Ir ao conteúdo

Notebook Lenovo Ideapad S145 (81wt0000br) não da boot

Ir à solução Resolvido por JedooJ,

Posts recomendados

• Solução
Postado
agora, Gabriel U disse:

Isso é possível. Você pode instalar o Ventoy no HD, por exemplo. Ou desmontar a ISO Windows com o Rufus. Independente de qual caminho resolva escolher, envolve a formatação do HD, então faça backup dele antes (eu considero Ventoy melhor, nesse caso).

CARA, TU NÃO VAI ACREDITAR, ERA O PENDRIVE. COLOQUEI O HDD E FUNCIONOU. APARECEU A TELA DO VENTOY

agora, Gabriel U disse:

Isso é possível. Você pode instalar o Ventoy no HD, por exemplo. Ou desmontar a ISO Windows com o Rufus. Independente de qual caminho resolva escolher, envolve a formatação do HD, então faça backup dele antes (eu considero Ventoy melhor, nesse caso).

CARA, TU NÃO VAI ACREDITAR, ERA O PENDRIVE. COLOQUEI O HDD E FUNCIONOU. APARECEU A TELA DO VENTOY

@Gabriel U CARA FUNCIONOU. ERA O PENDRIVE MESMO! ou seja, toda essa dor de cabeça foi por conta do pendrive bomba que eu tinha... que sacanagem. não confio mais em pendrive nenhum, ta maluco

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, JedooJ disse:

CARA FUNCIONOU. ERA O PENDRIVE MESMO! ou seja, toda essa dor de cabeça foi por conta do pendrive bomba que eu tinha... que sacanagem. não confio mais em pendrive nenhum, ta maluco

Graças a Deus, finalmente. Agora posso apagar minha fogueira aqui no quintal e voltar a dormir em paz em casa... 😅

5 minutos atrás, JedooJ disse:

CARA FUNCIONOU. ERA O PENDRIVE MESMO! ou seja, toda essa dor de cabeça foi por conta do pendrive bomba que eu tinha... que sacanagem. não confio mais em pendrive nenhum, ta maluco

Indicação de pendrive que presta: Kingston Data Traveller Exodia Onyx, USB 3.2. Super indico ksksks

9 minutos atrás, JedooJ disse:

Fico feliz que o problema tenha sido resolvido de vez. Agora, pode prosseguir com sua instalação de Windows normalmente. Me avise se precisar de mais alguma coisa com as configurações iniciais, otimização ou algo assim...

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Graças a Deus, finalmente. Agora posso apagar minha fogueira aqui no quintal e voltar a dormir em paz em casa... 😅

Indicação de pendrive que presta: Kingston Data Traveller Exodia Onyx, USB 3.2. Super indico ksksks

Fico feliz que o problema tenha sido resolvido de vez. Agora, pode prosseguir com sua instalação de Windows normalmente. Me avise se precisar de mais alguma coisa com as configurações iniciais, otimização ou algo assim...

instalei normalmente, esse problema foi novo e me deu muita dor de cabeça (por nada, já que era o problema era só pendrive...)
mas muito obrigado por me dar assistência nessa questão de aplicativo, percebi que o Ventoy realmente é superior (e muito) ao Rufus, pela simplicidade do aplicativo
agora o que resta é dar uma limpeza em coisas desnecessárias e devolverei o note ao rapaz aqui

agora, para quem estiver tendo esse problema, verifique primeiro o seu Pendrive ou HD, o problema pode estar debaixo do seu nariz e você nem tá percebendo...
(cheque também o Ventoy e leia um pouco o que o Gabriel falou dele, recomendo bastante)

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, JedooJ disse:

instalei normalmente, esse problema foi novo e me deu muita dor de cabeça (por nada, já que era o problema era só pendrive...)
mas muito obrigado por me dar assistência nessa questão de aplicativo, percebi que o Ventoy realmente é superior (e muito) ao Rufus, pela simplicidade do aplicativo
agora o que resta é dar uma limpeza em coisas desnecessárias e devolverei o note ao rapaz aqui

Maravilha. Boa sorte aí com os ajustes. Foi um prazer ser útil nessa imensa jornada, causada por um pendrive.

• Haha 1
Postado

cara tu acredita que botei ele pra carregar, deu o mesmo problema de novo? (eu desliguei ele pra carregar, mas coloquei o HD de novo e tô reinstalando sem nenhum problema)
é que eu esqueci de criar a partição com o SSD do notebook 🤓

@Gabriel U tá, o note não quer ligar sem o HD externo por algum motivo... o caso ainda não acabou mds do ceu

olha, na parte das partições me aparece o seguinte: o SSD (espaço não alocado da unidade 0), o Ventoy e o "VTOYEFI" que são do HD
eu clico em Novo com o SSD e é me criado 3 partições (P1, P2 e P3. sendo a P1 com 95MB a do sistema, P2 do MSR e a P3 a partição primária)

eu coloquei o Windows no SSD sem clicar em Novo na primeira vez, na segunda cliquei em Novo e selecionei o SSD e a P3 para a instalação do Windows e toda vez que eu tirava o HD, o sistema dava o erro de falta de Boot. irei tentar novamente e reiniciar dessa vez antes de tirar o HD

mano, quando entrei na BIOS, o notebook não reconhecia o SSD com windows por algum motivo. apenas o HD com windows mas toda vez que eu coloco windows no SSD, ele se recusa a manter o windows e é como se nunca tivesse o windows lá pra inicio de conversa. que situação mais bizarra @Gabriel U

(tudo que testei foi no modo UEFI, tô testando no Legacy First agora)

no modo legacy aconteceu a mesma coisa. não sei o que dizer, mas tô suspeitando de o SSD ter ido de vasco

já tirei o HD externo depois de instalar, depois de reiniciar, mas o SSD não mantém o windows por algum motivo bizarro

• Membro VIP
Postado

Bom dia @JedooJ. Cá estamos mais uma vez. Tá legal. Vamos por partes:

1. Se entendi bem, você consegue criar as partições do Windows no SSD, e consegue iniciar a cópia dos arquivos, mas não consegue reiniciar e fazer o boot pelo SSD. Certo?

2. Depois que realizou a cópia dos arquivos do Windows, tentou entrar na BIOS, selecionar o Load Default Settings na última tela, e depois Exit Saving Changes, pra ver se o SSD é detectado?

Postado
21 minutos atrás, Gabriel U disse:

Bom dia @JedooJ. Cá estamos mais uma vez. Tá legal. Vamos por partes:

1. Se entendi bem, você consegue criar as partições do Windows no SSD, e consegue iniciar a cópia dos arquivos, mas não consegue reiniciar e fazer o boot pelo SSD. Certo?

2. Depois que realizou a cópia dos arquivos do Windows, tentou entrar na BIOS, selecionar o Load Default Settings na última tela, e depois Exit Saving Changes, pra ver se o SSD é detectado?

o SSD agia normalmente mas quando desligava, meio que ele resetava, como se nunca tivesse acontecido nada

antes de mais nada, bom dia também kkkk

mas hoje descobrimos mais uma coisa: eu abri o notebook e coloquei o HD com o windows nele e tirei o SSD, e o SSD é um goldenfir 2.5'' SATA (um dos que MAIS da problemas)
vou tentar mais uma coisa hoje: vou inserir o windows pelo usb no SSD de forma externa para ver se ele salva

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, JedooJ disse:

o SSD agia normalmente mas quando desligava, meio que ele resetava, como se nunca tivesse acontecido nada

antes de mais nada, bom dia também kkkk

mas hoje descobrimos mais uma coisa: eu abri o notebook e coloquei o HD com o windows nele e tirei o SSD, e o SSD é um goldenfir 2.5'' SATA (um dos que MAIS da problemas)
vou tentar mais uma coisa hoje: vou inserir o windows pelo usb no SSD de forma externa para ver se ele salva

Cara, se isso virou um problema de hardware envolvendo SSDs, de forma específica, vamos precisar de alguém mais experiente no assunto, pra analisar o caso e emitir um parecer. @Pincipi é o mais qualificado que conheço nesse fórum pra isso.

Postado

compreendo, eu coloquei o SSD externo no notebook mas o sistema não permite a instalação em aparelho externo

mas assim, continua com aquele mesmo comportamento estranho de nunca estar alocado (coloquei no meu pc e ele continua sem estar alocado)

image.png.f69a69812c41fb9d438463a2b33699bb.png

coloquei umas coisinhas nele, reconectei e manteu os arquivos. agora vou reiniciar com os arquivos e ver se ele mantém

por algum motivo ele manteve.
cara que coisa bizarra, nunca vi na minha vida um coisa assim

já que tirei o SSD, o que eu posso fazer?

será que pode ser problema na placa-mãe? já não duvido mais de nada agora 😭

• Membro VIP
Postado
18 minutos atrás, JedooJ disse:

compreendo, eu coloquei o SSD externo no notebook mas o sistema não permite a instalação em aparelho externo

mas assim, continua com aquele mesmo comportamento estranho de nunca estar alocado (coloquei no meu pc e ele continua sem estar alocado)

image.png.f69a69812c41fb9d438463a2b33699bb.png

coloquei umas coisinhas nele, reconectei e manteu os arquivos. agora vou reiniciar com os arquivos e ver se ele mantém

por algum motivo ele manteve.
cara que coisa bizarra, nunca vi na minha vida um coisa assim

já que tirei o SSD, o que eu posso fazer?

será que pode ser problema na placa-mãe? já não duvido mais de nada agora 😭

Só pra confirmar mais uma vez se entendi:
1. Quando você inicia o Ventoy pelo HD, e seleciona a imagem Windows, ele entra no instalador, e te pergunta se vai iniciar a instalação ou Reparar o Computador.

2. Após iniciar a instalação, você precisa selecionar em qual disco e partição vai instalar. Nessa fase, você deve excluir as partições do Disco 0, uma por uma, e depois disso, selecionar o Espaço não Alocado no Disco 0 e clicar em Avançar (não há a necessidade de usar o botão Novo antes);

3. Depois que a cópia do arquivos e a instalação de recursos acabar, o Instalador vai reiniciar o computador em 10 segundos;

4. Quando o computador reiniciar, você deve entrar no BIOS, desconectar o HD, ver se o SSD é detectado pelo BIOS, e aí colocá-lo como prioridade no boot (alterando as opções de BIOS conforme necesário);

5. Depois disso, você deixa o PC tentar o boot pelo SSD, sem conectar o HD de volta, e espera...

6. Deve aparecer notificações do Windows na tela de post, mas o computador não abrirá o sistema imediatamente.

Você passou por tudo isso com o SSD (ou não passou da etapa 3, pelo que entendi)?

• Curtir 1
Postado
39 minutos atrás, Gabriel U disse:

Só pra confirmar mais uma vez se entendi:
1. Quando você inicia o Ventoy pelo HD, e seleciona a imagem Windows, ele entra no instalador, e te pergunta se vai iniciar a instalação ou Reparar o Computador.

2. Após iniciar a instalação, você precisa selecionar em qual disco e partição vai instalar. Nessa fase, você deve excluir as partições do Disco 0, uma por uma, e depois disso, selecionar o Espaço não Alocado no Disco 0 e clicar em Avançar (não há a necessidade de usar o botão Novo antes);

3. Depois que a cópia do arquivos e a instalação de recursos acabar, o Instalador vai reiniciar o computador em 10 segundos;

4. Quando o computador reiniciar, você deve entrar no BIOS, desconectar o HD, ver se o SSD é detectado pelo BIOS, e aí colocá-lo como prioridade no boot (alterando as opções de BIOS conforme necesário);

5. Depois disso, você deixa o PC tentar o boot pelo SSD, sem conectar o HD de volta, e espera...

6. Deve aparecer notificações do Windows na tela de post, mas o computador não abrirá o sistema imediatamente.

Você passou por tudo isso com o SSD (ou não passou da etapa 3, pelo que entendi)?

vou testar isso então, vou ter que remover o HD do notebook e colocar o SSD novamente... daqui a pouco retorno

@Gabriel U pronto, terminei a troca e vou iniciar o processo passo a passo

iniciei pelo modo UEFI sem secure boot (porque ele bloqueia o HD)

apareceu o ventoy normal e tudo, vou iniciar a instalação

primeira vez que apareceu a tela de ativar o windows kkkkk

antes pulava essas partes por algum motivo; e agora me veio a tela de escolher o tipo de windows (pro, home, education)

me deu essa tela agora; o HD não tá sendo reconhecido?

IMG_20241106_100719.jpg

tá, reiniciei e pulou tudo isso de novo e agora o SSD não ta com espaço, ele aparece com 0MB livre

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Briga boa.

Voltando lá no começo com a tela em artefato, eu já passei por isso com memória com defeito ou incompatível, seria bom ver se é soldada na placa ou se é removível. Se for do tipo removível convém tirar e por para dirimir eventual mau contato e aproveita para ver se os terminais não estão oxidados.

Minha sugestão seria entrar no site do fabricante e colocar o número de série:

https://pcsupport.lenovo.com/br/pt/products/laptops-and-netbooks/ideapad-s-series-netbooks/s145-14api

Lá talvez tenha alguma dica se o notebook veio de fábrica mesmo com o 10 e qual versão ou se veio com Linux.

Outra coisa é ver se tem atualização de BIOS e aproveita para baixar os demais drivers caso consiga instalar o Win e algum drive não seja reconhecido.

A parte de solucionar e diagnosticar problemas é inútil porque só funciona com o Win rodando.

Em respeito ao HDD e ao SSD, sugiro testar em outra máquina, ou direto pela SATA ou por um adaptador USB, o objetivo seria obter a tela do Crystal Disk Info para ver a saúde e se possível rodar o utilitário do fabricante para ver se tem alguma atualização de firmware disponível, para depois tentar instalar o SO em outra máquina.

O fundamento é o seguinte; se as unidades estiverem com saúde e for possível instalar o Win nelas em outra máquina, significa que o problema não é no SSD ou HDD.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, JedooJ disse:

vou testar isso então, vou ter que remover o HD do notebook e colocar o SSD novamente... daqui a pouco retorno

@Gabriel U pronto, terminei a troca e vou iniciar o processo passo a passo

iniciei pelo modo UEFI sem secure boot (porque ele bloqueia o HD)

apareceu o ventoy normal e tudo, vou iniciar a instalação

primeira vez que apareceu a tela de ativar o windows kkkkk

antes pulava essas partes por algum motivo; e agora me veio a tela de escolher o tipo de windows (pro, home, education)

me deu essa tela agora; o HD não tá sendo reconhecido?

IMG_20241106_100719.jpg

tá, reiniciei e pulou tudo isso de novo e agora o SSD não ta com espaço, ele aparece com 0MB livre

A notificação para essa mensagem não chegou. Só a vi agora. Ainda com essa tela?

35 minutos atrás, Pincipi disse:

Briga boa.

Voltando lá no começo com a tela em artefato, eu já passei por isso com memória com defeito ou incompatível, seria bom ver se é soldada na placa ou se é removível. Se for do tipo removível convém tirar e por para dirimir eventual mau contato e aproveita para ver se os terminais não estão oxidados.

https://pcsupport.lenovo.com/br/pt/products/laptops-and-netbooks/ideapad-s-series-netbooks/s145-14api

Lá talvez tenha alguma dica se o notebook veio de fábrica mesmo com o 10 e qual versão ou se veio com Linux.

Outra coisa é ver se tem atualização de BIOS e aproveita para baixar os demais drivers caso consiga instalar o Win e algum drive não seja reconhecido.

A parte de solucionar e diagnosticar problemas é inútil porque só funciona com o Win rodando.

Em respeito ao HDD e ao SSD, sugiro testar em outra máquina, ou direto pela SATA ou por um adaptador USB, o objetivo seria obter a tela do Crystal Disk Info para ver a saúde e se possível rodar o utilitário do fabricante para ver se tem alguma atualização de firmware disponível, para depois tentar instalar o SO em outra máquina.

O fundamento é o seguinte; se as unidades estiverem com saúde e for possível instalar o Win nelas em outra máquina, significa que o problema não é no SSD ou HDD.

@Pincipi, muito obrigado por sua contribuição.

• Curtir 2
Postado

o problema sempre foi o SSD. ele ta com problema fisico, coloquei o HD com Windows enquanto o dono não compra um SSD novo para eu substituir.

@Gabriel U obrigado pela ajuda e, novamente, agradeço

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, JedooJ disse:

o problema sempre foi o SSD. ele ta com problema fisico, coloquei o HD com Windows enquanto o dono não compra um SSD novo para eu substituir.

@Gabriel U obrigado pela ajuda e, novamente, agradeço

Maravilha. Que assim seja...

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Pincipi disse:

Briga boa.

eu tentei tudo isso mas no fim quando tirei o SSD e coloquei no meu PC, reconheceu na hora, mas depois que fui testa-lo com alguns arquivos, ele simplesmente não era visto mais nem pela BIOS e nem pela tela de partições. então botei o HDD de 500Gb com o Windows para ele usar por um tempo enquanto o novo SSD não chega

2 minutos atrás, Gabriel U disse:

Maravilha. Que assim seja...

acho que não citei antes, mas de vez em quando (ou várias vezes seguidas) o SSD simplesmente não aparecia na BIOS, o que eu achava MUITO suspeito

• Membro VIP
Postado

Certo, sobre o SSD que deixa de ser reconhecido, este é um dos sintomas de firmware corrompida.

Se conseguir instalar uma nova firmware nele e os componentes estiverem bons, ele volta à vida e pode ser usado normalmente.

O caminho para isso é difícil e trabalhoso, se estiver à fim de tentar, publique um novo tópico com a marca e modelo dele em Armazenamento/HD, SSD e NAS.

• Obrigado 1
Postado
14 minutos atrás, Pincipi disse:

Certo, sobre o SSD que deixa de ser reconhecido, este é um dos sintomas de firmware corrompida.

Se conseguir instalar uma nova firmware nele e os componentes estiverem bons, ele volta à vida e pode ser usado normalmente.

O caminho para isso é difícil e trabalhoso, se estiver à fim de tentar, publique um novo tópico com a marca e modelo dele em Armazenamento/HD, SSD e NAS.

talvez eu tente, mas por enquanto, vou deixar do jeito que está. obrigado pela atenção

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!