Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um XPG S41 TUF 512GB que diz que tem 3500MB/s de leitura e 2400MB/s de gravação porém está muito abaixo. Poderia ser a minha placa-mãe que não suporta essa velocidade toda?
Minha placa-mãe é uma ASUS Z97M-Plus/BR.

image.png.fe29dbb1b6200a326cb3980031717f52.png

Postado

Sua placa-mãe é um modelo high-end de 10 anos trás, então suas tecnologias estão defasadas. A interface do slot M.2 dela é PCI-Express 2.0 x2, ou seja, a velocidade máxima teórica é por volta de 1000MB/s. Como você está obtendo algo por volta de 800MB/s, está próximo da realidade na prática.

• Curtir 2
Postado

Teria alguma forma de melhorar isso?
Estava dando uma pesquisada e vi que talvez de pra colocar um adaptador PCIe x4, isso daria certo?

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Trelissa disse:

Teria alguma forma de melhorar isso?
Estava dando uma pesquisada e vi que talvez de pra colocar um adaptador PCIe x4, isso daria certo?

Colocar um adaptador externo só resolveria se a sua placa tivesse um slot mais rápido, e seu SSD fosse ainda mais rápido do que ele, o que não parece ser o caso. Trocando em miúdos, sua placa-mãe está limitando a velocidade de transferência, e por ser esta uma limitação física da placa, nada que você faça fora dela vai resolver. Sua única alternativa, até onde eu sabia, é trocar de placa.

O colega @GuilhermeGB pode me corrigir se eu estiver errado. Ele é mais experiente em hardware do que eu...

• Curtir 1
Postado

@Trelissa sua placa-mãe tem apenas um slot PCI-Express 3.0 que é onde você provavelmente usa sua placa de vídeo, o restante é PCI-Express 2.0 x4 (apesar de fisicamente serem x16). Usando um adaptador nesses slots PCI-Express 2.0 x4, você potencialmente dobraria a velocidade atual do SSD. Mas eu digo pra você que na prática quase não vai fazer diferença você usa-lo limitado até 800MB/s ou a 3500MB/s. Essas velocidades sequencias só são atingidas em usos específicos. O que mais vai fazer diferença na prática são essas ultimas velocidades aí de 430MB/s e 53MB/s, e isso aí é o normal para esse tipo de SSD.

Postado

Então com esse adaptador até subiria esses dados, mas na pratica não mudaria quase nada?
O computador iniciaria mais rápido com esse adaptador?

• mick 07 alterou o título para SSD XPG S41 TUF 512GB está rodando muito abaixo do esperado.
  • Coordenador
Postado
38 minutos atrás, Trelissa disse:

Então com esse adaptador até subiria esses dados, mas na pratica não mudaria quase nada?

Exemplo hipotético do dia a dia: ao invés de um jogo ou o Windows iniciar em 10 segundos, vai iniciar em 7 segundos. Isso realmente faz diferença pra você e vale o investimento de uma gambiarra? A decisão final é sua, não nossa. 🙂 

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Trelissa disse:

Somente em casos específicos.

2 horas atrás, Trelissa disse:

Tenho 99% de certeza de que não mudaria nada, mas tem aquele 1% de chance de reduzir tipo uns 3 segundos, igual o colega acima disse.

Eu uso meu SSD secundário num adaptador PCI-Express x1, ele roda em 2.0 x1, então a velocidade máxima é por volta da metade do que você está tendo aí. Eu uso ele para instalar jogos e etc, o tempo de loading é basicamente o mesmo do meu SSD principal. Isso porque, como eu disse, não são as velocidades sequenciais que fazem diferença na prática, sãos as velocidades de leitura aleatória, e essas velocidades são menores do que 500MB/s, e alguns casos menores que 100MB/s, ainda assim, muito maiores do que num HD (num HD são tipo 1-2MB/s).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!