Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia/tarde/noite, tenho o seguinte setup:

B450m Gaming Gigabyte 

Ryzen 5 3600

16gb (2x8) Juhor 3600ghz

SSD NVMe 500gb Kingston + SATA 240gb Kingston

Rx 5700XT Gigabyte

Fonte Gigabyte P650G 80 Plus Gold 

Basicamente uso pra jogar em full HD e em busca de uns FPS a mais gostaria de fazer um upgrade de até 800$, recentemente comprei um monitor 165hz full HD e queria usar o máximo dele. Pensei em colocar 32gb de ram 3200ghz ou mudar o processador para um Ryzen 5 5600, sendo que no Warzone por exemplo meu 3600 fica com 40% de uso, então fica minha dúvida, mais RAM ou up no CPU. 

IMG_7099.jpeg

Postado

32GB de RAM será inútil pra você, a menos que você trabalhe com produção de conteúdo no seu PC.

Vamos estabelecer algumas coisas, o que uma RX 5700 XT entrega em 1080p Baixo nesse jogo é algo por volta de 120-140 FPS, pelo que vi. O Ryzen 5 3600 deve conseguir entregar nesse game algo entre 100-130 FPS também, talvez um pouco mais em alguns momentos. Se você já está conseguindo essa faixa de desempenho um pouco acima dos 100 FPS, você está perto do limite do seus dois principais hardwares. Resumindo: se você melhorar qualquer um desses dois hardware sozinho, provavelmente não conseguirá ver ganhos reais de desempenho.

Infelizmente, com R$800 você não conseguiria comprar nem um CPU que seja superior ao Ryzen 5 3600, quanto mais uma placa de vídeo que seja superior a sua RX 5700 XT. Para garantir que você tenha aumento real de desempenho no Warzone, você terá que investir no mínimo uns R$3.000 no seu PC, trocando CPU + GPU.

Postado

@GuilhermeGB estou conseguindo essa faixa de FPS em torno dos 100/120 mesmo. Seria interessante eu vender essa minha GPU e pegar outra mais forte? Sem trocar o processador, visto que o 3600 usa 40% enquanto estou jogando que aliás me surpreendeu bastante pelo fato de ser um 3600… Analisando como um todo se eu conseguisse ter como trocar um dos 2, qual me aconselharia trocar CPU ou GPU? Dentro dos limites da minha placa-mãe… Se puder recomendar um modelo específico também eu agradeceria. 

• Membro VIP
Postado

@Hugo Assis Eu trocaria somente o processador, visto que hoje ele é o gargalo do sistema. Questão de FPS você regula pela qualidade do jogo. A 5700XT deveria ser suficiente. O Ryzen 5 5600 está custando 900 reais hoje. Mais pra frente vê outra VGA, caso seja necessário.

Postado
agora, Hugo Assis disse:

visto que o 3600 usa 40% enquanto estou jogando

Isso não quer dizer nada. Gargalo de CPU pode ocorrer até mesmo com CPU a 20% de uso, isso só indica que o jogo não consegue usar 100% do seu processador, mas ele já está usando o máximo que a engine consegue extrair dele. Hoje em dia dá pra contar nos dedos quantos jogos conseguiriam usar realmente 100% de um CPU com 12 threads.

2 minutos atrás, Hugo Assis disse:

Analisando como um todo se eu conseguisse ter como trocar um dos 2, qual me aconselharia trocar CPU ou GPU? Dentro dos limites da minha placa-mãe… Se puder recomendar um modelo específico também eu agradeceria. 

O único upgrade de CPU que acho interessante para esse processador é o Ryzen 7 5700X3D. Inclusive eu também sou usuário do Ryzen 5 3600, e se eu não for direto para AM5 no próximo upgrade, a única opção que acho interessante é o 5700X3D. Mas esse CPU custa perto dos de R$1.400, bem acima do seu orçamento. Mas investindo nele, qualquer placa de vídeo mais potente que você colocar no futuro irá render muito bem, esse CPU conseguiria entregar mais de 200 FPS no Warzone. 

Ainda assim, colocando um CPU mais potente, talvez o máximo que você ganharia aí com sua placa de vídeo seria uns 20 FPS. A menos que você comece a apelar para configuração gráficas bem mais reduzidas, ativando FSR e coisas do tipo.

Postado

@GuilhermeGB

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Isso não quer dizer nada. Gargalo de CPU pode ocorrer até mesmo com CPU a 20% de uso, isso só indica que o jogo não consegue usar 100% do seu processador, mas ele já está usando o máximo que a engine consegue extrair dele. Hoje em dia dá pra contar nos dedos quantos jogos conseguiriam usar realmente 100% de um CPU com 12 threads.

O único upgrade de CPU que acho interessante para esse processador é o Ryzen 7 5700X3D. Inclusive eu também sou usuário do Ryzen 5 3600, e se eu não for direto para AM5 no próximo upgrade, a única opção que acho interessante é o 5700X3D. Mas esse CPU custa perto dos de R$1.400, bem acima do seu orçamento. Mas investindo nele, qualquer placa de vídeo mais potente que você colocar no futuro irá render muito bem, esse CPU conseguiria entregar mais de 200 FPS no Warzone. 

Ainda assim, colocando um CPU mais potente, talvez o máximo que você ganharia aí com sua placa de vídeo seria uns 20 FPS. A menos que você comece a apelar para configuração gráficas bem mais reduzidas, ativando FSR e coisas do tipo.

Muito boa essa informação, tinha em mente que por ele estar usando só 40% eu conseguiria explorar mais usando uma GPU mais potente, obrigado por isso. 

Em relação ao up pro 5700x3d, eu já pesquisei a respeito e tenho interesse em fazer, porém li também que talvez essa minha placa-mãe não extraia tudo dele e pelo que li também não é recomendável pois a versão 700 dos Ryzen não teve bons resultados de desempenho nessa b450m Gaming da gigabyte (assisti esse vídeo aqui 

).

Na real acredito que seja a opção de ir pra AM5 mesmo. 

Postado

@Hugo Assis ela não aguentou o 5800X3D, mas o 5700X3D é bem mais otimizado em relação ao consumo de energia, por isso é um CPU bem mais interessante. A AMD até descontinuou o 5800X3D porque perdeu o sentido. O consumo de corrente de um 5700X3D em carga máxima fica na casa dos 70-75A, mas em jogos tende a ser bem menor, ou seja (50-60A), não será problema pra placa-mãe.

EDIT: Uma dúvida, sua placa de vídeo roda com 100% de uso o tempo inteiro dentro do jogo?

Postado
43 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Hugo Assis ela não aguentou o 5800X3D, mas o 5700X3D é bem mais otimizado em relação ao consumo de energia, por isso é um CPU bem mais interessante. A AMD até descontinuou o 5800X3D porque perdeu o sentido. O consumo de corrente de um 5700X3D em carga máxima fica na casa dos 70-75A, mas em jogos tende a ser bem menor, ou seja (50-60A), não será problema pra placa-mãe.

EDIT: Uma dúvida, sua placa de vídeo roda com 100% de uso o tempo inteiro dentro do jogo?

Sim 99% o tempo todo a 65~70°. Uso algumas config de qualidade no médio a maioria no baixo. 

Postado

@Hugo Assis faça um teste em 720p e veja se seu você ainda consegue ter um aumento bom de desempenho. Se tiver ganho, então o seu processador ainda teria uma margenzinha para uma placa de vídeo mais forte. Só que saindo da RX 5700 XT, pra você fazer um upgrade que comece a compensar, teria que investir na RX 6750 XT ou algo acima. De vez em quando aparece RX 6750 XT a venda por uns R$2.400, que é um preço bacana pra esse nível de placa, ainda com 12GB de RAM. Tipo essa:

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-quick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp

Aumento de desempenho da RX 5700 XT para RX 6750 XT seria na casa dos 40%, ou seja, em teoria você subiria de 100 FPS para 140 FPS na mesma configuração gráfica (se o processador conseguir acompanhar).

Como sua placa já está em 100%, então melhorar o processador (sozinho) não resultaria em ganhos de FPS.

Postado

@GuilhermeGB

55 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Hugo Assis faça um teste em 720p e veja se seu você ainda consegue ter um aumento bom de desempenho. Se tiver ganho, então o seu processador ainda teria uma margenzinha para uma placa de vídeo mais forte. Só que saindo da RX 5700 XT, pra você fazer um upgrade que comece a compensar, teria que investir na RX 6750 XT ou algo acima. De vez em quando aparece RX 6750 XT a venda por uns R$2.400, que é um preço bacana pra esse nível de placa, ainda com 12GB de RAM. Tipo essa:

https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-xfx-radeon-rx-6750-xt-speedster-quick319-12gb-gddr6-192-bit-rx-675xyjfdp

Aumento de desempenho da RX 5700 XT para RX 6750 XT seria na casa dos 40%, ou seja, em teoria você subiria de 100 FPS para 140 FPS na mesma configuração gráfica (se o processador conseguir acompanhar).

Como sua placa já está em 100%, então melhorar o processador (sozinho) não resultaria em ganhos de FPS.

Cara desde já agradeço a sua atenção, analisando como um todo e depois de conversar com um amigo aqui do trabalho, melhor eu fazer o up na plataforma e ir pra AM5, vou usar essa grana pra comprar a princípio a placa-mãe. No caso eu precisaria da placa-mãe, memórias DDR5 e processador correto? Fonte e GPU e armazenamento consigo manter do setup atual né? Na questão de compatibilidade…

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

E a respeito de reduzir a resolução pra ver no que dá é uma boa ideia. Vou testar quando chegar em casa pra saber como vai reagir..

Postado
6 minutos atrás, CristianCDS disse:

É impressão minha ou não tem fan nenhuma no gabinete?

Aliás, belo setup.

Não é impressão sua hahahaha

Não tenho fan no gabinete, ele fica aberto e ae condicionado full time rs

Não tenho problema com temperatura porém quero passar a usar ele fechado e quero colocar um kit de fan em breve…

• Haha 1
Postado

@Hugo Assis É complicada essa situação onde o setup já está muito bem equilibrado, mas como se tratam de jogos FPS eu acho que o caminho mais viável e com viável eu quero dizer em conta, seria trocar trocar o processador para um como o 5700x3D, o mesmo performa muito bem em FPS pelo aumento do cache L3 e também é um processador comparável a um R5 7600, você ainda estaria no socket AM4, mas com um processador muito bom e investindo +-1300 reais. Sua B450 deve suar para rodar ele, mas deve dar conta sim.
Outro caminho seria ir para o AM5 que te trará mais longevidade para possíveis upgrades, porém um Kit com desempenho similar ao AM4 com as peças que você já tem e com um 5700x3d custaria um pouco mais de 3000 reais, no mínimo. 
Trocar a GPU é uma boa também, mas como o foco são jogos FPS é provável que veja mais ganhos com um processador melhor (Ainda caberia trocar a GPU futuramente ou caso o orçamento permita, uma vez que quer extrair tudo do monitor e a 5700XT já não da conta de rodar tudo no ULTRA 60+FPS sem a ajuda do FSR, e alguns títulos mal otimizados e mais pesados nem assim). E concordo com que disseram acima, eu iria no mínimo numa 6750, pois trocar uma 5700XT por uma 4060 ou 7600 é pouco ganho pra muito investimento.

• Curtir 2
Postado

@Davi Labre

5 horas atrás, Davi Labre disse:

@Hugo Assis É complicada essa situação onde o setup já está muito bem equilibrado, mas como se tratam de jogos FPS eu acho que o caminho mais viável e com viável eu quero dizer em conta, seria trocar trocar o processador para um como o 5700x3D, o mesmo performa muito bem em FPS pelo aumento do cache L3 e também é um processador comparável a um R5 7600, você ainda estaria no socket AM4, mas com um processador muito bom e investindo +-1300 reais. Sua B450 deve suar para rodar ele, mas deve dar conta sim.
Outro caminho seria ir para o AM5 que te trará mais longevidade para possíveis upgrades, porém um Kit com desempenho similar ao AM4 com as peças que você já tem e com um 5700x3d custaria um pouco mais de 3000 reais, no mínimo. 
Trocar a GPU é uma boa também, mas como o foco são jogos FPS é provável que veja mais ganhos com um processador melhor (Ainda caberia trocar a GPU futuramente ou caso o orçamento permita, uma vez que quer extrair tudo do monitor e a 5700XT já não da conta de rodar tudo no ULTRA 60+FPS sem a ajuda do FSR, e alguns títulos mal otimizados e mais pesados nem assim). E concordo com que disseram acima, eu iria no mínimo numa 6750, pois trocar uma 5700XT por uma 4060 ou 7600 é pouco ganho pra muito investimento.

Exato, boa analise sua.

Conversando com um amigo que também entende da área ele me aconselhou a segurar as pontas com esse meu setup e com esse investimento que eu faria agora, já pularia pro AM5 e é que eu vi sentido fazer.

Sendo assim vou usando esse meu setup e aos poucos vou montando o kit upgrade AM5 (placa-mãe, RAMs e CPU). Meu NVMe já é NV2 PCIe4 então seria utilizável no novo setup junto da GPU que seria a ultima a ganhar o upgrade. 

Primeiro item que estou de olho é a placa-mãe, lendo alguns forums e conversando com alguns amigos me recomendaram 2 opções no chipset B650 que são a B650m Gigabyte B650M Aorus Elite (https://www.terabyteshop.com.br/produto/22809/placa-mãe-gigabyte-b650m-aorus-elite-chipset-b650-amd-am5-atx-DDR5?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw-JG5BhBZEiwAt7JR6w8c516yk3zAL4xdk1bT1_sk2hjESI73jfuWPtfHHTtraKgf3wYavhoCPusQAvD_BwE) ou a MSI B650M Gaming Plus WIFI (https://www.terabyteshop.com.br/produto/30512/placa-mãe-msi-b650m-gaming-plus-wifi-chipset-b650-amd-am5-matx-DDR5?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw-JG5BhBZEiwAt7JR60f5gAg4nIHUTExDZbjVg3QT5r0mOWtwEZx2_EpK3RT1E2-HE4RKaRoC0qsQAvD_BwE).

Ambas no momento estão no mesmo preço e estou pesquisando a fundo as características de cada uma. E vou aguardar a nossa blackfriday pra ver se melhora o valor. O processador eu ainda estou estudando se vou com algum Ryzen 5 x3d ou algum Ryzen 7 x...

Postado
Em 01/11/2024 às 10:47, GuilhermeGB disse:

O único upgrade de CPU que acho interessante para esse processador é o Ryzen 7 5700X3D.

Opa, voltando atrás aqui, saberia informar se minha placa-mãe que é B450M Gaming Gigabyte seria compatível com o Ryzen 7 5700x3d? Levaria de boa?

Postado

@Hugo Assis Infelizmente o VRM não consegue lidar muito bem, essa placa tem a mesma fama da B550 AORUS Elite, as duas são conhecidas como a famosa engana "Gamer" 😅; Veja você mesmo:

Postado
3 horas atrás, MrJhonnes disse:

@Hugo Assis Infelizmente o VRM não consegue lidar muito bem, essa placa tem a mesma fama da B550 AORUS Elite, as duas são conhecidas como a famosa engana "Gamer" 😅; Veja você mesmo:

Foi justamente esse vídeo que assisti, porém no teste entendi que ela não lidaria de boa com as versões com final 800… 

Postado

@Hugo Assis Cara eu acredito que para jogar ela vai da conta sim, já para editar não, porém não vai entregar o desempenho máximo do processador pois por algum motivo ela limita o Clock do processador, eu vi um tópico antigamente sobre isso mais não tô achando, se não me engano foi @1lokos que respondeu ainda, se puder dá uma ajuda agora também seria bom!

Postado
6 minutos atrás, MrJhonnes disse:

@Hugo Assis Cara eu acredito que para jogar ela vai da conta sim, já para editar não, porém não vai entregar o desempenho máximo do processador pois por algum motivo ela limita o Clock do processador, eu vi um tópico antigamente sobre isso mais não tô achando, se não me engano foi @1lokos que respondeu ainda, se puder dá uma ajuda agora também seria bom!

Estou lendo a respeito agora sobre essa limitação e pelo que estou vendo em alguns post no reddit é que foram limitações causadas por configurações na BIOS, mas ainda sem uma resposta concreta sobre. 

Uso meu PC somente pra jogos e acima descrevi minha configuração de hardware e quero fazer um upgrade pra obter mais performance em FullHD, constatei que o upgrade mais viável seria sair do Ryzen 5 3600 para o 7 5700x3d.

agradeço sua atenção cara.

Postado

Só ressaltando que o comportamento da placa-mãe com o 5800X3D não reflete o comportamento dela com o 5700X3D. No VRM de uma placa comum, pode dar uma diferença de 10-15ºC entre esses dois CPUs quando comparados em estresse máximo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...