Ir ao conteúdo

Prós e contras da Starlink

Ir à solução Resolvido por Linio Alan,

Posts recomendados

Postado

Olá, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a internet da Starlink, atualmente tenho uma internet via radio totalmente porca e estava pensando em pegar uma antena Starlink. Porém na internet (principalmente no Brasil) não tem muito conteúdo com muitos detalhes e em certos vídeos a diferença é bem grande. Moro em Minas Gerais e a principio iria usa-la para jogar alguns jogos online, mas tenho um pouco de medo na questão da latência e perca de pacotes, hoje em dia ela da conta de manter um ping menor que 80? vi pessoas falando que não enquanto outras dizendo que sim que era possível. Outra questão importante é que o governo atual não parece gostar muito do Elon Musk, isso pode vir a afetar alguma coisa na Starlink.

Desde já agradeço.

• Membro VIP
Postado

Objetivo da StarLink não é jogos, apesar de ter uma conexão estável. Por questões políticas realmente pode ter problemas. No EUA as conexão é de fato melhor, lá tem mais satélites.

Mas de modo geral ela é para uso fora do ambiente urbano, então dependendo de onde mora pode ter uma qualidade de sinal mais baixa.

• Curtir 2
Postado

Aqui onde moro só tem disponibilidade de internet via radio que são todos horríveis então optei pela starlink, na época ela estava na geração 2.
Desempenho geral pra uso comum dela é perfeito, a minha costuma ficar entre 120 a 150 mega de download, porém durante o dia ela costuma ter pequenas perdas de pacote sim (aproximadamente de 1 a 2 minutos dura a queda da internet)
Já testei ela pra jogos competitivos como COD e assim, o ping fica baixo e dá pra jogar bastante sem problemas porém devido essas quedas pode ser que as vezes você seja desconectado da partida ou tenha um lag sinistro, mas dá pra se divertir, coisa que na via radio não dava pois o ping ficava constantemente alto.
Meu tio pegou recentemente a starlink também e atualmente eles estão na geração 3, lá ficou entre 250 e 300 megas de download, porém como ele não tem PC e não joga não tem como te informar referente a uso pra jogos.
No geral eu acho que o saldo é mais positivo se no seu caso assim como no meu só tiver disponibilidade de internet via radio ruim, caso contrario se tiver opção fibra, não recomendaria.

Postado

Olá @Patu91,

Tenho alguns clientes com a Starlink instalada como backup de internet. E pelos testes que fiz, é a melhor internet sem fio que há hoje no Brasil. Mesmo sendo via satélite.

Em teoria, os provedores "via rádio" deveriam ter um desempenho melhor, mas como são praticamente todos muito porcarias (vendem mais assinaturas do que sua infra é capaz de suportar, tem péssimos equipamentos, instaladores que não alinham e/ou posicionam as antenas nos clientes corretamente, etc, etc, etc).

A starlink vai ser bem melhor, você não vai se arrepender. Mas... Toda conexão sem fio vai sofrer alguma latência e está sujeita a interferências também (por outras frequências de rádio e mau tempo). A perda de pacotes sempre vai ser maior do que numa conexão cabeada, isso não tem jeito. É característica da tecnologia usada.

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
6 horas atrás, Patu91 disse:

Olá, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a internet da Starlink, atualmente tenho uma internet via radio totalmente porca e estava pensando em pegar uma antena Starlink. Porém na internet (principalmente no Brasil) não tem muito conteúdo com muitos detalhes e em certos vídeos a diferença é bem grande. Moro em Minas Gerais e a principio iria usa-la para jogar alguns jogos online, mas tenho um pouco de medo na questão da latência e perca de pacotes, hoje em dia ela da conta de manter um ping menor que 80? vi pessoas falando que não enquanto outras dizendo que sim que era possível. Outra questão importante é que o governo atual não parece gostar muito do Elon Musk, isso pode vir a afetar alguma coisa na Starlink.

Desde já agradeço.

É isso aí, a última informação que tenho a Starlink tem latência média de 50ms.

Se na sua região não tem internet fibra e nem previsão de ter, não tem 4G/5G das operadoras de telefonia móvel, então Starlink é de longe a melhor opção. Investimento inicial é relativamente alto pra média da população no Brasil mas que se paga em uns 10 meses de uso tranquilamente.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...