Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

estou com um problema há alguns dias, e só ontem cheguei a uma conclusão. Meu pc estava extremamente lento de um dia pro outro (como relatei em um outro tópico) e depois disso fiz de tudo o que era possível: formatei, troquei o windows, passei antivirus, troquei as configurações de energia do computador, nada resolveu. Só depois de muito tempo reparei em algo óbvio: meu processador, um Ryzen 5 4600G não ultrapassa 0,37GHz de velocidade. Depois que reparei nisso busquei formas de tentar resolver e nada funciona. Pensei inicialmente que o problema era a fonte (uma Pichau Nidus 550W 80 Plus) não estar passando energia o suficiente, mas testei uma outra fonte de qualidade e o problema permaneceu, então o problema não está nessa peça. Tentei também ver se o problema era alguma configuração da Placa-Mãe, resetei a BIOS e tudo e também não mudou o quadro. Através de alguns programas, como o HWinfo64, vi que tá havendo um problema de Estrangulamento Térmico (PROCHAT) no processador, que tá fazendo com que ele funcione apenas no clock mínimo, e numa tensão mais baixa (tá em 0.7V, acho que o padrão era 1.35V, algo assim). 

Não tô conseguindo resolver isso de jeito nenhum. Minha placa-mãe é uma A520M HVS da ASRock, então não consigo mexer nas configurações e tensão pelo AMD Ryzen Master, nem em nenhum outro software. A BIOS também é bem limitada e não consigo tirar a limitação de temperatura/clock. Preciso de ajuda urgente porque não sei mais o que fazer.

As peças ainda estão na garantia, mas não sei se o problema é especificamente do processador mesmo ou se é a placa-mãe que tá causando isso. Não sei porque essa limitação foi aplicada, porque minha CPU nunca passou de 70º C e o limite dela vai até 95º C. Agora com esse limitador ligado ela não passa nem de 35º C.

5009718d-2395-4bd5-8cf0-b4db649143a8.jpg

75826110-13cb-49ca-b571-41ddfd3d0d08.jpg

16fe78d6-4d63-4d75-abec-00a5f21a2155.jpg

f8a2c7e8-2c4e-42e8-8056-170d63dd40ad.jpg

• mick 07 alterou o título para Estrangulamento térmico e clock travado em 0,37GHz no Ryzen 5 4600G
Postado
6 minutos atrás, bngomes disse:

voce já rodou algum software de stress pra ver se a velocidade muda... 

já fiz sim, mas continua travado. Até tirei o processador e instalei de novo, troquei a pasta térmica do cooler mas absolutamente nada adianta.

Não sei mais o que eu posso fazer, tentei de tudo.

• Membro VIP
Postado

Olá, boa tarde.

Verifiquei alguns casos passados, e um certo alguém teve um problema parecido em um Ryzen 7 3800X. 

Os problemas demostrados estão ligados ao regulador de tensão e problemas relacionados a placa-mãe. Por favor, se possível, execute seu Windows no Modo de segurança e faça as medições. 

O problema em questão pode ser causado principalmente por uma placa-mãe defeituosa ou o processador (Também pode acontecer por ambos). 

Editado: O estrangulamento térmico apenas irá ocorrer no momento que os componentes passarem da linha segura de atividade, onde o desempenho irá cair para preservar a funcionalidade do mesmo. No caso atual, seu processador está frio o bastante para não ocorrer isso.

Os avisos ligados no momento são referentes ao superaquecimento de alguma parte da placa-mãe. Como dito pelos outros, tente resetar sua BIOS, removendo o cabo de energia e a bateria da BIOS. (Se apertar o botão de ligar por 1 minuto, ajuda em alguns casos a zerar a energia do computador) 

Postado
1 minuto atrás, Matheus Cavalcante Tenório disse:

@LSH Já verificou seu plano de energia? Pode estar em modo econômico e baixando os clocks. Ative o modo equilibrado ou desempenho pra vê se muda algo.

Tentei sim. Testei o modo equilibrado e desempenho, e ambos estão em 100%. Mas mesmo assim não mudou nada.

2 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Olá, boa tarde.

Verifiquei alguns casos passados, e um certo alguém teve um problema parecido em um Ryzen 7 3800X. 

Os problemas demostrados estão ligados ao regulador de tensão e problemas relacionados a placa-mãe. Por favor, se possível, execute seu Windows no Modo de segurança e faça as medições. 

O problema em questão pode ser causado principalmente por uma placa-mãe defeituosa ou o processador (Também pode acontecer por ambos). 

Vou tentar isso do Modo Segurança. Pois é, eu ainda posso acionar a garantia da placa-mãe ou do processador, mas não consigo identificar qual dos dois está ocasionando o problema. No pior dos casos se não resolver até amanhã, vou pedir pra trocar os dois. 

2 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Desliga o cabo de energia da fonte e remova a pilha por um ou dois minutos. As vezes o Clear da placa-mãe não faz todo o trabalho...

Já tentei isso também. Fiz tanto o reset retirando a pilha, como o reset disponível na própria tela da BIOS da placa. Mas nada funcionou.

• Curtir 1
Postado

Então nem perca mais tempo, manda tudo para garantia, eles que se virem para encontrar uma solução, ou que te deem outro kit...

Não consegue outro processador para testar?

Postado
4 minutos atrás, Rodrigo J Polette disse:

Então nem perca mais tempo, manda tudo para garantia, eles que se virem para encontrar uma solução, ou que te deem outro kit...

Não consegue outro processador para testar?

Pior que não. Mas acho que no fim terei que fazer isso. Queria evitar ter que pedir um kit novo porque comprei esse pc há menos de 1 mês, mas já tô desde domingo em função disso. O melhor a fazer vai ser a troca mesmo.

Acabei de abrir o computador em modo de segurança. O clock foi pra 3,69GHz, mas o pc continua lento. Agora tô realmente confuso kkkkk.

• Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, TheDemonLena disse:

Isso é realmente o mais provável. Como se pode ver nos testes dele com o HWInfo, o processador não chegou a receber nem 1 Volt de tensão. Tem algo errado com os controladores da placa mesmo...

• Curtir 2
Postado

Bom.. como tentativa eu faria

1) resetar a BIOS.. (como sugerido tirar a bateria ou usar o jumper de clear cmos).

2) Resintalar o Windows e testar... sem instalar Drivers de CPU ou o Ryzen master.

se fazendo os dois não resolver, acionar a garantia...

Postado
2 horas atrás, Gabriel U disse:

Isso é realmente o mais provável. Como se pode ver nos testes dele com o HWInfo, o processador não chegou a receber nem 1 Volt de tensão. Tem algo errado com os controladores da placa mesmo...

1 hora atrás, bngomes disse:

Bom.. como tentativa eu faria

1) resetar a BIOS.. (como sugerido tirar a bateria ou usar o jumper de clear cmos).

2) Resintalar o Windows e testar... sem instalar Drivers de CPU ou o Ryzen master.

se fazendo os dois não resolver, acionar a garantia...

Acabei de acionar a garantia, vou trocar tanto placa-mãe como processador. Agradeço pelas dicas de todos, realmente tentei de tudo mas não faço ideia do que tenha acontecido.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!