Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memórias DDR5 6400mhz reconhecendo apenas 3600mhz

Ir à solução Resolvido por Rodrigo J Polette,

Posts recomendados

Postado

Prezados,

Conforme ajuda do fórum (Tópico), montei o computador.

Está funcionando corretamente, nenhum erro ou defeito até o momento.

Porém, as memórias de DDR5 de 6400mhz XMP OC, são reconhecidas apenas em 3600mhz.

Alterei DOCP/XMP porém o pc não liga, sendo necessário fazer um reset da MB. Já tentei os 3 perfis que aparecem no ASUS Ai tweaker, DOCP I, DOCP II e DOCP Tweaker.

No site da fabricante informa que são compatíveis (pelo menos o código inicial), no site informa: LEXAR LD5EU016G-R6400GD0A e as compras são LEXAR LD5EU016G-R6400GDLA

Atualizei a BIOS para a versão 3033 e mesmo assim não liga. Tem uma última versão da BIOS (3042) porém não aparece como executável/estável.

placa-mãe: ASUS TUF Gaming A620M-PLUS

Memórias: LEXAR 2x16GB DDR5 6400mhz CL32

Processador: Ryzen 7 8700g

Imagens: 01 - 02 - 03

Teriam alguma dica? 

Postado

@Rodrigo J Polette Sim, cheguei a alterar apenas ele também, porém não inicia.

O computador salva as configurações e reinicia, a partir deste ponto já não tem vídeo, fica girando os coolers e piscando a led do sistema direto.

Assim que reseto o clrtc, ele volta ao normal.  

Postado

@Rodrigo J Polette Boa tarde 😄

Havia feito o teste com apenas uma memória, porém, por algum motivo ele também não ligava, mesmo sem alterar a frequência.

Não entendo sobre essas memórias atuais, mas basicamente o computador só iniciou com as duas memórias instaladas e desde que estivessem no slot  correspondente a numeração, exemplo: A1 e A2 ou B1 e B2

Se inserir uma no A1 e outra no B1, ele já não liga também. 

Curiosidade: Como não havia feito, resolvi deixar as duas memórias nos slots B1 e B2 e alterar o perfil para DOCP I. Porém desta vez, deu certo! Ele ficou piscando de forma diferente, demorou uns 5 minutos e ligou. Fui conferir e ele reconheceu os 6400mhz 🤨

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Eu tinha visto que DDR5 é mais chato para conseguir DualChannel! Se as memórias não forem idênticas, mas idênticas mesmo, não só nas especificação...

Tipo o número de série tem que ser sequencial... no meu caso tem uma diferença de uns 3 unidades hehe, mas já consegui dual channel com elas.

• Curtir 1
Postado

Essas vieram em um kit 32gb (2x16) e mesmo assim já estão dando essa "dor de cabeça", imagina se não for então rsrs.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...