Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, gostaria de saber se é possível de forma segura é claro, colocar 4 (já possuo duas, irei comprar as outras duas) memórias de 8gb cada a 3600mhz junto do processador Ryzen 5700x3d; pergunto isso pois nas especificaçoes técnicas dele diz que não é possível. Na verdade fica bem baixo a frequência máxima que diz...
 image.png.161156d748b577829fec9a363df28722.png

A placa-mãe será uma MSI B550M Pro-Vdh

Agradeço.

Postado

Não é que não é possível, o fato é que é pouco provável que a controladora do seu processador consiga atingir essa frequência. Se conseguir, considere-se com sorte, você foi sorteado na loteria do silício. Só dá pra descobri na base do teste. E tem mais, usar 4 módulos de memória no seu PC pode trazer outros problemas além da incompatibilidade com altas frequências, seu PC tende a demorar mais tempo para iniciar. E caso as memórias não sejam do mesmo modelo, não há qualquer garantia que você conseguirá utilizar todas no mesmo perfil XMP, por mais que todas sejam de 3600MHz.

OBS: Processadores Ryzen X3D são pouco afetados por você ter memórias rodando em baixa frequência, diferente dos processadores comuns que perderiam muito desempenho.

• Curtir 1
Postado
22 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não é que não é possível, o fato é que é pouco provável que a controladora do seu processador consiga atingir essa frequência. Se conseguir, considere-se com sorte, você foi sorteado na loteria do silício. Só dá pra descobri na base do teste. E tem mais, usar 4 módulos de memória no seu PC pode trazer outros problemas além da incompatibilidade com altas frequências, seu PC tende a demorar mais tempo para iniciar. E caso as memórias não sejam do mesmo modelo, não há qualquer garantia que você conseguirá utilizar todas no mesmo perfil XMP, por mais que todas sejam de 3600MHz.

OBS: Processadores Ryzen X3D são pouco afetados por você ter memórias rodando em baixa frequência, diferente dos processadores comuns que perderiam muito desempenho.

Serao do mesmíssimo modelo, nesse caso haverá tanto problema coloca-las? por eu ja ter 16Gb em 2 pentes é apenas necessário que eu compre outros 2, contrário ao ter que me desfazer deles e comprar novos, o que não é nada conveniente... mas caso o processador não consiga atingir essa frequência a solução seria apenas ir baixando pra alguma que ele suporte? tipo 3200mhz, e isso vai diminuindo quantos mais pentes eu colocar? ou talvez de para deixar 3600 mesmo ele não atingindo isso

Postado

@Lyrocon se não aceitar é só desativar o XMP e rodar na velocidade SPD* da memória mesmo, a menos que você queira ficar quebrando a cabeça pra achar a frequência mais alta possível que seu PC vai conseguir aceitar. Pode até ser que você encontre algo que pareça estável, mas na hora que você menos espera o PC dá tela azul, o mesmo pode acontecer com o perfil XMP de 3600MHz. O recomendável seria rodar um teste de estabilidade durante algumas horas, tipo o OCCT.

*A velocidade SPD é a frequência de segurança para a RAM operar caso o XMP esteja desativado. É um tipo de perfil que garante máxima compatibilidade, já que usa frequências baixas entre 2133MHz e 2666MHz (dependendo da RAM) e timings relaxados para manter os padrões de compatibilidade do JEDEC.

• Triste 1
Postado

@GuilhermeGB Isso é preocupante, minhas memórias sao de 3600Mhz, isso seria basicamente jogar 1/3 disso no lixo... Aqueles computadores que conseguem rodar com 4 ou 8 pentes a uma frequência incrivelmente absurda (excluindo DDR5), é tudo por conta do processador ser high end? e que eu me lembre o 5700x3d não é estão inicial assim. 

Neste caso vem a dúvida se compensa deixar apenas 16gb 2x8 com 3200-600 (provavelmente algo entre isso) ou fazer upgrade pra 32gb 4x8, mas com frequência possivelmente bem mais baixa. 

Postado
31 minutos atrás, Lyrocon disse:

Isso é preocupante, minhas memórias sao de 3600Mhz, isso seria basicamente jogar 1/3 disso no lixo...

Não é bem assim que funciona, o desempenho do PC não escala tanto assim, principalmente se você tem um processador Ryzen X3D, aí que frequência de memória vai impactar menos ainda. Pra começo de conversa, você realmente precisa de 32GB?

Aqueles computadores que conseguem rodar com 4 ou 8 pentes a uma frequência incrivelmente absurda (excluindo DDR5), é tudo por conta do processador ser high end?

Computadores domésticos já a muitos anos só aceitam até dois canais de memória, é o que chamamos de dual-channel. Placas-mãe com quatro slots de RAM permitem que você use dois módulos de memória em cada canal, continuam sendo dois canais, mas com duas memórias em cada uma. Isso não é ideal, ao fazer isso, a controladora de RAM do seu processador precisa lidar com duas memórias no mesmo canal e começa a perder estabilidade. Processadores Intel geralmente conseguem lidar um pouco melhor com isso do que processadores da AMD, mas ainda é um problema para processadores das duas marcas

e que eu me lembre o 5700x3d não é estão inicial assim.

Processadores domésticos não são nem a sombra do que são processadores de servidores/datacenters que suportam quatro canais (quad-channel) ou oito canais (octa-channel), por exemplo. Nessas plataformas você usa 4 ou 8 módulos de memória, mas são uma memória por canal, nada "gambiarra" de duas memórias por canal. Mas aqui estamos falando de processadores que sozinhos custam MUITO mais que do um PC gamer high-end inteiro. Veja esse aqui, por exemplo:

https://www.pichau.com.br/processador-amd-Ryzen-threadripper-pro-3995wx-64-core-128-threads-2-7ghz-4-2ghz-turbo-cache-288mb-swrx8-100-100000087wof

Neste caso vem a dúvida se compensa deixar apenas 16gb 2x8 com 3200-600 (provavelmente algo entre isso) ou fazer upgrade pra 32gb 4x8, mas com frequência possivelmente bem mais baixa

Volto a pergunta que fiz mais a cima: você REALMENTE precisa de 32GB?

Postado

@GuilhermeGB É algo difícil de dizer hoje, a maioria dos jogos e aplicações que eu uso 16gb são suficiente, mas futuramente ao decorrer de atualizações, e tudo mais quem garante que 16gb não sejam mais o necessário suficiente? Eu costumo jogar com varias abas no navegador, youtube e tal rodando de fundo; as vezes até 2 jogos aberto ao mesmo tempo (nem sei o motivo de eu fazer isso). Enfim, acredito que seja mais por redundância pro futuro, afinal se eu estou comprando a placa-mãe (essa MSI no caso) que pode comportar 4 pentes e gastando apenas uns 270 a mais é possível evoluir pra 32gb de ram e de toda forma o fps aumenta ligeiramente, então pensei: por que não? Bom, era isso que eu me perguntava, agora já estou com um pé bem atrás a respeito desse upgrade

Postado

@Lyrocon Como o colega disse, reveja se precisa realmente dos 32Gb, coloquei 32 no meu para dar folga, mas sinceramente, eu raramente passo dos 20-22 gb, e isso usando indiscriminadamente.
Sobre múltiplas memórias 4-8 é mais comum em processadores feitos para servidores, usuários domésticos não costumam precisar de tanta RAM, são poucas as exceções para quem trabalha com renderização ou coisas assim.
O caminho mais "fácil" é você só comprar e instalar essas 2 memórias de 8GB, você vai perder frequência com elas e pode ter instabilidades (Telas azuis e crashses), mas se forem memórias iguais é capaz de não dar problema, mas quanto mais memórias com características diferentes você usar, maior é a chance de ocorrerem erros.
O caminho que eu tomaria seria comprar 2 memórias de 16GB e vender as 2 de 8GB que já tem, assim manteria frequências mais altas.E embora que 32Gb seja muito para a maioria dos usos, te da folga para poder não se preocupar.
Sobre o  ganho de desempenho, sugiro que veja se você usa mesmo mais do que 16GB, pois você não terá ganhos em performance por ter mais memória não utilizada. O ganho vem com relação a frequência e a latência, e um adendo é que não é tão grande assim, no melhor dos cenários gira em torno de 15% entre as piores e melhores memórias. O ganho é mais evidente em jogos de FPS e em especial em processadores da Intel.
Confere esse artigo do Adrenaline, vai te dar uma boa base para escolher suas memórias e entender essas diferenças de desempenho (Isso quando existem) https://www.adrenaline.com.br/games/pc-games/memórias-frequencias-mais-altas-latencias-menores-quanto-importa/.

Postado

@Lyrocon o que eu costumo recomendar para qualquer usuário que realmente quer 32GB e não quer abrir mão de alta frequência é substituir seu par 2x8GB por um par 2x16GB. Os 2 slots que vem a mais nas placas-mãe geralmente são para último caso, principalmente para aqueles usuários que irão estão montando workstations e vão usar tipo 128GB de RAM, sendo obrigado a partir para 4x32GB. De qualquer forma, módulos de memória de alta densidade vão sofrer das mesmas limitações, mesmo se o usuário for usar 2x32GB, é provável que não consiga estabilizar 3200MHz ou acima, precisando se contentar com frequências mais baixas.

Mas uma coisa que você tem que pensar é se você realmente vai manter seu PC por bastante tempo, se for o caso, aí sim talvez valha a pena você ter 32GB. E se for o caso também, você pode até deixar para fazer esse upgrade em uma outra oportunidade. Tem usuários que gostam de fazer upgrades mais frequentes, nesse caso não acho interessante ficar investindo em RAM DDR4, já que é praticamente tecnologia defasada. Seu próximo upgrade não tem pra onde escapar, você terá que ir para uma plataforma que faz uso de DDR5, aí nesse caso eu já defendo investir em 2x16GB logo no começo. Quando eu recomendo configurações na plataforma AM5, eu sempre coloco um kit 2x16GB 6000MHz CL30, um kit que provavelmente vai acompanhar o usuário até o fim da plataforma.

6 minutos atrás, Davi Labre disse:

O ganho vem com relação a frequência e a latência, e um adendo é que não é tão grande assim, no melhor dos cenários gira em torno de 15% entre as piores e melhores memórias. O ganho é mais evidente em jogos de FPS e em especial em processadores da Intel.

Falando de CPUs "comuns", sim, pode ter ganhos de 15% ou até mais quando comparamos memórias básicas baratinhas contra memórias de alto desempenho. Mas quando falamos dos Ryzen X3D, a diferença entre as memórias é bem menos relevante. Vale a pena dar uma conferida nesse vídeo feito pelo Hardware Unboxed onde eles colocam o 7800X3D na jogada justamente pra mostrar que esse tipo de CPU não sofre tanto impacto por velocidade da RAM. O próprio Ryzen 7 7700X acaba tendo ganhos de desempenho até bem grandes com memórias mais rápidas.

Postado

@GuilhermeGB Bom, na verdade ainda é possível, eu não possuo a placa ou processador ainda, estou decidindo qual comprar nesse mês de "black friday" além dessas que eu citei estava de olho na b650 da gigabyte e um 7600, sendo obrigado a comprar novas memórias. Mas pelo que pesquisei, além do custo bem superior, o AM5 só faz sentido para quem busca fazer upgrade de processador no futuro, tendo em vista que um ryzen5700x3d empurra até uma 4070 na plataforma am4 ainda, então acabei optando por fazer upgrade me mantendo no AM4. Enfim, decidi que irei manter apenas 16gb de ram mesmo, obrigado pelo seu tempo. 

Postado

@Lyrocon o 5700X3D é bastante relevante pensando na economia da RAM e placa-mãe pra quem já tem um PC AM4, mas se você precisar investir em placa-mãe e RAM também, a vantagem começar a tender mais pro lado da AM5 visando possibilidade de upgrades daqui uns anos. A AMD prometeu lançamentos para AM5 até 2027, então se você compra agora em 2024, em 2027 vai ter processadores lançando que você poderá colocar na sua placa-mãe e aguentar pelo menos mais uns 3 anos depois disso. Resumindo, você investiria em placa-mãe e memória DDR5 pra usar até 2030 facilmente.

Postado

@GuilhermeGB O problema disso é que a placa-mãe Am5 de preço semelhante a essa de am4 com as mesmas caracteristicas (principalmente mais de um slot M.2) são inexistentes, encontrei apenas a B650M H da gigabyte que tem um vrm e componentes um tanto duvidosos, isso somando uns 650 reais de novas memórias, ficará por volta de 2700 ao todo com processador, enquanto na am4 ficaria +/- 2000, mas com uma placa-mãe de confiança. É uma decisão que tem tirado minha paz faz umas semanas já hahaha, complicado.

Postado

@Lyrocon o erro seria mais achar que o chipset AM5 equivalente ao B550 do AM4 é o B650, na verdade a AMD meio que subiu o patamar dos seus chipsets, motivo pelo qual as placas ficaram mais caras. O chipset AM5 A620 é equivalente ao B550, uma ASUS TUF Gaming A620M-Plus (R$850-900) mesmo tem um VRM até mais forte que uma MSI B550M PRO-VDH WiFi, ou seja, uma "simples" A620 não teria problemas para lidar com NENHUM processador AM5 existente. 

OBS: Placa-mãe Gigabyte tem que comprar com cuidado, essa B650M H aí é cilada, igual a B550M H que perde para A520 básica.

A única limitação do A620 em relação ao B550 é a falta de suporte a overclock manual, mas overclock manual em CPU Ryzen moderno é inútil, o PBO Curve Optimzier é bem mais eficiente, e funciona em qualquer placa-mãe. No restante, o chipset suporta PCI-Express 4.0 tanto para placa de vídeo quanto para SSD, inclusive o diferencial é que placas que tem dois slots M.2 (igual a A620 TUF), o segundo também suporta PCI 4.0, enquanto numa B550 esse segundo slot é PCI 3.0.

EDIT: Se você somar Ryzen 7 5700X3D (R$1.400) + MSI B550M PRO-VDH WiFi (R$860) + 2x16GB 3200MHz (R$500), você pagaria R$2.760 numa configuração AM4 completa. Enquanto um Ryzen 5 7600 (R$1.240) + ASUS TUF Gaming A620M-Plus (R$890) + 2x16GB 6000MHz (R$1.000) ficaria em R$3.130, uma diferença de R$370 que eu acho que valeria a pena pagar se possível.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB não seria um desperdício de dinheiro comprar uma placa-mãe com 4 slots de ram? mas essa que você mencionou aparenta ser uma das melhores mesmo, bem parruda. Caso contrário sobraria algo como uma ASRock A620M-HDV/M.2? tem 2 M.2 ou a MSI Pro A620M-E (tendo esta apenas 1 M.2) ambas estão na faixa dos 680, acredito que as marcas sejam de confiança, e por ter 2 slots de ram certinho, é possível comprar 2x16 6000mhz. Aliás, não possuo qualquer interesse em fazer overclock no processador.

Postado
6 minutos atrás, Lyrocon disse:

não seria um desperdício de dinheiro comprar uma placa-mãe com 4 slots de ram?

Você não está pagando mais caro pelos slots, eles vem na placa-mãe e você não tem o que fazer. O valor que você paga a mais é por toda a construção da placa.

ASRock A620M-HDV/M.2

MSI Pro A620M-E

Ambas são plaquinhas bem ruins, VRM fraco que passa mal até com R5 7600 em full load. Tem review das duas.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Vish, você está salvando minha vida em dores de cabeça futuras hahahaha, acho que a opção é a ASUS TUF que mencionou anteriormente mesmo; não há nenhuma mais barata que ela e que seja boa? Gostaria de economizar por conta das RAMs novas que terei de comprar, essa brincadeira está ficando cara.. Isso que estou contando a recuperaçao de um pouco da verba, vendendo meu kit antigo.

Postado

@Lyrocon qualquer placa AM5 decente vai custar próximo dos R$800-900. Agora está melhor que alguns meses atrás onde as únicas opções boas eram as B650, e elas beiravam os R$1.500.

Mas eu te dou uma alternativa pra você economizar alguns trocados agora, que seria adquirir apenas um módulo de 16GB de RAM e deixar pra pegar outro daqui alguns meses. Comprar individualmente sai um pouco mais caro que comprar o kit, mas você já economiza mais de R$400. Pode ser que daqui alguns meses o preço até caia um pouco, já que essas configurações DDR5 vão começar a se popularizar ainda mais.

https://www.kabum.com.br/produto/526515/memória-ram-xpg-lancer-RGB-16gb-6000mhz-DDR5-cl30-preto-ax5u6000c3016g-clarbk

Se você for pesquisar outras opções, fique atendo as especificações. O módulo acima que estou indicando é 6000MHz CL30, que é uma latência bem legal para essa frequência. É muito fácil você achar por aí módulos de 6000MHz CL40, e CL40 é uma latência alta demais.

Postado

@GuilhermeGB Poxa eu tava é vendo no Aliexpress que no Brasil é sem condiçoes esses valores... 

https://pt.aliexpress.com/item/1005007039921884.html?src=google&pdp_npi=4%40dis!BRL!507.39!202.23!!!!!%40!12000039185001635!ppc!!!&src=google&albch=shopping&acnt=768-202-3196&isdl=y&slnk=&plac=&mtctp=&albbt=Google_7_shopping&aff_platform=google&aff_short_key=UneMJZVf&gclsrc=aw.ds&&albagn=888888&&ds_e_adid=&ds_e_matchtype=&ds_e_device=c&ds_e_network=x&ds_e_product_group_id=&ds_e_product_id=pt1005007039921884&ds_e_product_merchant_id=5390118118&ds_e_product_country=BR&ds_e_product_language=pt&ds_e_product_channel=online&ds_e_product_store_id=&ds_url_v=2&albcp=21106536414&albag=&isSmbAutoCall=false&needSmbHouyi=false&gad_source=1&gclid=Cj0KCQiAlsy5BhDeARIsABRc6Zs3fCbLbsZzb0YQDHXgRSvntcB9gOrgP4JOeBcCx5hAjLWtRjqP3BQaAjOMEALw_wcB

Ou 

https://pt.aliexpress.com/item/1005006024441521.html?spm=a2g0o.detail.pcDetailBottomMoreThisSeller.1.569cPRFLPRFLpy&gps-id=pcDetailBottomMoreThisSeller&scm=1007.13339.291025.0&scm_id=1007.13339.291025.0&scm-url=1007.13339.291025.0&pvid=db3f9686-54b0-4809-a015-a743958e3e0c&_t=gps-id:pcDetailBottomMoreThisSeller,scm-url:1007.13339.291025.0,pvid:db3f9686-54b0-4809-a015-a743958e3e0c,tpp_buckets:668%232846%238116%232002&pdp_npi=4%40dis!BRL!560.42!211.32!!!669.96!252.63!%40210312d517314567032833129eb115!12000035370596273!rec!BR!4213816571!XZ&utparam-url=scene%3ApcDetailBottomMoreThisSeller|query_from%3A

O CL é mais elevado sim, mas nos testes que vi a diferença não é taaaao gritante... A diferença de preço é muito absurda po kkk (e eu ja comprei dessa marca)

Postado

@Lyrocon sobre essas memórias do Aliexpress, fica a seu critério. Eu até acho válido a compra devido a enorme diferença de preço nessas DDR5, no caso das memórias DDR4 a diferença já é pequena. Eu só não digo pra você ir sem medo porque eu sei do riscos dessas memórias. Juhor tem muitas memórias DDR4 sem vergonha, não vi nada sobre as DDR5 ainda.

• Obrigado 1
Postado

@GuilhermeGB Com "Sem vergonha" você quer dizer não funcionar, dar defeitos e tal? Bom, as minhas atuais sao da Juhor DDR4 e funcionam; eu sei que em processadores da Intel principalmente os Xeon ela tende a não funcionar por algum motivo, mas é, diferença de preço muito elevada pra cogitar outras.

Postado

@Lyrocon seria mais no sentido de terem timings muito altos (por causa dos chips de baixo custo), maior chance de problemas de estabilidade ao ativar o XMP, etc. Nem sempre a culpa é exclusiva da memória, tem placa-mãe por aí com uma "tendência natural" para dar problemas com memória. Se você junta uma placa dessas com uma memória mais ou menos...Também podemos atribuir parte do problema ao baixo controle de qualidade na fabricação dessas memórias, você pode ter a sorte de pegar um bom lote, ou o azar de pegar um lote ruim.

Postado

@Lyrocon pra você conseguir usar os 6000MHz você terá que ativar o XMP, se não sua memória deve ficar rodando a apenas 4800MHz e isso vai fazer seu CPU render menos do que deveria. Mas eu acho que a chance de problemas com XMP é bem pequena com placa da ASUS.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!