Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde.

Essa vai ser a minha primeira vez montando um PC pra trabalho e edição 3D e gostaria de fosse bom e que durasse vários anos, usei o site meupc.net pra selecionar as peças até alcançar o preço que eu estava querendo, mas queria saber se por um preço similar vocês recomendariam peças diferentes. Como sou leigo acredito que posso ter feito muitos erros então aceito mudarem a build inteira se for pra melhor. Não sei nada sobre AMD vs Intel e também fiquei com dúvidas sobre o resfriamento e se escolhi certo ou se tem que mudar algo nisso. Também uma placa de vídeo que ajude pra edição 3D seria ideal:

Processador Intel Core i7-12700, Cache 25MB, 2.1GHz (4.9GHz Max Turbo), LGA 1700 - BX8071512700
memória RAM Corsair Vengeance, 32GB (2x16GB), 4800MHz, DDR5 - 2 unidades

Placa-Mãe ASUS Prime Z790-P, Intel LGA 1700, ATX, DDR5, Wi-Fi, Bluetooth 5.2 - 90MB1cj0-M0eay0

SSD WD Green SN350 2TB, M.2 2280, PCIe, NVMe
Water Cooler Gamer Rise Mode, 240mm, AMD/Intel, Preto
Water Cooler Gamer Rise Mode, 360mm, AMD/Intel, Preto
Water Cooler Cooler Master Masterliquid ML120L V2, 120mm, AMD/Intel, Preto
Gabinete Gamer Redragon Superion, Mid Tower, Lateral em Vidro Temperado
Fonte Corsair RM750X, 750W, 80 Plus Gold, Modular, Preto
Placa de Vídeo RTX 4060 Ti VENTUS 3X 8G OC MSI NVIDIA GeForce, 8 GB GDDR6, DLSS, Ray Tracing

Detalhes extras: Acho que talvez precise de Fans normais não sei muito sobre isso, não sei se a placa de vídeo é realmente boa, o total está dando por volta de 11k, já tenho os periféricos, aceito sugestões de melhoria e por favor me falem se eu tiver cometido algum erro.

Postado

CPU: Ryzen 5700x3d

MB: ASRock Steel Legend b550Steel Legend x570 ou MSI MPG Gaming Plus b550 (Ou qualquer MB com um Chipset pelo menos b550, eu recomendo ASRock, MSI).(()

memória Ram: (2 x 32) memória RAM Kingston Fury Beast (Pegue 2 pentes).

Fonte: Tem que ter pelo menos 700 watts. (Reservei 800 reais pois não sei te indicar nada nessa faixa de preço)

SSD: SSD NVMe 1TB Kingston (Pegue 2)

GPU: RX 7800 XT 16GB ou RTX 4070 Super 12GB

Gabinete: SilverStone Fara 514x ou Montech Air 903 Base

Eu acho que ainda sobra uns mil reais ainda pro Water Cooler ou Air Cooler(5700x3d consome pouco se comparado com os intels), as Fans que vem nesse gabinete + fans do Cooler ou do Water Cooler já devem servir.

Mas eu preferiria que você focasse numa RX 7800 XT que tem os mesmos 16GB ou a RTX 4070 Super, que apesar dos 12GB ainda tem bastante potência se comparada com a RTX 4060 TI.

• Curtir 1
Postado

@Calebe A Melo Muito obrigado, achei que ficou muito bom e devo comprar esse setup com a RX 7800 XT como você recomendou, só queria tirar umas dúvidas se possível pois tenho medo de comprar errado.

Fonte Corsair RM750X - Essa fonte é compatível com essa sua build?

Estou querendo pegar esse Gabinete Montech Air 903 Base pois parece não ter RGB e eu prefiro assim, sendo assim:
Eu achei confuso a descrição da refrigeração do Gabinete, você poderia me passar um link exato de quais coolers ou water coolers eu deveria comprar pra garantir que eu não compre errado ou a mais ou a menos, eu não entendo nada disso.

Postado

A Fonte aguenta sim, @Musil. Sobre o gabinete você pode por ventoinhas de 120 a 140mm, esse gabinete é bem espaçoso, caso você queira por um water cooler, vai conseguir colocar um radiador de até 360mm tanto em cima, como na frente. Sobre as fans, eu acho que as 3 que vem nele( 2 x 140mm e 1 x 120mm), acho que são de boa qualidade e bem fortes, já devem servir para manter o computador me resfriado. Um bom cooler eu acho que seria esse aqui, o AK400 da Deepcool.

Um cara aqui do grupo que entende de refrigeração é o @1lokos e pode te indicar um water cooler ou um bom cooler para o Ryzen 7 5700x3D.

Já sobre uma boa fonte de pelo menos 700W, quem entendem bastante sobre o assunto é o @Tiberio e o @Batata Defumada.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Musil Olá, eu acho que vale a pena ir com a plataforma AM5 da AMD, assim você vai ter mais longevidade e no futuro só vai precisar trocar o processador em um upgrade, em vez de ter que mudar placa-mãe e memórias também.

Se você quiser seguir essa orientação, o processador ideal provavelmente seria o Ryzen 9 7900X, por ter 12 núcleos e 24 threads. Se o Ryzen 9 9900X estiver no mesmo preço ele é uma opção melhor, a performance é só um pouco superior. Se não couber no orçamento então pegue pelo menos o Ryzen 7 7700 (8 núcleos e 16 threads). O Water Cooler que eu recomendaria pra eles é o Thermalright Aqua Elite 360 Black V2. Se quiser um Air Cooler então pode ser o Thermalright Peerless Assassin 120 SE ARGB.

Placas-mãe AM5 que eu recomendo (pegue a que couber no orçamento):

Memórias o ideal seria aquelas com suporte ao AMD EXPO, com 6000mhz e CL30, com por exemplo: 

Se estiverem muito caras, talvez você encontre outras que sejam 5600mhz ou 5200mhz mais em conta.

14 horas atrás, Musil disse:

Estou querendo pegar esse Gabinete Montech Air 903 Base pois parece não ter RGB e eu prefiro assim, sendo assim:

Esse realmente não tem RGB, mas a versão Max dele costuma custar R$50,00 a mais apenas, conta com um fan a mais e o fan hub. E aí é só você desligar os leds ou nem mesmo conectar o cabinho do ARGB. Além disso caso no futuro você resolva gostar de RGB você vai estar preparado pra isso, rs.

15 horas atrás, Calebe A Melo disse:

Recomendo fortemente a 4070 Super, em tarefas profissionais a NVIDIA geralmente tem vantagem, mas não esse modelo aí. A RTX 4070 Super ASUS DUAL é um modelo excelente que costuma aparecer até por R$4.200,00 em promoções.

14 horas atrás, Musil disse:

Fonte Corsair RM750X - Essa fonte é compatível com essa sua build?

Sim, é compatível e é uma excelente fonte.

15 horas atrás, Calebe A Melo disse:

SSD: SSD NVMe 1TB Kingston (Pegue 2)

Em vez do Kingston NV2, é melhor pegar o sucessor dele, Kingston NV3.

• Curtir 3
  • Solução
Postado

@Batata Defumada Muito obrigado, as peças passaram um pouco mas acho que vai valer o preço extra, queria fazer uma lista do setup final e aproveitar pra tirar dúvidas finais:

CPU: AMD Ryzen 9 9900x

MB: placa-mãe MSI MAG B650 Tomahawk

memória RAM: Memória DDR5 Kingston FURY Beast, 16GB - 2 Unidades

Fonte: Fonte Corsair RM750X

SSD: SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2 2280 - 2 Unidades

GPU: RTX 4070 Super ASUS DUAL

Gabinete: Gabinete Gamer Montech Air 903 Base (Não achei o Max, tem link?)

Resfriamento: Thermalright Aqua Elite 360 Black V2 (Só preciso de 1 unidade?)

Considerações finais: Você recomendaria eu adicionar mais 2 pentes da mesma memória RAM no futuro pra totalizar 64 GB? O Water cooler só precisa de uma unidade ou precisaria de mais? Tem o link do Gabinete Max que você recomendou? Notei que a placa-mãe tem 3 slots pra M.2 então no futuro eu poderia também adicionar mais 1 do mesmo SSD da lista ou isso daria algum problema? Ou você recomendaria um SSD sata ao invés?

• Curtir 1
  • Moderador
Postado
3 horas atrás, Musil disse:

Gabinete: Gabinete Gamer Montech Air 903 Base (Não achei o Max, tem link?)

Perdão não ter colocado o link, mas o colega acima já fez isso.

Resfriamento: Thermalright Aqua Elite 360 Black V2 (Só preciso de 1 unidade?)

Sim, apenas um. E o local de instalação ideal é no topo do gabinete, o que é conveniente até porque o Montech 903 Base e Max vem com fans na traseira e na frente.

Você recomendaria eu adicionar mais 2 pentes da mesma memória RAM no futuro pra totalizar 64 GB?

O cenário ideal é ter apenas dois pentes para estressar menos o controlador de memória do processador. Então se você acha que vai precisar de tanta memória RAM a minha recomendação seria pegar dois pentes de 32GB agora.

Mas caso isso não seja possível, não vai ser o fim do mundo no futuro você colocar mais dois pentes e ficar com quatro, claro que sempre tem a possibilidade de as mesmas memórias não estarem mais disponíveis, e mesmo que ainda estejam por óbvio não vai ser o mesmo lote, mas enfim, dá pra fazer isso sim.

Notei que a placa-mãe tem 3 slots pra M.2 então no futuro eu poderia também adicionar mais 1 do mesmo SSD da lista ou isso daria algum problema?

Eu nem tinha notado que ela tinha tanto slot, isso é ótimo. Sim você pode instalar 3 SSDs M.2 ao mesmo tempo, sem problema.

Ou você recomendaria um SSD sata ao invés?

Não se você puder evitar kkkk, dê preferência para os M.2 NVMe. Até porque quando são instalados SSD M.2, algumas portas SATA da placa-mãe param de funcionar (via de regra, é essencial consultar o manual da sua placa-mãe para saber se isso procede e também quais portas são desativadas).

• Curtir 1
Postado
17 horas atrás, Musil disse:

Acredito que só haja uma única ressalva, o modelo escolhido em si é incrível, mas infelizmente está caro demais no momento, 

Palit RTX 4070 Super está custando R$ 900 a menos.

Ele têm uma construção e sistema de refrigeração mais básicos (por isso temperaturas mais elevadas, ainda dentro de um nível aceitável), mas com alguns ajustes finos consegue quase mesmo desempenho térmico do modelo da ASUS.

Análises dela abaixo.

A empresa infelizmente não oferece suporte em território nacional e a Terabyte é conhecida por ter um péssimo (ou inexistente) pós vendas, mas ainda assim são anunciados dois anos de garantia (3 meses de garantia legal + 33 contratuais) para ela.

Fica à seu critério então, mas, na minha visão não compensa pagar quase 25% a mais para ter o mesmo desempenho, sendo que com um pouco de conhecimento, adquirido por meio alguns tutoriais no YouTube (se quiser, também podes buscar auxílio aqui no fórum), conseguirá uma experiência bastante similar.

Um modelo entre as duas (não tão acessível, mas não tão cara) seria a Galax Teclab Lite, que atinge temperaturas menores em stock, têm uma ótima qualidade de construção e nela é oferecido 3 anos com o RMA da Galax, que é reconhecido como exemplar em nosso mercado.

Ela é cerca de 8% mais cara que a Palit.

• Curtir 1
Postado

Ia comentar sobre o a escassez de recentes quedas no preço deste modelo quando me deparei com modelo ASUS Dual EVO por somente R$ 4.100 na Terabyte, aí sim está compensando!

@Musil Caso acabe comprando ela não se esqueça de cadastrá-la no site deles (LINK), assim terá um acesso facilitado à suporte no futuro, caso necessário.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

@Batata Defumada @Calebe A Melo

Eu estou querendo fazer a compra do computador essa semana e queria tirar uma última dúvida com vocês. Eu não estava querendo ter que montar o PC pois tenho medo de pagar caro e cometer um erro na instalação e quebrar algo sem querer por isso, por isso achei uma alternativa que é usar o serviço de montagem da Kabum pra fazer a montagem pra mim. Eu teria que mudar algumas peças pra fazer isso, mas calculei e o preço vai ficar praticamente o mesmo de antes, um pouco mais barato até. Mas queria confirmar com vocês se essas peças alternativas vão funcionar corretamente ou se eu estou cometendo algum erro.

Detalhe: Embora algumas peças vendam na kabum elas não estão disponíveis na sessão de montar computador se for apenas revendido, por isso tive que mudar o processador, mesmo tendo o AMD Ryzen 9 9900x na kabum não é possível escolher ele na montagem.

CPU: AMD Ryzen 9 7900X

MB: B650 MSI MAG Tomahawk

memória RAM: Memória Kingston Fury Beast EXPO, 32GB, 6000MT/s, DDR5 - 1 Unidade

Fonte: Fonte XPG Core Reactor II VE, 750W, 80 Plus Gold

SSD: SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2 2280 - 2 Unidades

GPU: Placa de Vídeo RTX 4070 SUPER Gaming Verto OC

Gabinete: Gabinete Gamer Corsair 480T Airflow, Mid-Tower, ATX
Fans: Kit Com 5 Ventoinhas Rise Mode Crystal Sound, 120mm, ARGB

Resfriamento: Water Cooler Rise Mode ARGB, 360mm, AMD/Intel, Preto - RM-WCB-07-ARGB

Queria saber se mesmo com essas mudanças se como está vai funcionar direitinho ou se eu cometi algum erro ao trocar as peças. Penso que poderia ter alguma incompatibilidade ou algo assim por isso queria confirmar antes de fazer a compra.

Postado
35 minutos atrás, Musil disse:

Eu não estava querendo ter que montar o PC pois tenho medo de pagar caro e cometer um erro na instalação e quebrar algo sem querer por isso,

Tens contato com alguma assistência técnica de confiança ou conhecido (que entende disto) para montar?

Honestamente, não te sugiro fazer o que está pretendendo, além estar limitando suas opções está, também, pagando mais caro em peças que não valem o preço cobrado.

Caso assista vídeos de montagem de uma máquina na plataforma AM5, leia os manuais com paciência e atenção e invista R$ 40 em aprimorar seus conhecimentos montar seu próprio computador não será uma tarefa tão difícil.

Apontando algumas escolhas de peças não tão ideais:

• Ryzen 9 9900X é mais frio e eficiente que o 7900X, tendo um aumento de apenas ~5% em preço. Vá nele então.

• Para basicamente qualquer processador e placa-mãe disponíveis a situação ideal é usar dois módulos (pentes) de memória para que consiga trabalhar em dual channel. 

• Desconheço do modelo de fonte específico, mas com as ações "anti-consumidor" recentes da XPG procuraria evitar os modelos deles.

Aliás, esta variante da linha Core Reactor aparenta contar com um projeto diferente, logo, ainda não teve sua qualidade verificada. É oferecida uma garantia menor nela também, divido que isto seja a toa.

• Fans incrivelmente fracas, têm ênfase em promover um "show de luzes" em vez de performance térmica minimamente aceitável.

Pode causar sobreaquecimento nas suas peças, dependendo da região que o desktop ficará.

• Para não vir com nenhuma ventoinha ou recurso que o faça valer a pena, o gabinete está caro demais - provavelmente se deve à fama de "marca da grife" que a Corsair têm no Br - o Montech Air 903 Max custará menos no total, já que não vai estar gastando R$ 110 em fans.

Também têm ARGB, caso te seja um diferencial.

• O water cooler possui baixa durabilidade e garantia curta, em pouco menos de 3 - 2 anos notará aumento nas temperaturas, e provavelmente terá de trocá-lo.

Um air cooler de torre dupla + undervolt será suficiente para o R9 9900X.

• Curtir 1
Postado

@RonaldoXbox

Entendi. Eu tenho um pouco de receio de assistência técnica na minha cidade pois já tive uma que teve problemas com uma pegando um notebook pra consertar e devolvendo ele ainda mais quebrado dizendo que não tinha conserto.

Obrigado pelas informações, vou seguir o que você falou, não conheço ninguém que sabe montar, mas vou dar uma pesquisada na internet se tem alguma assistência técnica fora da minha cidade que montaria pra mim ou tentar montar eu mesmo, estive assistindo vários vídeos sobre, não parece difícil, mas o receio de quebrar algo ainda existe.

Sobre a memória eu pretendo comprar um segundo pente eventualmente. Vou comprar as peças que coloquei originalmente então. Dito isso a placa-mãe que eu coloquei, a Placa de Vídeo RTX 4070 SUPER Gaming Verto OC é melhor ou pior do que a RTX 4070 Super ASUS DUAL
elas parecem a mesma coisa mas a de 4600 de 2 fans enquanto a de 4099 tem 3 então queria saber qual seria melhor.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Musil disse:

a Placa de Vídeo RTX 4070 SUPER Gaming Verto OC é melhor ou pior do que a RTX 4070 Super ASUS DUAL
elas parecem a mesma coisa mas a de 4600 de 2 fans enquanto a de 4099 tem 3 então queria saber qual seria melhor.

A ASUS dual é um bom negócio quando tá custando R$4.200,00 ou menos, nesse preço aí não vale a pena.

• 2 semanas depois...
Postado

@Batata Defumada @Calebe A Melo @RonaldoXbox  Olá, gostaria de saber se algum de vocês poderia me tirar umas dúvidas sobre montagem de PC. Minhas peças finalmente chegaram, estou com a configuração original sem mudanças, essa daqui:

CPU: AMD Ryzen 9 9900x

MB: placa-mãe MSI MAG B650 Tomahawk DDR5, Wifi

memória RAM: Memória DDR5 Kingston FURY Beast, 32GB

Fonte: Fonte Corsair RM750X

SSD: SSD Kingston NV3, 1 TB, M.2 2280 - 2 Unidades

GPU: RTX 4070 Super ASUS DUAL

Gabinete: Gabinete Gamer Montech Air 903 Max

Resfriamento: Thermalright Aqua Elite 360 Black V2

O problema que eu encontrei foi, quando fui parafusar a placa-mãe no gabinete. Os buracos dos parafusos do gabinete e da placa-mãe se desencontram por questão de milimetros, notei que o Gabinete Air Max diz ser compatível com "E-ATX" enquanto a placa-mãe é "ATX", pensei que talvez eu tivesse que mudar a posição dos parafusos, mas não achei nada sobre isso na internet e também não vi nenhum buraco de parafuso que esteja a questão de milimetros de diferença igual o que é necessário. Eu assumo que estou cometendo algum erro e pensei que talvez vocês pudessem me falar se souberem. Vou anexar algumas fotos de como está vocês verem.

Detalhes: Como podem ver nas fotos os parafusos se desecontram por questão de mm, os parafusos da parte de baixo eu até consegui conectar porém os demais simplesmente não tem espaço, não parece ter nada no caminho a menos o próprio espelho da placa-mãe que já vem acoplado e nem tem como tirar, mas realmente parece que se tirasse aí ia conseguir entrar um pouco mais pra dentro a parte de cima e os parafusos iriam conectar

Não faço ideia se vão conseguir me ajudar só com fotos mas pensei que não custa tentar.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Postado

https://www.kabum.com.br/produto/392611/placa-mãe-b650-msi-mag-tomahawk-wi-fi-amd-am5-atx-DDR5-mag-b650-tomahawk-wifi?utm_id=21585251035&gad_source=1&gclid=CjwKCAiArva5BhBiEiwA-oTnXb_pmnDGx3w4ot1qzHghwNfFEF43yNrwfEVNlAiFr1eqZGv0GYDiwRoClDoQAvD_BwE é essa daqui? que estranho, era para ter pegado direto. Não era para ficar esses parafusos para fora.

Pode mandar uma foto aberta? Tipo, do gabinete aberto de lado para avaliar melhor? 

Quando tu foi montar, você alinhou a placa-mãe com a parte do espelho do gabinete?

Eu acho que eu sei o que pode ter acontecido, acho que você não alinhou o espelho da placa-mãe com o espelho do gabinete. Alinha ambos e as peças vão se encaixar. No caso, para alinhar você vai ter que retira a placa dos parafusos e alinhar e ai depois parafusar.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...