Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho umas dúvidas referente a microcontrolador, no caso as memórias Eprom e EEprom e memórias Flash ela fala que é uma memória que não é volátil que não apaga a programação. Só que essa programação é o que você gravou microcontrolador ou a biblioteca interna ou ambas.

Na porta Serial Port tem a seguinte explicação: Porta de comunicação serial, usada para troca de dados com outros dispositivos, como um computador ou outro microcontrolador.

Não entendi bem a explicação.

Semttulo.png.e589146ca9fab94a15776ff096054aaf.png

Na imagem da que fala A CPU ou “Unidade de processamento central” é responsável por todo o processamento de dados do microcontrolador. É ela que interpreta os comandos, faz a leitura de dados e ativa as portas de I/O’s ou periféricos se necessário.

Microcontrolador nós temos o CPU a memória e ULA faz suas opções em conjunto. Mas a imagem e o texto final ficaram pouco confuso. A imagem mostra a saída dos barramentos da CPU indo pelos periféricos e o texto fala que pode pular a etapa, mas se pular a etapa microcontrolador não vai funcionar? N caso esses periféricos poderia ser um conversor analógico e digital por exemplo.

periferico.png.38993e06cc689525d5342e3ff7cdd970.png

Fonte: https://www.arnerobotics.com.br/eletronica/Microcontrolador_PIC_teoria_1.htm

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Luiz Fernando Vieira disse:

explicação: Porta de comunicação serial, usada para troca de dados com outros dispositivos, como um computador ou outro microcontrolador.

Não entendi bem

.. mas entendeu pelo menos um pouco, né? Uma microsoma... Porta é quase que literalmente a porta da sua casa onde entram e saem pessoas, objetos, móveis, comida e etc. Um outro paralelo no estilo © que crio agora é uma porta de saída como: boca: o mc fala. E uma porta de entrada: ouvido: outro mc ouve. Para que se entendam, ambos têm que falar o mesmo idioma ou protocolo de comunicação

as memórias Eprom e EEprom e memórias Flash

De um modo geral, memória flash é onde a cpu procura ou apenas lê o que e como fazer seu trabalho. É gravada com programador ou bootloader: um programador virtual que pode ser incorporado em alguns mc's. Normalmente inacessível ao utilizador final. Nela deve ser explicado o que deve ser feito timtim por timtim com riqueza de detalhes pra que não haja erro. Algo como uma receita de bolo.  ou pra mim: como fazer água com açúcar 🤪

Já a eeprom geralmente se escrevem dados não repetidamente regraváveis mas "líveis" quantas vezes quiser. P.ex. um diário que se fazia na infância. Ou respostas a lápis que você faz no caderno. Pode apagar e reescrever algumas vezes mas não muitas: a folha rasga.

o texto fala que pode pular a etapa, mas se pular a etapa microcontrolador não vai funcionar?

Isso não entendi.. se é que entendo algo...

Obviamente outro membro, google ou IA te dão respostas melhores mas é o que tenho pro momento, ok?

Postado

@.if desculpe eu não entendi muito a sua resposta mas Até onde eu sei quando falar de serial na minha cabeça é a casa pode serial de impressora. 

eu entendo quando eu falo de PORT é referência a porta no caso o registrador que você atua como entrada ou saída da informação. O serial é outro tipo de entrada diferenciada?

Sobre a explicação das memórias a sua analogia eu não entendi o que ela faz exatamente, eu só queria saber se esse tipo de memória ela é uma só é a execução e a outra é a que você programou.

por exemplo você programou em C ou assembler e aí você gerou a compilação  que transformou em hexadecimal E aí você insere lá dentro na memória flash o que eu entendi. que seria a memória de programa que é a ROM só que dentro dessa memória de programa ela só é o que você gravou, mas também tá incluído a biblioteca lá dentro do próprio micro controlador

minha última dúvida é referente a última imagem que eu inserir no caso existe outras imagens que eu tenho aula que ela faz a parte matemática para executar a tarefa só que aqui tá uma representação no meio do periférico Esse é esse é meio desse periférico pode ser qualquer um que está dentro da primeira imagem

• Membro VIP
Postado

Tudo bem amigo. É que não tenho o dom de explicar apenas o de saber. Vou tentar só + 1 coisinha..

21 minutos atrás, Luiz Fernando Vieira disse:

O serial é outro tipo de entrada diferenciada?

De uma certa maneira, sim amigo. A serial é apenas um registrador onde basta você (ou a cpu) escrever um dado e este sai serializado bit a bit pra fora. É basicamente um multiplex e demultiplex clique.

images?q=tbn:ANd9GcRBW2DNv5O0AE2Wc1D2Dim isso é bem sugestivo. Perceba só 1 fio e 5 I/O

É um circuito dedicado que faz só isso mas evita o trabalho da cpu. E o legal é que você nem precisa saber como ele funciona bit a bit: apenas alimente ele, use e pronto.

Sinto muito por não falar seu idioma por completo. Sugiro aguardar novas opiniões ou até mesmo consultar seu professor e mostrar o link do seu tópico pra ele. Talvez ele tenha uma forma de se expressar melhor com outras analogias, ok?

sucessos!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!