Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal, bom dia !

To vindo aqui explicar um pouco do meu drama pois minha sanidade mental ja ta indo pro *****.... o desespero é tanto que ja estou cogitando pagar consultoria dos gurus de instagram kk

A +/- 2 meses montei o setup dos sonhos e como ia montar um PC do zero, optei por ja entrar na plataforma AM5. A config escolhida foi a seguinte:
MSI B650M GAMING PLUS WIFI 
Ryzen 9 7900
32 GB RAM 2X16 5600
SSD M.2 NVMe 1T
RTX 4070 
WC 240ML GAMDIAS AURA V2

Desde o momento que liguei o pc o desempenho dessa config ja me decepcionou bastante, lembro que assim que montei saiu o game do BLACK MYTH WUKONG e foi lá que eu fui testar o pc, nas boss fights o FPS caia pra abaixo de 30.
Atualmente a situação ta tão feia que mal consigo jogar LOL sem o FPS cair e travar bastante o game ( meu monitor é 165hz então qualquer queda brusca de fps é terrível) não sei mais o que fazer ja fiz TODO tido de configuração, gambiarra em windows tudo.... sendo que esse pc não deveria precisar de nada disso, vou deixar um print do consumo do CPU E GPU ambos abaixo de 10% e o PC morrendo pra rodar LOL kk
To desesperado e muito decepcionado pessoal, se alguém souber de alguma coisa que possa me ajudar... agradeço imensamente

clubeh.png

• Membro VIP
Postado

Bom dia.

Pela versão do Gerenciador de Tarefas, imagino que esteja usando Windows 10 (o que é muito bom, na verdade). Por acaso, no meio dos ajustes que você disse que já fez, você formatou o sistema recentemente ou alterou alguma coisa no Editor de Registro?

Postado

Sim, inclusive formatei ontem, e fiz as seguintes modificações no REGEDIT( na tentativa de aumentar o uso da GPU)

clubb.png

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, lucaojj disse:

Sim, inclusive formatei ontem, e fiz as seguintes modificações no REGEDIT( na tentativa de aumentar o uso da GPU)

clubb.png

Certo. Sem alterações relevantes no Editor de Registro, e Windows formatado recentemente. Maravilha. Peço que, por favor, faça testes com os seguintes passos de configuração do seu Windows (na tentativa de deixar o sistema o mais enxuto e estável possível). Vou prosseguindo com as dicas, conforme você avança na execução delas.

Faça o seguinte:

1. Verifique o seu Windows Update. Veja se há atualizações pendentes no momento e instale todas, reiniciando o PC quantas vezes for necessário.
2. Verifique a integridade dos arquivos do Windows. Abrindo o CMD como Administrador, execute dois comandos de verificação, quais sejam: "sfc /scannow" e "dism /online /cleanup-image /restorehealth". Execute ambos sem aspas, reiniciando o computador quando terminar.

3. Pause as atualizações do Windows Update. Abrindo a tela de configurações de atualização do Windows Update, pelo Menu Iniciar mesmo, selecione um prazo qualquer no campo Pausar Atualizações (quanto maior, melhor). Isso vai evitar que o Windows instale atualizações durante a execução de tarefas exigentes, o que pode afetar o desempenho.

4. Para ter certeza de que seus componentes estão funcionando corretamente, estresse-os. Através do CPU-Z, você pode estressar seu processador por alguns minutos, e verificar como ficam as temperaturas e a estabilidade dele. Através do GPU-Z, ou do Aida64, pode estressar a placa de vídeo e outros componentes do seu PC.

5. Desligue temporariamente o Arquivo de Hibernação (que pode afetar a inicialização). Abra o CMD como Administrador, e execute o seguinte comando: "powercfg -h off", pressionando Enter.

6. Refaça o Arquivo de Paginação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "desempenho" e selecione a opção Ajustar a aparência e o desempenho do Windows. Clique em Avançado, acima, e depois no botão Alterar. Desmarque a caixa de seleção acima, e selecione Tamanho personalizado. O Tamanho inicial pode ser definido em 100, 400 ou 800 (mb), e o Tamanho final em até 16384 (metade do tamanho da sua RAM). Confirme as alterações e reinicie o computador.
7. Refaça o Arquivo de Indexação do seu Windows. No Menu Iniciar, digite "index" e selecione "Opções de Indexação". Clique no botão Modificar e selecione as seguintes pastas: Arquivos de Programas, Arquivos de Programas (x86), Usuários, Windows. Depois de confirmar, clicando em Ok, clique em Avançado, e depois no botão Recriar (vai apagar o arquivo, e recriá-lo do zero). Deixe a indexação trabalhar por cerca de 20 minutos, pelo menos.

Me avise quando terminar, por gentileza...

Postado
29 minutos atrás, lucaojj disse:

MSI B650M GAMING PLUS WIFI 
Ryzen 9 7900
32 GB RAM 2X16 5600
SSD M.2 NVMe 1T
RTX 4070
WC 240ML GAMDIAS AURA V2

Bom dia. Você citou quase tudo, menos um item crucial para o funcionamento do PC: o modelo da fonte. Qual seria?

Excluindo os casos de fontes de baixa qualidade, problemas de FPS em jogos simples geralmente estão do lado do processador/placa-mãe/RAM. Pode ser superaquecimento no processador, o que pode ser resultado de cooler mal instalado ou insuficiente, pasta térmica mal aplicada, etc. Problemas de placa-mãe podem incluir bugs de BIOS, VRM fraco para o processador (não é o caso da sua). Problemas de RAM podem incluir defeito na própria RAM, instabilidade na ativação do XMP (que também pode estar relacionado com placa-mãe), etc.

Postado

@GuilhermeGB Perdão esqueci da fonte, a fonte é uma XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular

@Gabriel U Vou fazer todos os procedimentos que você falou, outra observação que fiz desde que liguei ele, é o tempo pra ligar e reiniciar, mesmo com um SSD absurdo meu pc demora MUITO pra ligar e reiniciar.

Postado

Tá.. esses prints do gerenciador de tarefas não ajuda em muita coisa por que quando voce tira o jogo ele meio que sai memória... então não é a situação de uso real...

Instale o afteburner pra monitorar o uso e temperatura em tempo real e poste o print aqui...

Informa tambem qual sua fonte

Postado
9 minutos atrás, lucaojj disse:

@GuilhermeGB Perdão esqueci da fonte, a fonte é uma XPG Core Reactor, 850W, 80 Plus Gold Modular

Fonte boa.

Falta investigar melhor o que está acontecendo aí. Como o colega acima disse, você precisa monitorar em tempo real o comportamento do seu hardware e tentar descobrir mais ou menos onde está o problema por eliminação.

• Vitoria Gabriela alterou o título para Computador com Ryzen 9 7900, RTX 4070 e 32Gb de RAM com quedas de FPS em jogos.
Postado

@bngomes OK, vou terminar os procedimentos do amigo mais acima, e instalarei o MSI afterburner

@Gabriel U Fiz todos os procedimentos que você indicou ( o último até o windows informar que terminou, 20 minutos de stress no CPU Z vou por a imagem )

@GuilhermeGB Fiz o que vocês pediram, subi o Vídeo pra vcs verem nos minutos 2:10 da pra ver a queda de fps colossal, o uso quase inexistente do processador e da placa de vídeo e o stutering terrivel, fiz o Vídeo com o  LOL porque é o jogo que mais to sofrendo com desempenho.Vídeo COM OS MONITORAMENTOS E STUTERING
@bngomes 

Postado

@lucaojj estranho esse comportamento. Mas pro monitoramento ficar mais completo, teria que ter mostrado também a frequência da CPU em tempo real. Como o FPS começou a cair sem mudar temperatura nem nada, acredito que foi a frequência do processador que começou a despencar. Isso geralmente é indício de power throttling ou thermal throttling, o que não deveria ser normal pela placa-mãe que você tem. Uma outra alternativa seria bug de software, seja BIOS da placa-mãe, ou drivers.

Lembrando que LOL é um jogo baseado numa engine simples baseada em API DirectX 9, então ela é bem limitada em questão de uso de CPU. Seu processador é um modelo com 12 núcleos e 24 threads, mas a engine do LOL só vai conseguir usar efetivamente 2-3 threads desses 24, isso explica porque apenas 10% da CPU estava sendo usada. Tendo um número "fixo" de threads que o jogo consegue usar, o que vai determinar se o desempenho será maior ou menor é a frequência com que o processador está trabalhando no momento. Por exemplo, se o CPU consegue 300 FPS rodando a 5.0GHz, ele vai conseguir por volta de 150 FPS rodando a 2.5GHz. A frequência cai, o FPS também, mas você ainda veria os mesmos 10% de uso, porque 10% da quantidade total de threads está sendo utilizada.

Postado

@GuilhermeGB  Pois é meu amigo, também não consigo entender... A BIOS é a mais atual, estável e para melhoria no desempenho dos Ryzen 9 os Drivers estão todos corretos e a frequência do processador ta em 4.8 GHz.
Será que os cabos sleveeds por estarem mal encaixados sla poderiam dar o problema de power throtling ? o PC ta todo bem montado mas a única opção é achar que a culpa é da montagem...
PC não roda nem lol, nos outros jogos é pior ainda... valorant a cada tiro acertado no alvo o jogo da infinitos mini stuterings dando uma sensação horrível também.. enfim o PC GAMER que n serve pra jogar hahaha.
Será que os cabos sleveeds por estarem mal encaixados sla poderiam dar o problema de power throtling ? o PC ta todo bem montado mas a única opção é achar que a culpa é da montagem...

157b2dda-6bc5-436d-b3f1-465e56bb2b6c.jpg

Postado

Deixa eu perguntar uma coisa... qual o SSD que voce está usando? pergunto isso por que pode ser algum aplicativo rodando em background fazendo paginação pro disco.. isso causa stuttrings normalmente quando acontece..

Eu tambem não vi nada de anormal nas temperaturas e no uso da CPU...Lembre que como o colega @GuilhermeGBfalou..  o jogo não escalona bem muitos núcleos.. então ele pode tá dando gargalo mesmo com pouco uso no geral (2-3 núcleos usando 100% e os outros perto de 0)

Postado
3 horas atrás, lucaojj disse:

a frequência do processador ta em 4.8 GHz.

Está segurando essa frequência o tempo todo dentro do jogo?

3 horas atrás, lucaojj disse:

Será que os cabos sleveeds por estarem mal encaixados sla poderiam dar o problema de power throtling ?

Acredito que não. Na verdade, observando direito as informações do seu vídeo, dá pra perceber até que a quantidade de energia usada pelo CPU continua a mesma do começo ao fim, por volta de 70-90W. Então acho que dá pra excluir a possibilidade de power throttling.

Postado

caramba, mas o SSD afetaria tanto a performance do PC todo nesse nível ? se for... é só eu comprar outro... mas esse no caso é bastante elogiado.

Postado

Afeta por que além de ser de onde lê os dados do jogos , mesmo com fartura de memória o Windows vai fazer a paginação dos processos que não estão em uso... 

Sinceramente eu fiz uma pesquisa rapida na internet e não foi bem isso que li.. não tinha muitas sites que falavam dessa marca.. um review que vi falava que era bem mais barata que a media das SSDs do mercado, até entrega as velocidades que ele diz, mas que tinha problemas relacionados a aquecimento.

• Curtir 1
Postado

@lucaojj não podemos afirmar sem provas, porém eu também não confio tanto nesses SSDs chineses, costumam ser bem problemáticos. Aqui na minha máquina eu uso um SSD chinês como SSD secundário (Netac NV3000), pra SSD primário eu confio mais no meu Adata/XPG (que também comprei da China, mas na loja oficial da Adata). Ainda assim, não me lembro de ter ouvido problemas com SSDs da Netac, creio que seja uma marca "menos ruim".

Postado

@bngomes vou experimentar trocar o SSD então...

@bngomes  To achando que minhas memórias é que são o problema... olha as latências extremamente altas e o dual channel aparecendo em 2x 32bit ... o que acham ? mas crlh são memórias top, não deveriam dar problema...
sério se eu pudesse voltar no tempo tinha montado AM4, AM5 É HORRÍVEL !
O boot do meu pc deve demorar uns 1 minuto e meio do ligar ao windows iniciado, surreal... 

gff.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...