Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, recentemente comprei 3 roteadores Huawei AX2S para fazer rede mesh na minha casa. Desativei o wifi do meu provedor, deixei apenas o da Huawei, conectei todos entre si via cabo, da forma que deve ser feito pra atingir a melhor performance de conexão. O roteador primário fica no sótão da minha casa (3º andar), outro no meu quarto (1º andar) e outro na casa da minha tia, que mora ao lado. Pra todos nós está funcionando perfeitamente. Mas meu pai, que fica no 2º andar de casa está reclamando todos os dias da internet. Está tendo problemas principalmente no FireTv dele. Vídeos não carregam ou ficam travando o tempo inteiro. O problema desaparece sempre que eu reinicio o roteador primário da Huawei, mas apenas por algum tempo. No dia seguinte ele volta a reclamar e tenho que reiniciar novamente. Está sendo bem incômodo e ele tá cogitando comprar um roteador só pro quarto dele, mas acho que não é a solução ideal, visto que antes funcionava normalmente no quarto dele quando tínhamos apenas o roteador do provedor no sótão de casa. Ele fica dizendo que funcionava bem quando tínhamos 1, e agora que temos 3 está horrível pra ele kkk e realmente é bem frustrante, mas não sei o que fazer visto que não parece ser um problema de sinal, e sim de configuração. O sinal está ótimo no quarto dele, e não entendo porque funciona normalmente assim que eu reinicio o roteador da Huawei.

• Curtir 1
Postado

cara, 3 é exagero, 1 desse Huawei AX2S cobre ate 90 metros quadrados, talvez com 2 seja suficiente, não é recomendado adicionar mais de dois repetidores a uma única cadeia de links, pois pode prejudicar a qualidade do Wi-Fi

Postado
22 minutos atrás, PowerGuido01 disse:

cara, 3 é exagero, 1 desse Huawei AX2S cobre ate 90 metros quadrados, talvez com 2 seja suficiente, não é recomendado adicionar mais de dois repetidores a uma única cadeia de links, pois pode prejudicar a qualidade do Wi-Fi

Por si só não é exagero. São 4 pisos --- ou 5 --- e depende de aspectos que só pode medir no local. Número de paredes, tipo de paredes, interferência no local, distribuição dos dispositivos e tal.

E não são repetidores. São POD, pontos de acesso mesh, uma coisa bem diferente. E adicionar mais POD melhora o sinal e não "prejudica". Essa é a filosofia da rede mesh: (1) menos potência e mais unidades para melhorar a cobertura e diminuir a interferência, e (2) um canal de controle --- ethernet backhaul --- para permitir o deslocamento transparente de um dispositivo pela rede.

E os POD devem ser ligados em paralelo e não em cascata.

@freimanmatheus Se tem 4 pisos e 4 roteadores talvez não precisasse comprar outro roteador, já que desativou o wifi do provedor... Use um aplicativo e meça os níveis de sinal, é o simples. E veja se pode reposicionar os POD. Pode mesmo passar o roteador que desativou  para o segundo andar. Ligue todas as TV via cabo aos POD mais próximos, se já não fez isso. TVs não são clientes espertos para wifi, muito menos mesh, e garanta que o backhaul está rodando via cabo ethernet. Muitos desses roteadores mais simples tem dificuldade com isso.

• Curtir 2
Postado

Mas o roteador primário fica no sótão, é longe do primeiro andar da minha casa. Na cozinha ou na sala da minha casa, por exemplo, o sinal já ficava péssimo. Agora que tem um no meu quarto, não temos problemas mais. E o terceiro roteador (também conectado via cabo) fica na minha tia que mora ao lado. O sinal lá ficava péssimo também quando estava sem roteador.

@arfneto Eu não consigo deixar o roteador do provedor que desativei o wifi no segundo andar porque é ele quem recebe a fibra ótica, ele tem que continuar no sótão 😕

O que eu pensei em fazer, é reativar apenas a rede 2.4ghz dele, com outro nome da rede, apenas pra tv do meu pai. Já que antes quando tínhamos apenas ele como roteador, ele não tinha problemas. Eu queria mesmo era deixar o roteador primário da Huawei no quarto dele, mas teria que puxar uns 3 cabos pro quarto dele. Do sótão, do meu quarto, e da casa da minha tia. Seria maior trabalho. Conectar a tv dele via cabo também não adianta porque quem conecta na internet é o FireTv, via Wifi. O que posso fazer é comprar um adaptador Ethernet pra conectar o FireTv dele num cabo.

• Curtir 1
Postado

@arfneto pelo que eu entendi a casa dele tem 3 andares, eu não sabia que tinha 5... na minha opinião, 2 seriam suficientes, um no segundo andar e um na casa da tia, mas penso que seja uma casa com menos de 60 metros quadrados, tem que ver direito o cenario pois ele disse que com apenas um roteador fornecido pelo provedor o sinal ficava "bom", por isso achei que era uma casa pequena... talvez fosse bom pedir para um profissional no assunto instalar esses 3 roteadores, ele vai poder analisar a estrutura e determinar o melhor local

Postado
35 minutos atrás, freimanmatheus disse:

roteador primário fica no sótão, é longe do primeiro andar da minha casa. Na cozinha ou na sala da minha casa, por exemplo, o sinal já ficava péssimo. Agora que tem um no meu quarto, não temos problemas mais. E o terceiro roteador (também conectado via cabo) fica na minha tia que mora ao lado. O sinal lá ficava péssimo também quando estava sem roteador.

Como te disse, o mais simples é medir. Use um programa tipo o wifi analyzer, que roda nos telefones do robo e da frutinha e veja os níveis de sinal. Atente em especial para a faixa de 5GHz que raramente passa duas paredes antes de ficar inútil.

O segundo andar fica logo embaixo do terceiro. então o o cabo do provedor já passa por lá. Tentou medir ao contrário, usando o roteador principal no segundo piso? Pode ter bom alcance ainda. 

30 minutos atrás, PowerGuido01 disse:

pelo que eu entendi a casa dele tem 3 andares, eu não sabia que tinha 5... na minha opinião, 2 seriam suficientes, um no segundo andar e um na casa da tia,

São ao menos 3 andares. Pode ter um piso térreo ainda. E outra casa. E 90m2 é coisa de marketing. E 5ghz raramente passa 2 paredes, muito menos lajes. E 2.4Ghz atravessa mas é lerdo demais.

24 minutos atrás, freimanmatheus disse:

Minha casa não é grande, mas tem bastante parede. Queria contatar um profissional, mas não cabe no orçamento agora

O profissional vai fazer a mesma coisa: medir, medir, medir, anotar. Mas pode mudar os cabos. Esses aparelhos estão ligados em cascata? Modo roteador ou modo AP? Um profissional iria considerar isso. 

43 minutos atrás, freimanmatheus disse:

O que eu pensei em fazer, é reativar apenas a rede 2.4ghz dele, com outro nome da rede, apenas pra tv do meu pai. Já que antes quando tínhamos apenas ele como roteador, ele não tinha problemas. Eu queria mesmo era deixar o roteador primário da Huawei no quarto dele, mas teria que puxar uns 3 cabos pro quarto dele. Do sótão, do meu quarto, e da casa da minha tia.

Esses cabos já estão no andar de cima, certo?  Pode usar um switch em algum lugar. Reativar o wifi foi o que eu sugeri antes. Note que os Fire TV em geral conectam também em 5Ghz.

• Curtir 1
Postado

Um adaptador para usar cabo nos FireTV pode ser legal. Nos ChromeCast faz muita diferença.

No geral é simples instalar os POD perto de alguma TV e ligar a TV via cabo também. Elas não são assim móveis e não precisam de wifi. Mas gastam muita banda. Um filme a 4K pode usar 25mbps e se ligar a 2.4Ghz já vai quase 10% da banda da maioria desses AP domésticos, que é de 300 mbps em teoria. Para todos os dispositivos. Essa é a banda desse AX2S, por exemplo... E a maioria das TV tem LAN a 100 mbps e wifi a 2.4Ghz apenas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!