Ir ao conteúdo

Como posso conectar as fans do meu PC? Pelo Molex da fonte é opção?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Galera, pretendo comprar cinco ventoinhas da Rise Mode e conectar todas uma na outra através do cabo Molex. Porém, eu não sei se o cabo que tenho na minha fonte é Molex e se dá para usá-lo. O cabo que tenho na minha fonte tem apenas quatro buraquinhos, e pelo que vi, o cabo Molex também tem quatro pininhos. As ventoinhas têm furinhos e pininhos tanto na parte de trás quanto na frente. Ai queria saber se da para usar as ventoinhas nesse cabo que tem os 4 buraquinhos, ja que as ventoinhas tem tanto os 4 buraquinhos e os 4 pininhos.

Postado

se a fan tem conector molex apenas é uma fan de enfeite, vai ficar ligada sempre no máximo e se tiver led idem (isso além de fazer barulho diminue BASTANTE o tempo de vida)

usa rise mode n cara, fica longe dessa loucura, essa marca n vai um centavo furado, é o maior "barato q sai caro" q já vi.

dá uma olhada com calama em reviews (de gente q comprou os itens e n q recebeu pra fazer) de qq item q você for comprar antes, ajuda a ter alguma noção, e nunca veja só um

especificamente sobre fans (ventoinhas) procure saber qnts conectores pwm q tem na sua placa-mãe, pois com pwm você pode configurar a velocidade de rotação das fans de acordo com a temperatura e isso melhora e muito o desempenho geral do pc, além de pesquisar quais os melhores locais de colocar as fans (via de regra, pelo menos uma exasutão no fundo do pc)

• Curtir 1
Postado

Ola amigo, obrigado por me responder e valeu pela dica então o que acha que eu devo fazer. Pretendo pegar a b450m pro vdh Max e meu gabinete é um mancer goblin que consegue suportar 5 fans.

Postado

Boa placa, vai dá pra conectar os 5 fans sem problema em pwm, se vierem com conector em "Y"

enquanto usa essas atuais, recomendaria q n coloque muitas no mesmo conector 2/3 por conector tá bão

Postado

sem problemas, mas essa placa n tem conector argb, tem só RGB, bom se atentar a isso, se as fans forem argb vai precisar de controladora

pwm = 4 pinos

image.png.b47242421800e19f89afc4e09884d4ae.png

RGB 4 pinos e argb 3 pinos

image.png.5f89387f63f131af21e59013dae166aa.png

e também tem umas fans baratinhas (rise mode e aigo) argb q tem conector 6 pinos também vão ser basicamente de enfeite

image.png.b92fc291be0542490f16feae07ad534c.png

• Solução
Postado

A placa-mãe MSI B450M PR0-VDH MAX tem estes conectores para fans:

• 1 x 4-pin CPU fan connector
  • 2 x 4-pin system fan connectors (SYS_FAN)

Se voce usa air cooler vai plugar o cabo de alimentação do fan do cooler no CPU_FAN. Se usar WC vai precisar também de um SYS_FAN para a bomba.

Num conector SYS_FAN pode conectar 5 fan (ventoinhas) um cabo splitter 1-5 ou um HUB PWM, porém ficará no limite de corrente do conector que é 1(A).

Mas supondo que queira fans com LED "frufru" colorido, como a placa-mãe dá não suporte para ARGB, não compre cabo splitter, compre essa controladora - é Rise Mode, mas pelo preço da para arriscar, é igual a da CoolMoon.

Controladora ARGB e HUB PWM - R$ 29,99

• Conectores para 9 fans PWM - assim o conector SYS_FAN da placa-mãe vai controlar a RPM de todas as fans ligadas na controladora.
  • Conectores para os LED ARGB (5V 3 pinos) de 9 fans.
  • Controle remoto IR - que usara para controlar o "frufru" dos LED já que a placa-mãe não dá suporte.
  • Controle sequencial do "frufru" pelo botão LED ou Reset do gabinete.

Para fans com LED ARGB (5V, 3 pinos) pode arriscar com as Segotep que listei neste outro tópico, se as específicos forem honestas - CFM uns 85% do divulgado; são OK.

Fans realmente boas como as Cooler Master Sickleflow 120 é uns R$ 40,00 sem "frufru" e R$ 60,00 com "frufru" ARGB (5V, 3 pinos).

• Curtir 1
Postado

Ok obrigado amigo, me ajudou bastante aqui vou dar mais uma pesquisada pra comprar com calma também.

@1lokos então posso colocar 5 fans na conexão sys fan ? Perdão a pergunta leiga mas é que eu não sei nada sobre fans aí fico na dúvida com controladora hub e essas coisas 

Postado

Poder pode, mas não compensa, pois tera que comprar o cabo splitter PWM + controladora ARGB para os LED.

Comprando a controladora que indiquei  - que tem HUB PWM integrado; usa apenas ela para as duas coisas.

Ligar fans no SYS_FAN com cabo splitter é opção apenas para quem não quer fan com LED "frufru". 

• guilherme_dr alterou o título para Como posso conectar as fans do meu PC? Pelo Molex da fonte é opção?
Postado

O que importa é o padrão de conector da  controladora e das fans, a marca tanto faz, estas empresas compram dos mesmos fabricantes lá na China.

Só algumas controladora da Corsair, Lian Li usam conectores proprietários, ou então as controladoras baratas XingLing que são com o conector abacaxi de 6 pinos.

Por exemplo, essa controladora KMB (marca propria da Kabum) é mesma que a vendida como Rise Mode, mas é R$ 10,00 mais cara e aparentemente não vem com controle remoto.

O que te indiquei é porque sei que são compatíveis uns com os outros.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!