Ir ao conteúdo

não consigo criar corretamente atalhos de aplicações na barra de tarefas

Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Postado

então pessoal, eu uso o linux ZorinOS, e basicamente eu instalei o intellij IDEA por meio de um pacote .tar.gz, e fiz de tudo para conseguir colocar um icone na barra de tarefas, e ele até está lá, mas não funciona da maneira correta

Eu gosto de evitar tirar a mao do teclado ao navegar entre minhas aplicações, então para alterar qual janela eu estou focando no momento, eu uso muito o atalho super + numero do atalho na barra de tarefas.

Apesar disso, o meu atalho do intellij na barra de tarefas se comporta diferente, pois ao clicar nele, ele abre o aplicativo em um outro atalho, em vez de "ficar em cima do atalho de execução", como os outros aplicativos do meu sistema fazem (a aplicação aberta não é possível de fixar:

Screenshotfrom2024-10-2917-19-40.png.188ca6a7fe5f3a20bd491166c44d4511.png

Alguma ideia do que pode estar acontecendo? Irei deixar abaixo o processo de instalação que segui.

Extraí o pacote:

tar -xzf ideaIC-2023.2.2.tar.gz

movi o pacote extraido para /opt/

sudo mv idea-IC-232.9921.47 /opt/intellij-idea

criei um link para acesso (testei tanto enviando o .sh quanto o executavel do Idea)

sudo ln -s /opt/intellij-idea/bin/idea.sh /usr/local/bin/idea

Criei um atalho .desktop na area de trabalho

sudo nano /usr/share/applications/intellij-idea.desktop

Conteudo do .desktop:

[Desktop Entry]
Name=IntelliJ IDEA
Comment=Edição Comunitária do IntelliJ IDEA
Exec=/opt/intellij-idea/bin/idea.sh
Icon=/opt/intellij-idea/bin/idea.png
Terminal=false
Type=Application
Categories=Desenvolvimento;IDE;
StartupWMClass=jetbrains-idea

obs. não é uma coisa especifica do zorin, ja que obtive esse mesmo problema no linux mint.

• Membro VIP
  • Solução
Postado

StartupWMClass deve estar errado. Crie o arquivo .desktop pelo próprio programa (Tools -> Create Desktop Entry...) para ver se os valores ficam corretos.

• Obrigado 1
Postado

@Marcos FRM

Muito obrigado mesmo, está funcionando.

O unico problema é que eu não consigo achar onde foi criado esse .desktop do intellij (não está nos caminhos padrões aparentemente), então não estou conseguindo ver onde está o erro no arquivo .desktop que foi criado manualmente, mas o que importa é que funcionou kkkkk

Postado

@Marcos FRMEu chequei tanto dentro de ~/.local/share/applications/ quanto /usr/share/applications/, não achei em nenhum dos dois. Mas com certeza o erro era a StartupWMClass, apesar de que eu tinha verificado ela pelo comando xprop, mas possivelmente eu tenha colocado algo errado na hora de preencher e não percebi

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!