Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente percebi que meu computador de mesa está baixando o clock do processador quando estou realizando tarefas que usam boa parte ou todo desempenho do mesmo. Tanto em jogos pesados, quanto em testes de stress do CPU-Z por exemplo.

Meu processador é um Intel Core i7 9700, de clock base 3.00ghz, e 4.7ghz turbo. Verifiquei esse problema pelo próprio gerenciador de tarefas e também por outros programas como o próprio CPU-Z, conforme a porcentagem de uso do processador aumenta, o clock dele vai diminuindo. Em baixa porcentagem de uso do processador o clock se mantém por volta de 4.6ghz, já em 100% de uso o clock chega até 3.33ghz. Isso ocorre em qualquer situação que faça uso do processador.

Nas configurações de gerenciamento de energia ja testei todas as opções, e sigo mantendo na opção "Desempenho Máximo".

Já verifiquei a temperatura, e acredito que não seja esse o problema, já que quando o processador está sendo utilizado 100% a temperatura não passa de 51°C. As temperaturas de outros componentes também seguem normal. Fiz o monitoramento pelo HWMonitor.

Já mexi na BIOS, pesquisei o que era cada uma das opções relacionadas ao CPU, na "Advanced Frequency Settings" mas não vi nenhuma mudança mexendo em cada uma delas. Mexi também na parte da tensão total da CPU, mas também não obtive mudanças. Dependendo do que eu mexo lá, acaba que ao invés do clock ficar em 3.33ghz quando em 100%, fica até mais baixo, por volta dos 3.00ghz.

Já tentei programas como ThrottleStop e também não mudou nada.

Em pesquisas em foruns, vi que esse problema era bem difícil de ser encontrado, e a grande maioria que teve, era em notebook, e eles esquentavam bastante. Encontrei apenas uma pessoa com esse mesmo problema em um desktop, e que não esquentasse. Mas naquele tópico também não conseguiram solucionar.

Minhas especificações são:

Processador: Intel Core i7 9700 3.00ghz

placa-mãe: Gigabyte B365m DS3H

memória RAM: 2x 16gb 2666mhz (em dual channel, um pente da Husky e um da HyperX)

Placa de Vídeo: Dual RTX 3060 v2 ASUS 12gb OC Edition

Fonte Corsair 850w

Cooler do processador: Water Cooler Corsair Hydro Series H100X

SSD: 240gb Pichau (onde fica apenas o windows e programas como o CPU-Z, HWMonitor)

HD: 1tb (onde fica os jogos e todos os outros programas. Não me lembro ao certo a marca e estou na casa do meu pai)

Windows: 10 Pro 22H2

Vale ressaltar também que a pontuação no benchmark do CPU-Z fica por volta de 3300. Meu pai tem um outro computador com um Intel Core i7 8700, rtx3060, fiz o mesmo benchmark do CPU-Z nele, e a pontuação deu por volta de 3800, sendo que as peças são todas inferiores ou iguais as do meu computador.

Postado

O VRM da placa-mãe é fraco, não consegue suprir a demanda do CPU.

Experimente colocar um  fan forte (fan "Rizy" de ~ R$ 20,00 não serve) soprando sobre o circuito do VRM para ver se ajuda.

VRM-B350-M.jpg

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

O VRM da placa-mãe é fraco, não consegue suprir a demanda do CPU.

Experimente colocar um  fan forte (fan "Rizy" de ~ R$ 20,00 não serve) soprando sobre o circuito do VRM para ver se ajuda.

VRM-B350-M.jpg

Ja tentei colocar um ventilador grande de frente com ele aberto, mas não adiantou nada. Acredito eu que não seja hardware, e sim software, imagino que possa ser até algo do próprio windows, porque sempre limita exatemente em 3.33ghz com 100% de uso, e como na BIOS tudo que testei não funcionou, imagino que o problema esteja no windows mesmo

Postado
8 minutos atrás, Israel Guilherme disse:

Ja tentei colocar um ventilador grande de frente com ele aberto, mas não adiantou nada. Acredito eu que não seja hardware, e sim software, imagino que possa ser até algo do próprio windows, porque sempre limita exatemente em 3.33ghz com 100% de uso, e como na BIOS tudo que testei não funcionou, imagino que o problema esteja no windows mesmo

Mas isso ocorre como? De cara ou vai caindo com o uso? 

É bom dizer: nessa época, B360 e B365 eram placas BEM capadas, em termo de recursos, especialmente na BIOS.. Quase nada na BIOS realmente funciona, em termos de controle da CPU.. Se Turbo Boost tá ativado na BIOS, e mesmo com ventilador não mudou, pode até mesmo ser uma limitação da própria placa-mãe.. Como o VRM é limitado, pode até ser que a Gigabyte tenha limitado a quantidade de energia que o VRM libera pra CPU, via BIOS.. Nas placas atuais, especialmente na Intel, bem comum isso..

Postado
11 minutos atrás, RS Faria disse:

Mas isso ocorre como? De cara ou vai caindo com o uso? 

É bom dizer: nessa época, B360 e B365 eram placas BEM capadas, em termo de recursos, especialmente na BIOS.. Quase nada na BIOS realmente funciona, em termos de controle da CPU.. Se Turbo Boost tá ativado na BIOS, e mesmo com ventilador não mudou, pode até mesmo ser uma limitação da própria placa-mãe.. Como o VRM é limitado, pode até ser que a Gigabyte tenha limitado a quantidade de energia que o VRM libera pra CPU, via BIOS.. Nas placas atuais, especialmente na Intel, bem comum isso..

na mesma velocidade que a % de uso da CPU sobe, o clock dela diminui, proporcionalmente. é como se fosse predefinido, 70% de uso da gpu equivale a tantos 3.90ghz por exemplo, 100% equivale a 3.33ghz e ate 10% equivale a 4.6ghz. é como se fosse assim.

Postado
6 horas atrás, Israel Guilherme disse:

na mesma velocidade que a % de uso da CPU sobe, o clock dela diminui, proporcionalmente. é como se fosse predefinido, 70% de uso da gpu equivale a tantos 3.90ghz por exemplo, 100% equivale a 3.33ghz e ate 10% equivale a 4.6ghz. é como se fosse assim.

Bom, isso é bem cara de Power Limit.. Como o VRM é fraco e sem dissipação, a Gigabyte deve ter forçado um teto de consumo pra CPU, pra não extrapolar a capacidade do VRM.. É preciso dizer que, foi meio que nessa época que TDP e consumo, começaram a ficar gritantemente separados, devido aos trocentos modos de "boost" que existem.. Nem toda placa-mãe tá pronta pra isso.. Vide exemplo abaixo:

image.thumb.png.e5e6cae6b59423a2b9cb723f2dbfe558.png

É AMD, mas o princípio é o mesmo: mesma CPU, testada em diferentes placas-mãe e com resultados bastante distintos.. Tem uma diferença de mais de 2GHz, na frequência de operação das melhores, pra pior.. E isso pesa no desempenho geral..

Imagino que seja um problema parecido no seu caso: a CPU bate num teto imposto pela placa-mãe, que não tem capacidade de fornecer aquilo que a CPU precisa, e vai escalonando a frequência da CPU pra baixo, pra ficar dentro desse teto..

• Curtir 1
Postado

Não a mais oferta de placa-mãe LGA1151 "high end" Z**,   o que encontrar será usada, com preço similar a placas para gerações atuais.

Upgrade no caso é vender o kit CPU + placa-mãe + RAM e comprar kit novo, AM4, AM5, LGA1851 ( a ser lançado este final de ano).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!