Ir ao conteúdo

overclock seguro no Phenom II x4 965

Ir à solução Resolvido por CaioLCamargo,

Posts recomendados

Postado

bom dia galera

Tava pensando em fazer um pequeno overclock no meu processador guerreiro, dentro dos limites seguros então eu pensei que 3,80 seria o ideal porém nunca fiz um overclock na vida. 
 Gostaria de saber se é possível fazer-lo nesses valores e se eu consigo apenas modificando o multiplicador de 17x 200 para 19x 200.
 É necessário algo a mais? Passem a visão aí.✌️

Config:

CPU coolerbox: não tem selo de marca na ventoinha mais consegui ler cooler Master estampado no plástico, então acredito não ser o cooler padrão.

8gb DDR3 (dual channel) 1333mhz kingston
Fonte: Pcyes Spark 500w
placa-mãe: ASUS M4A87TD/USB3
CPU: Phenom II x4 965 3.4ghz rev.3
GPU: AMD Radeon HD 7000 series

Se precisar de mais algo dá um grito.

IMG-20241006-WA0052.jpg

Postado

Overclock depende exclusivamente das capacidades do SEU hardware, cada hardware é único. Mas existem coisas básicas que se aplicam pra qualquer tipo de overclock, a primeira delas é se atentar aos valores de tensão, uma vez que tensões muito elevadas, além de fazer o processador aquecer mais, também tem potencial de danificar e/ou reduzir a vida útil do mesmo rapidamente. Pra saber se a tensão está alta demais, você precisará estudar mais sobre o processador que você está lidando, ver relato de outros usuários. Você teria que achar posts antigos na internet, porque hoje em dia quase ninguém mais usa esse plataforma.

Para ser sincero, eu não acredito que um cooler simples assim consiga dar conta de muita coisa, mas você só vai saber na prática. Esse CPU já é classificado com TDP de 125W em stock, o que é bastante coisa para um cooler desse calibre.

• Curtir 1
Postado

Ok, mais eu tinha dado uma lida antes.

E vi gente dizendo que fazendo o OC usando o multiplicador da CPU e sem ultrapassar 3,80 até dava pra manter porém faz bastante barulho por parte do cooler padrão.

Eu quero somente por em 3,60ghz e quero saber se fica bom ou tem contras sérios.

Eu dei uma olhada agora na BIOS e não encontrei as opções do multiplicador apesar dessa CPU ter a tal função (o CPU-z aponta isso inclusive)

Mais utilizei a função Oc tuner utility e ele fez isso

17289420890818946730778781662349.jpg

Postado

@O tal do Boechat pra mexer no multiplicador depende do suporte da sua placa-mãe, geralmente placas mais de entrada só vão conseguir fazer overclock mexendo na "Bus Frequency", só que isso pode trazer instabilidades em outras áreas do PC. Eu não peguei a época dessa plataforma AM3, então não sei dizer pra você quais tipos de placas suportam ou não.

• Solução
Postado

@O tal do Boechat Olá bom dia, tudo bom? essa sua placa-mãe aguenta OC sim, talvez só o seu cooler do CPU que não vá aguentar, depois veja esse vídeo aqui, provavelmente a BIOS é bem parecida, então você vai entender onde mexer para aumentar a frequência da CPU, se tu precisar aumentar a tensão, para esse CPU não é bom ultrapassar os 1.4ghz mas acredito que para apenas 3.6ghz não será necessário, na verdade acho que até da pra diminuir um pouco a tensão. Igual ao @GuilhermeGB eu nunca tive a plataforma AM3, mas nessa época eu tive amigos que tinham e lembro que eu comecei a ver uns vídeos sobre os Phenom e tal, a ASUS M4A87TD é como se fosse uma B550 mas de "antigamente", uma placa boa mas não é X570 da vida, tanto é que se o seu CPU passar muito dos 125w provavelmente terá throttling pois os VRM vão esquentar muito, vi isso neste forum, onde um tal de "PunkX 1"comentou que colocou um fan em cima pra poder fazer OC em um X6 1100T com essa placa.. lembrando que você tem que monitorara a temperatura por algum programa como o Riva Tuner.

• Curtir 1
Postado

@O tal do Boechat Perfeito, que bom que conseguiu! se você quiser abusar um pouquinho a mais também daria pra fazer OC nas RAM, eu não sei se está certo ali, mas sua RAM está em 1152mhz? essas kingston provavelmente vão aguentar 1600mhz sem aumentar a tensão, talvez só precise aumentar as latências.. mas também não ia trazer ganhos muito expressivos, vai ganhar uns 2 fps em algum jogo ou sla kkkkkk

Postado
2 horas atrás, O tal do Boechat disse:

temperatura máxima q atingiu foi 55* graus em uso maximo, considerando q o limite desse processador é 62*

Não sei como isso funciona na linha Phenom, acredito que seja igual nos FX. As temperaturas reportadas nos programas eram de sensores externos, que pegam a temperatura do encapsulamento do processador em contato com soquete. Geralmente nós levamos em consideração a temperatura interna do CPU, essa é a mais importante. Com novos CPUs Ryzen e os Intel você irá ver nos programas a temperatura interna. Dá uma diferença de 20-30ºC da temperatura interna para a externa, então se o limita é 62ºC do lado de fora, por dentro o CPU vai pegar perto dos 90ºC.

OBS: Lembro da época que os FX eram mais populares e muita gente leiga saia por aí falando que seus FX eram super frios por causa dessa diferença de sensores. Fora o caso de algumas placas meio duvidosas que reportavam temperaturas extremamente baixas, coisa de 10-15ºC.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...