Ir ao conteúdo

Montech Air 903 ou Rise Mode Galaxy Glass?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Estava montando o pc e a placa de vídeo n coube no gabinete ;(, vou ter que trocá-lo. Gostaria de um gabinete bem gelado e até 500 reais, e aí vi que o pessoal sugeriu muito o Montech Air 903, que já vem com 4 fans muito boas. Meu irmão comprou este modelo aqui Gabinete Gamer Rise Mode Galaxy Glass , não sei a opinião dos amigos sobre ele. Além disso, uso water cooler para o processador (vi q influencia a escolha). 

Este que mandei ou este Montech? E se for pegar o Montech, vem com 4 fans, mais 2 do meu WC e dá pra colocar mais 2 embaixo parece. Aí se eu for colocar embaixo, o ideal é comprar boas fans assim como essas que já vem, certo? Eles vendem separado também?

Postado

Eu sou "biased" com Risy Mody = 🤮      

😉

Se gosta do estilo "fish tank" (aquário), sugiro o ReDragon Wideload PRO ou Montech King 95, mais bem construídos e acabados. 

Citação

E se for pegar o Montech, vem com 4 fans, mais 2 do meu WC e dá pra colocar mais 2 embaixo parece. Aí se eu for colocar embaixo, o ideal é comprar boas fans assim como essas que já vem, certo? Eles vendem separado também?

O Montech Ai 903 MAX vem com 3 fans na frente - 140mm, PWM, CFM 85, pressão 2.5 - tem LED ARGB

Uma fan na traseira (exaustão) - 140mm, PWM, CFM 85, pressão 2.5, não tem LED ARGB.

Instale o radiador do WC no topo e não precisa de mais fans.

Em termos de refrigeração, performance térmica  o MAX é a mesma coisa que o Montech Air 903 Base, que vem com 2 fans na frente, 1 atrás (140mm, todas sem LED), então não tem motivo para encher de fan, como parece ser moda, mas se quiser, pode encher, com WC não terá influência negativa como tem com air cooler.

As fans que vem no Air 903 não são vendidas avulsas, tem a Montech AX 120 e AX140 ARGB, inclusive em modelo "reverse", que não mostra a traseira quando usada como entrada de ar.

• Obrigado 1
Postado

Pra falar a vdd, meu setup no geral n tem muito RGB. Embora o estilo aquário seja melhor pra visualizar as peças, prezo mais pelo resfriamento do meu setup, pois onde moro é bem quente, fato que me chamou a atenção para a recomendação dos colegas para este Montech. O ruím de comprar os outros 2 modelos que me recomendou é que vem sem fan, aí seria mais um gasto pra comprar boas fans como a do Montech 😓

Mas se eu fosse pegar algum desses 2 estilo aquário, qual boa fan me recomendaria? (Tão boa como as que vem no Montech)

No fim, vi muitas boas reviews desse Montec. Agora lhe pergunto: Esta 2 fans que me recomendou no final, aparentam ser tão potentes como as que vem no Montech. Se eu colocar umas 2 dessas embaixo, pode ajudar mais na circulação?

Desde já agradeço a ajuda do colega, só falta isso pra terminar de montar! 🙏

Postado

A fan Montech AX140 é mais forte  e mais silenciosa que a HP140mm que vem no Air 903.

AX 140  HP140

Velocidade @PWM: 600~1600RPM

Fluxo de ar (máx.): 90,5 CFM

Pressão Estática (máx.): 2,9 mm H2O

Nível de ruído (máx.): 27,9dBA

Velocidade @PWM: 600~1500RPM 

Fluxo de ar (máx.): 84.6 CFM

Pressão Estática (máx.): 2,4 mm H2O

Nível de ruído (máx.): 29,1dBA

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@1lokos Entendi, ent se eu for pegar o Montech, vou comprar umas 2 dessa e colocar embaixo. Mas agora lhe pergunto: O que faz o Montech ser tão bom é apenas vir com as fans fortes? Ou a construção dele no geral permite um bom Air flow?

Entre os 2 aquários que me recomendou e o Montech, qual vence em termos de bom fluxo de ar? Ou se eu pegar o aquário e colocar uma boa fan, terei o mesmo resultado?

• Solução
Postado
2 horas atrás, BaianoMaster disse:

@1lokos Entendi, ent se eu for pegar o Montech, vou comprar umas 2 dessa e colocar embaixo.

Do ponto de vista de airflow, refrigeração isso não é necessário. Em alguns casos estas fans sobre o PSU cover mais atrapalham do que ajudam, pois criam turbulência nos fans da GPU, aceleram ar quente que sai da CPU para o radiador - ar que em parte seria extraído pela fan traseira se não estivesse acelerado.

Mas caso queira por motivo de "decoração", o ideal é fan reversa, pois fica mais "bonitinha". 😜

Mas agora lhe pergunto: O que faz o Montech ser tão bom é apenas vir com as fans fortes? Ou a construção dele no geral permite um bom Air flow?

Digamos o "conjunto da obra". Os fans incluídos movimentam boa quantidade de ar, painel frontal "mesh"* é pouco restritivo - se remover este painel a temperatura do CPU baixa apenas 2 graus; o volume interno da caixa é grande ~54 Litros, com esse volume de ar sendo renovado rapidamente, acumula pouco calor no interior.

Entre os 2 aquários que me recomendou e o Montech, qual vence em termos de bom fluxo de ar? Ou se eu pegar o aquário e colocar uma boa fan, terei o mesmo resultado?

Nenhum aquário consegue ser eficiente tão ou mais eficiente que gabinete convencional - bem desenhado, é claro; porque nos aquários o ar fresco que entra tem que fazer curva de 90 graus, o que gera turbulência, que diminui a eficiência da troca de calor entre o ar e as superfícies. Essa animação 3D do GN resume bem o que é o airflow de aquários: um desastre.

O Mr. Matt Lee - o Inglês que tem studio de montagem de PC's "high end"; sugere usar "força bruta" nos aquários, fans com alto CFM e pressão para acelerar a troca do ar interno. É o preço a se pagar pela "moda".

Citação

* A importância de "revisores" sérios:

Anos atrás o Gamers Nexus testou o Montech Air 1000, e mostrou através de cálculos que o painel frontal "mesh" era muito restritivo, os furos pequenos e espaçados limitavam a passagem de ar a menos de 50% da área frontal.

A Montech aceitou a crítica, redesenhou o painel, reduzindo a restrição, e substituiu de graça para quem já tinha comprado. 

Mês passado testando o "aquário"  Tryx LUCA L70 apontou diversas falhas, a empresa suspendeu a venda do modelo e vai revisar.

Caso similar aconteceu com o Cooler Master Qube 500, após testes do KitGuru mostrarem que os filtros eram muito restritivos - causavam um aumento de 6 graus na temperatura do CPU, a Cooler Master se comprometeu em melhorar os filtros - não sei se cumpriram a promessa, visto que no Q300L a furação no painel frontal é fake, é uma pintura sugerindo buracos grandes. 😛 

O Montech Sky Two GX é o resultado do feedback de usuários do modelo Sky Two para melhorar a refrigeração, substituindo a bobagem de painel frontal em vidro - afinal vidro não deixa passar ar; por tela "mesh".

Montech King 95 tem uma versão chamada GS - de Gear Seekers; homenagem ao "revisor" Australiano que influenciou no desenho do modelo; e para agradar Gregos e Troianos, vem com dois painéis frontais, um de vidro frontal (curvo) e um em tela "mesh", para o usuário escolher entre refrigeração ou "frufru".

• Curtir 2
Postado

@1lokos Show demais! Muito conhecimento transmitido amigo, agradeço demais.

Agora antes de compra-lo, gostaria de lhe perguntar: Se um dia trocar o radiador para um de 3 fans e que seja, por exemplo, 240 - 360 mm, irá caber nele?

Postado

Outro detalhe, no aquário de 3 lados pode ser conveniente arrumar o airflow de maneira não convencional, entrada de ar por trás e por baixo, saída de lado.

O11-Vision.png

• Obrigado 1
Postado

@1lokos Seguindo suas dicas, vou de Montech mesmo. Agora, uma dúvida: Se eu quiser colocar uma fan argb na traseira, devo trocar a que vem nele pela AX ou RX da Montech? Se não prejudicar o fluxo de ar, é claro.

Postado

Use a Montech AX140 pois ela sopra para trás - o que é necessário para fazer exaustão do ar quente de dentro do gabinete.

cooler-para-gabinete-montech-ax140-pwm-a

A RX140 é reversa - sopra para a frente; serve apenas nas posições de admissão de ar para dentro do gabinete.

cooler-para-gabinete-montech-rx140-pwm-a

• Curtir 1
Postado

@1lokos Show de bola! Agradeço muitíssimo pela ajuda amigo, realizei a compra desse gabinete e dessa fan que me indicou (Modelo AX para parte de trás 😅).
Agora estive lendo uns comentários em grupos do Telegram de oferta a respeito sobre ele e vi um pessoal falando q ele pega muito pó. No caso, ele não vem filtro de suejira/poeira em alguma parte? Frontal, superior? Pois pela imagem, aparentava ter 🤔

Devo comprar alguma telinha/filtro a parte? porque o pessoal comentando isso aí fiquei em dúvida ;-;

Postado

Tem o padrão mínimo:

• Filtro de poeira: Superior e inferior (fan da fonte).

Se quiser colocar na frente compre o ideal é 140 x 420, se não achar pegue 3 de 140x140. Com filtro ou sem filtro poeira entra do mesmo jeito.

Postado

@Pedroou Opa, fala doutor. Li alguns fóruns a respeito desse monitor e o pessoal reclamou que entra muita poeira. A parte da frente no caso. Por isso a dúvida. E acaba q sou um pouco enjoado quanto a isso, porque no longo prazo acredito que não é saudável aos componentes.

Mas vi uma glr q comprou reclamando desse pequeno detalhe, que acaba por ser fácil de resolver.

Postado

Então não compre o Montech Ait 903, compre um gabinete com filtro na frente, não são tão bons em airflow mas resolvem o "TOC" da poeira. 😉 

XPG Valorair 

XPG Staker Air

Cougar Duo Face - Note que o filtro não é muito diferente do "mesh" do Air 903.

Os dois últimos tem o filtro numa gaveta removível, assim pode limpar diariamente.

Postado

@1lokos Eita, e eu pedi o gabinete sexta-feira 😅😅. Mas não tem problema, é baratinho um filtro de poeira e estou muito satisfeito por este gabinete ter um ótimo fluxo de ar e boas fans, ainda mais porque comprei uma extra pra trocar a de trás. 

De qualquer modo, agradeço a ajuda dos amigos, estou agradecido pelas informações valiosas, pois sei que peguei um produto bom e bem "gelado", conforme recomendação dos colegas. 👍👍

Última pergunta: Quando for colocar o filtro de poeira nele na frontal, deve ser atrás ou na frente do Mesh? E o filtro irá encaixar certinho ou nesse caso terei que fazer algumas pequenas modificações para caber?

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, BaianoMaster disse:

E acaba q sou um pouco enjoado quanto a isso, porque no longo prazo acredito que não é saudável aos componentes.

Se ficar no chão junta mais que em cima da mesa. Mas honestamente, fico meses sem limpar o meu e a quantia que junta é bem pequena.

Postado

@Pedroou Entendi. É porque no fórum da Adrenaline, vi mt gente reclamando de poeira nele, por isso a pergunta.

Mas referente a resposta do @1lokos , achei que quando comprasse o filtro, teria algum encaixe específico ou algo do tipo atrás do mesh, sem precisar de outras coisas como uma fita (tenho aqui).

• 3 semanas depois...
Postado

@1lokos @Pedroou  Fala pessoal, desculpa a demora!

Estou passando apenas pra agradecer por toda a ajuda fornecida. Estou extremamente satisfeito com o gabinete, pois ele é muito grande, espaço e bem gelado. Estava rodando Battlefield 1 no ultra e a temperatura da placa não passou de 50 °C. Peguei o filtro de ar que veio em cima e por enquanto coloquei na frente, já que em cima está como saída de ar.

O resultado (Não reparem a bagunça):

ImagemdoWhatsAppde2024-11-02(s)12_36.57_fee0978e.thumb.jpg.6f08753b8852f681b735f8cc14eace14.jpg

• Curtir 2
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!