Ir ao conteúdo

Modulo bluetooth VHM314 no radio Bosch San Francisco II 25W

Ir à solução Resolvido por Rafael Castanheira,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tudo bem?

Estou tentando modernizar um rádio antigo, modelo San Francisco II (25W), para adicionar conectividade Bluetooth. Comprei o módulo VHM-314 e gostaria de substituir a função AM pelo áudio Bluetooth, mas estou tendo algumas dificuldades para entender como fazer essa modificação corretamente.

Eu já tenho o diagrama elétrico do rádio e identifiquei algumas áreas que acredito serem relacionadas ao circuito AM, como o Pré-Decoder e a seção AM — V200. Minha ideia inicial é desconectar o áudio AM e injetar o sinal de áudio do Bluetooth, mas gostaria de uma orientação mais específica sobre quais componentes desativar ou modificar.

Já para a alimentação do módulo VHM-314 estou usando um LM7805 para o fornecimento de 5V.

Alguma dica sobre:

Onde exatamente no circuito eu poderia desconectar o AM para inserir o Bluetooth?

Qual seria o melhor ponto para inserir o regulador 7805 e alimentar o módulo VHM-314?

Qualquer outra recomendação para fazer essa modificação de forma segura e funcional?

Agradeço muito qualquer ajuda que possam oferecer! Se alguém já fez algo parecido ou entende bem desse rádio, toda orientação é bem-vinda.

Obrigado!

SANFRANCISCO II TIPODL.png

• Curtir 1
Postado
Em 09/11/2024 às 22:16, Rafael Castanheira disse:

Onde exatamente no circuito eu poderia desconectar o AM para inserir o Bluetooth?

Se ligar direto no botão do AM, o som fica mono.

É só um canal ali e depois divide no CI 1310.

O certo é ligar direto no botão do volume, onde tem acesso aos dois canais. Teria que colocar "por cima" e testar pra ver se a plaquinha mesmo desligada não dá interferência no FM e vice-versa. 

Em 09/11/2024 às 22:16, Rafael Castanheira disse:

Qual seria o melhor ponto para inserir o regulador 7805 e alimentar o módulo VHM-314?

Na chave de AM/FM mesmo, desliga alimentação original do AM e troca para o 7805.

O bom do 7805 é que ele pode ser parafusado na carcaça do rádio, servindo de terra e dissipador ao mesmo tempo. 

• Curtir 2
  • 4 semanas depois...
  • Solução
Postado

Então, no caso desse rádio, eu percebi que, ao invés do uPC1310, o rádio utiliza o uPC587C3. Com esse cenário, a minha conclusão foi a seguinte: eu liguei o sinal de áudio na saída do CI uPC587 nos pontos 16 (canal direito), 17 (canal esquerdo) e 18 (negativo).

image.png.fbf8f6bcee326d4fafae4673d62abdb9.png

Já para ativar o módulo, eu conectei o positivo do módulo juntamente ao fio que conectava ao terminal 6 da chave seletora de AM/FM, onde a mesma fornece 12V e na sequência ele é convertido para 5V através de LM7805.

image.png.75e0c5e8f3f423e23240a14fd25f0b7c.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...