Ir ao conteúdo

Indicação de monitor para jogos até R$ 2.000,00

Ir à solução Resolvido por CristianCDS,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou pensando em comprar um monitor agora na black, mas não entendo muito bem essas parada de tela LCD, IPS, etc.
 Senti essa ''necessidade'' pois no momento já deve fazer quase dois anos que estou usando uma lgtv 60hz de 32 polegadas bem velhinha, e além de ter ouvido dizer que usar tv como monitor faz mal, eu também queria dar um upgrade na qualidade da imagem pra aproveitar melhor a imagem de jogos mais atuais. Dito isso eu também não quero perder desempenho, já que pelo que sei quanto maior a resolução do monitor e tudo mais, mais isso exige do pc.

A config atual do meu pc é:
Processador: Ryzen 7 5700X
placa-mãe: B550M Pro-vhd wifi
memória RAM: 16GB 3200MHz da hyperx
Placa de Vídeo: RX 6600

Quero jogar wukong, elden ring, cyberpunk e jogos assim, não tenho certeza se essa config roda esses jogos pois nunca cheguei a comprar e abrir pra testar ( pretendo futuramente), mas acredito que rode, enfim, o dream era um monitor 2K, mas da pra ser fullhd também se estiver mt distante, um amigo ja me disse que é outra vida monitor de 144hz, mas sei que também tem opções de 165Hz, 180Hz, 240Hz e por aí vai, e não sei o quão impactante e ''necessário'' é cada um desses níveis.
 Já considerei comprar o LG Ultragear q me parecia ser bom, pelo menos as versões de 24 e 27 polegadas, mas como acostumei com a tv, queria tentar ir para algum monitor maior, aí me inclinei pro ultragear de 32 polegadas, e por impulso quase me decidi nele, mesmo vendo que tinham varias reviews negativas nele. Então quero tirar essa duvida e ver se também tem outras opções melhores, antes que eu faça caca kkk.
 Aliás o orçamento vai até uns R$2000.

Postado

@Shyiou A fluidez acima de 120Hz é excelente. Sua placa é recomendada para Full HD; para Full HD, o ideal é 24", e para 2.5K, 27". Aquele modelo da LG de 24" é bom, pode ir com ele. Sempre opte por IPS, pois os painéis VA têm muito ghosting.

https://www.pichau.com.br/monitor-gamer-galax-hof-lite-orion-i-24-pol-ips-1ms-165hz-preto-hflo24165bf?gad_source=1&gclid=Cj0KCQiA0MG5BhD1ARIsAEcZtwSHbrF9mCZpfjV-VfIe9_32pY0M9Ak1Xz7Z9hA4YQeVJweQV8xILQoaAj7CEALw_wcB

Postado
11 horas atrás, Pedro Medeiros da Silva disse:

Sempre opte por IPS, pois os painéis VA têm muito ghosting.

Fake. Há monitores com painel VA ótimos, basta saber procurar pela marca certa e não white labels, como o que você colocou.

Além do mais, painéis VA foram feitos para ser um meio termo entre fluidez e fidelidade de imagem.

@Shyiou Na imagem abaixo, há os exemplos dos 3 tipos mais comuns de painéis no mercado.

O painel TN, é o que trás menos fidelidade de cores, mas com altíssima performance, sendo que os monitores com +500Hz de alto nível possuem tal painel, justamente por serem focados para jogos competitivos.

O painel IPS, é o melhor em fidelidade de cores, preferível para quem busca uma boa qualidade de imagem para trabalho com edição de fotos e vídeos, jogos campanha, assistir filmes e séries, porém tendo uma performance pior, ou seja, altas taxas de atualização em monitores com esse painel pode causar muito ghosting, black smearing, entre outros efeitos negativos na tela. Acredito que a taxa ideal seria entre 120-144Hz.

O painel VA, é o meio termo entre os dois painéis, trazendo uma boa performance para altas taxas de atualização e uma qualidade de imagem ok. O painel VA é mais barato que o IPS, por isso há muitos monitores com esse painel, logo podem aparecer muitos de baixa qualidade que trazem essa fama de possuir muito ghosting, como o colega comentou acima, mas vai depender de cada fabricante e modelo dos monitores.

IPS > melhor qualidade de imagem;

TN > melhor responsividade;

VA > meio termo entre eles.

Há, também, os painéis FAST IPS, uma evolução do IPS, que possui melhor responsividade que o IPS normal.

image.thumb.png.5a04f447b3cb5b6acce4211c586e6e1e.png

Um exemplo de um ótimo monitor com painel VA no mercado é o AOC Destiny 25" FHD 240Hz (OBS.: o preço dele aumentou muito, ele custa geralmente entre R$1.200-1.000). Um colega aqui do Clube possui ele e diz que a qualidade de imagem dele é muito próxima aos IPS.

Um exemplo de um ótimo monitor com painel FAST IPS é o ASUS 27" QHD 180Hz, eu possuo ele e é um monitor incrível, muita responsividade e ótima qualidade de imagem (além do mais, a promoção dele vale muito a pena por R$1.799,99).

Um exemplo de um ótimo monitor IPS é o LG Ultragear 24" 180Hz, mesmo tendo uma alta taxa de atualização, ele se sai muito bem em questão de responsividade (há a versão de 27", mas ele têm performance pior que o de 24", segue review). Também, há a versão de 144Hz dele que é o melhor monitor custo-benefício do Brasil (review), mas no momento ele está com o preço bem parecido do 180Hz, então vale mais a pena o de 180Hz.

E por fim, um exemplo de um monitor de alto nível com painel Fast TN (nem eu sabia que tinha essa versão do TN), o ZOWIE XL2586X 540Hz. Como são monitores de alto nível, profissional, o custo deles é elevadíssimo, pois eles devem entregar uma alta performance sem, ou quase sem, os efeitos negativos de tela.

Em suma, não há painel melhor ou pior, você deve escolher o painel a depender da sua necessidade e a qualidade dele vai depender da fabricante.

MAS SEMPRE OPTE POR MARCAS RENOMADAS COMO: LG, ASUS, AOC, Samsung, BenQ, Alienware... 

Nunca recomendo pegar white labels, que são monitores de fabricação chinesa com peças de baixa qualidade que vêm para o Brasil e são remarcados como a GALAX (mesmo sendo uma fabricante de hardware, ela pode remarcar um monitor e dizer que é seu), TGT, Superframe, Duex, Centauri, Mancer, entre muitos outros nomes malucos. Estes tipos de monitores costumam estragar com pouco tempo de uso, costumam chegar na casa das pessoas com problemas como dead pixel, stuck pixel, vazamento de luz, etc. por isso é bom optar por monitores de marcas boas que possuem um controle de qualidade muito superior, além de geralmente durarem anos.

~Eu tenho um monitor da AOC desde de 2016 que ainda funciona muito bem, uso ele como secundário.

Porém, como os monitores white labels possuem custo menor entregando, em certos casos, o mesmo desempenho que monitores mais caros de marcas boas, o pessoal opta por eles, até porque a realidade do brasileiro é esta.

Agora, acredito que a melhor recomendação de monitor para você é o ASUS 27" FHD IPS 165Hz ou o LG Ultragear 27" FHD IPS 144Hz, não recomendo muito monitores 27" com a resolução FHD pois eles possuem baixa densidade de pixel que ocasiona em imagem pixelada/quadriculada dependendo do quão perto você está dele, mas no seu caso, como você usa um de 32", acredito que não vai te incomodar.

Espero ter ajudado e tirado algumas dúvidas, mas caso ainda reste alguma é só falar!

Postado
Em 11/11/2024 às 09:18, CristianCDS disse:

Agora, acredito que a melhor recomendação de monitor para você é o ASUS 27" FHD IPS 165Hz ou o LG Ultragear 27" FHD IPS 144Hz

Muito obrigado pelas orientações, os dois tem alguma grande diferença fora a quantidade de Hz? to pensando em ir de LG Ultragear 27, ele é bem mais bonito e pelo que vi tem ajustes de altura e na vertical o que pode ser mais útil, mas por ser mais barato me pergunto se quem alguma vantagem optar pelo outro, ambos os preços parecem estar bons também sla

• guilherme_dr alterou o título para Indicação de monitor para jogos até R$ 2.000,00
  • Solução
Postado

@Shyiou Realmente o LG possuí mais ergonomia, ao menos pelo informado no site da Kabum, mas recomendo que veja certo as características dos monitores diretamente no site de ambos.

Em 15/11/2024 às 18:37, Shyiou disse:

Muito obrigado pelas orientações, os dois tem alguma grande diferença fora a quantidade de Hz?

Acredito que a grande diferença seja a construção e o painel. O meu ASUS têm uma ótima construção (lembrando que não é o mesmo modelo que recomendei pra você), você pode ver algum review do LG que fale sobre a construção e o painel se você conseguir, porém indo de LG é uma ótima escolha, é uma marca com monitores incríveis e você não vai ter dor de cabeça, se o monitor vier nos conformes.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...