodar testes com um Linux Live USB vai conseguir matar a charada.

• Membro VIP
Postado

Tudo aponta mesmo então para problema na camada física -- cabo ou porta Ethernet de uma das pontas -- nesse caso e apenas para confirmar isso, abra o Terminal do seu Linux Ubuntu

sudo ethtool –s [device_name] speed [10/100/1000] duplex [half/full] autoneg [on/off]

Fazendo as devidas substituições, pode ficar algo como

sudo ethtool -s eth0 speed 1000 duplex full autoneg off

E para saber exatamente qual a interface à ser informada execute

ip addr

image.thumb.png.a7e751a56ddb6cb599f44e29f35eaf49.png

Sendo um problema físico, após este comando é muito provável que a conexão caia devido a interface não conseguir sincronizar o speed e duplex desta maneira "forçada".

Se você já testou o cabo, então agora cabe descobrir se o problema é na interface de rede do roteador no outro lado ou do seu PC mesmo, se for no seu PC aí tem que fazer uma inspeção visual para ver se não há detritos, sujeira ou qualquer outro corpo estranho que possa eventualmente estar impedindo corretamente o engate do cabo de rede corretamente ou do contato dos filamentos. Realize limpeza com um limpa-contato caso tenha isso dos lados da conexão.

Não sendo algo que possa ser resolvido na própria interface, cabe a substituição da interface ou adição de uma nova.

• Membro VIP
Postado

@James Ferreira cabe mais uma ação na tentativa de correção que me passou despercebido que é o upgrade;flash de BIOS da sua placa-mãe, quando questões crônicas são recorrentes, a fabricante lança updates para correção então dá uma olhada e veja se não há novos updates disponíveis para baixar, tanto de versão de BIOS quanto de drivers em geral.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!