Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho a intenção de proceder a uma melhora de processador e placa-mãe em meu computador, cujas configurações atuais são:

Processador Ryzen 5 2400G

Placa de vídeo RX 6600

memória RAM 16 GB (2x8) a 3600 MHz

Placa-mãe ASUS A320M KBR

Fonte Gigabyte 500W

Dado que o processador e a placa-mãe são antigos, o desempenho da placa de vídeo é bem limitado; pretendo focar a atualização nestes dois componentes. Contudo, tenho a dúvida se convém adquirir uma placa-mãe e processador da geração AM4 mesmo ou avançar para a geração AM5.

Se optar pela AM4, as peças escolhidas seriam uma B550M Pro VDH da MSI e um Ryzen 5700X ou o X3D; todavia, no caso de optar pela AM5, a escolha seria uma A620M combinada com um Ryzen 7600X, exigindo também a substituição da memória RAM.

Considerando o propósito exclusivo para jogos, pergunto: este investimento na nova geração AM5 compensa? também o investimento seria consideravelmente maior

E caso eu opte pelo AM4, ainda há uma longa vida útil desses componentes pela frente? como por exemplo 5 anos ou mais; ou é algo já em decadência? 

Postado

Boa tarde!

Sim, justifica. E ainda voce pode vender seu KIt am4 que ainda está em alta procura...

A diferença de valor não é tanto assim quanto era antes...

7600X não recomendo, melhor ir no 7600 mesmo (dá pouca diferença, ou quase nenhuma)

Am4 ainda está tendo lançamentos de processadores, mas como sua placa é de entrada, melhor vender com o processador 2400G.

Postado

@Rodrigo J Polette É uma decisão complicada, fiz as contas e se eu fosse apenas fazer o upgrade continuando na AM4 ficaria em média 2.000; Agora caso seja AM5 ficaria por volta de 3.100...

É um valor bem considerável, não sei quanto daria para recuperar com as peças que eu poderia vender, mas caso eu opte pelo AM4, sabe dizer a longevidade que essa plataforma ainda tem? 

Postado

O Am5 diz que vai até 2027, então o AM4 já está pela boa de aposentar...

Mesmo considerando o 7600 (sem o X) ?

Eu vendi meu 2400G com 4G e uma B350 por 950,00 (sim comemorei bastante hehehe, e recebi também 😎)

Postado

@Rodrigo J Polette Sim, mesmo considerando sem o X (é apenas uns 200 reais a menos), uma das partes mais caras seria trocar as memórias por novas de 6000Mhz, mesmo no Aliexpress ficam por volta de R$600-700, também cotei com o Ryzen 7 8700F no lugar, é praticamente o mesmo valor, 1000 reais a mais. 

Aliás, onde ti vendeu? estou com memória ram 2x8 de 2666mhz paradas aqui há uns meses, sem saber onde vender, e seria o mesmo com a placa, processador e essas outras memórias de 3600mhz 

Postado

Gastando uns 300 consegue vender o seu por uns 1000

Fonte tomahawk de 100,00

Gabinete rise mode x1 de 90/ TGT legion de 150

SSD sata a data 240gb de 120

Pode pegar mais em conta no olx

Colocando umas fan  RGB e cooler colorido no gabinete TGT legion deve conseguir até uns 1500

Postado
11 horas atrás, Lyrocon disse:

"Coraçao dele"

Foi isso que eu fiz, coloquei só o kit a venda, no OLX e no Face, no MarketPlace...

Recentemente vendi o jogo de 9 ventoinhas com a controladora (pois as ventoinhas eram chinesas com cabo de 6 pinos), vendi no facebook também.

Postado
18 horas atrás, Rodrigo J Polette disse:

Am4 ainda está tendo lançamentos de processadores...

Estes "lançamentos" AM4 são enganação - o último relevante foi o Ryzen 5700X3D em Janeiro de 2024, que foi uma "tunagem" para menor consumo/temperatura do 5800X3D, recentemente descontinuado.

O que a AMD faz é "requentar" CPU existente mudando a sigla, Ryzen 5600G como 5600GT,  5700G como 5700, 5900X como 5900XT, e supostamente possíveis Ryzen 5600 como 5600T, 5600X como 5600XT, com pequena mudança no clock, menos no caso do 5700, que só perdeu o vídeo integrado.

• Curtir 2
Postado

@1lokos Pelo que vi o Ryzen 5700X3D é até mais novo (cerca de 2 anos) que esse 7600X e as vezes até possuí um desempenho melhor, por isso a difícil escolha, além de que migrar pro AM5 custará beeeem mais.... estou quase tirando no cara ou coroa se devo ou não

• Membro VIP
Postado

Tendo em vista o baixo valor da B550M PRO VDH, só partiria para AM5 quando o Ryzen 7 5700X3D não fosse mais suficiente.

Minha teoria é que o Ryzen 5 5600GT é um Ryzen 7 5700G com defeito em 2 núcleos, foi um "lançamento" para tirar o estoque parado sem utilização. 

Postado

@Pedroou Mas tendo em vista que o 5700X3D aguenta até empurrar uma 4070 Ti ou semelhante e eu possuo uma RX6600 então eu posso continuar no AM4 numa boa? (se eu for fazer algum upgrade de placa de vídeo será algo igual ou superior a uma 4060 - 70)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...