Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Começo dizendo que não sou técnico formado ou algo, mas com 25+ anos de conhecimento auto ditada em relação a montagem/manutenção de computadores.

Venho percebendo que "ultimamente" (de 15 anos para agora), a relação entre software e hardware se tornou um empecilho interminável para realmente se determinar o problema/causa/falha; ou simplesmente, INSTABILIDADE do seu PC, como ponho no título.

Pessoalmente, sou do perfil que busca tirar ao máximo do setup antes de novo upgrade. Por exemplo, a última 
BIOS me diz que suporta até Ryzen 5 4xxx, entre outros.... trocarei portanto só o processador certo? Certo.

A questão do problema reside entre os periféricos em torno...

Suporta tal processador... A GPU só se tiver "tal" processador e com energia suficiente, a memória aceita na MB apenas se em conjunto com SSD... (Não são casos óbvios, mas para mostrar a dependência de uma solução com a outra).

Chego a conclusão que não adianta possuir uma bela MB, com uma excelente fonte, se sua placa de vídeo é ultrapassada (3 anos máximo e já dizem ser...), sua RAM boa e funcional se torna gargalo....

Isso tudo sem falar na parte de software... aí fica impossível de identificar ou mesmo TER um PC estável.

Vejo muitos posts relacionados a problemas conjuntos,

- "Meu PC não dá vídeo!"

Resposta:

-"Troca a GPU

- "Meu PC trava ao iniciar "tal" tarefa!"

Resposta:

-"Faz atualização do driver/sistema."

-"Meu PC parece desligar do nada!"

Resposta:

-"Troca a fonte. Confere temperatura, rede elétrica, o vizinho..."

No fim das contas, ao meu ver, é:

Resposta: " Troquem tudo, pois não estaremos mais atualizando a parte do software."

Infelizmente, ou felizmente, a tecnologia está avançando muito rápido e impossível de acompanhar. O que antes uma MB que te garantiria 5 anos de upgrade, hoje; devido a cada periférico estar na sua "corrida"; torna o ontem descartável ao hoje.

Postado
1 hora atrás, Will TS disse:

Infelizmente, ou felizmente, a tecnologia está avançando muito rápido e impossível de acompanhar. O que antes uma MB que te garantiria 5 anos de upgrade, hoje; devido a cada periférico estar na sua "corrida"; torna o ontem descartável ao hoje.

Uma MB nunca garantiu 5 anos de upgrade, a unica que permitiu isso foi a AMD, como uma tática para ficar a frente da intel.

1 hora atrás, Will TS disse:

No fim das contas, ao meu ver, é:

Resposta: " Troquem tudo, pois não estaremos mais atualizando a parte do software."

Não tenho 25 anos de área, infelizmente para ganhar a vida tive que seguir desenvolvimento, mas tenho muita experiência nesse assunto, e posso te confirmar que o principal erro das pessoas é não estudar o que vai comprar e ser pau mandado de youtuber tech. Todos querem aprender o mais rápido possível, seja por um reels de 10 segundos, seja por um minicurso pífio.
Por ex, o principal erro da maioria é comprar uma fonte porcaria para um setup incrivel, ou mesmo comprar uma fonte de 800W para um setup que consome só 400w.
O brasileiro alienado tende a entender quantidade como qualidade, e por isso é facilmente enganado, posso listar mais de 500 "técnicos em informática" na minha cidade que acreditam que um i7 da sétima é superior a um i3 da 12º ou mesmo nem sabem ler as gerações AMD, o motivo? entraram no mercado sem gostar do assunto e acabam só fazendo de forma meia boca.
Com relação a suporte e drivers, eu concordo, está uma bagunça essa guerra do mercado, o que antes viamos como "temporizador", presente nos programas das impressoras, agora é impresso no driver dos sistemas.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...