Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera beleza? 

Levei meu PC em um tecnico recentemente e troquei o cooler box por um AG400 porém toda vez que eu ligo o PC aparece a mensagem "CPU FAN ERROR" e em seguida vai direto pra BIOS.

Já verifiquei o cooler, ele parece estar encaixado perfeitamente e rodando normalmente, olhei na BIOS e ele esta rodando a 1300/1400 RPM.

As temperaturas também estão ok, em stock 35 graus e jogando 55.

Alguém saberia dizer o motivo disso? 

Postado

Assim, se o PC após dar erro, está rodando normal, com temperatura boa e o uso ok, dá uma olhada na BIOS na parte de monitoramento, se tem como 'ignorar' o sensor de CPU_FAN.

Porém, não sei até onde isso pode te afetar negativamente, pode ser que acabou dando azar e algum conector do cooler está zoado, por exemplo.

Esse problema pode até diminuir a vida útil do seu AG400 ao longo prazo...

Aliás, só confirma pra mim, a ASRock tem placa de modelo prime? Jurava que era só ASUS

Edit: Vídeo de um cara fazendo o que falei, novamente, não sei o quanto isso pode te afetar negativamente

• Curtir 1
Postado

@abertossi Agora não estou lembrado e não estou com a caixa aqui, mas se não me engano sim.

@Zalgo Desculpa falei errado, a minha é ASUS.

Usei ele por algumas horas ontem e o funcionamento foi perfeito, testei as temperaturas e estão todas dentro dos padrões mas estou achando muito estranho isso, já entrei em contato com a loja que fez a instalação e estou esperando uma resposta deles.

Postado

@Zalgo Então estou com dificuldade de achar aqui, o meu palpite era o mesmo que o seu algo relativo a conexão dos cabos do CPU, como é especifico ao cpu-fan AG400 acho que valeria a pena remover o cabo e conectar novamente. Só vi este erro antes mas o fan não estar funcionando, funcionando e com este erro a primeira vez

• Curtir 2
Postado

@abertossi @Zalgo outra coisa estranha também é que desde que o PC voltou uma das fans do gabinete não funcionam mais, meu gabinete tem 5 fans, a de trás não esta ligando, as outras funcionam normalmente não sei se esqueceram de encaixar o molex da fan na fonte, não abri o pc, mas esta estranho também.

Postado
2 minutos atrás, BIELMITO753 disse:

não sei se esqueceram de encaixar o molex da fan na fonte

Eita, já manda aquele aúdiozinho no zap pro técnico, questiona o que ele fez exatamente

Qualquer coisa depois, se for possível, tire umas fotos de como está as conexões dos fans na sua máquina, assim também ajuda outros que no futuro podem usar esse tópico como referência

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@BIELMITO753 Tarde

Se você levou no técnico para fazer a instalação cooler, leva de volta nele e pergunta porque está aparecendo esse erro de CPU FAN ERROR?

Isso pode ser  inúmeros problemas:

1. Sua placa-mãe está com defeito no sensor de rotação do cooler, e foi colocado na BIOS para ignorar com a antiga fan.
  2. O cooler veio com defeito. Porque o AG400 possui conector de 4 pinos
    H87d7be033d5645d8b5f4321a022ff4d2d.jpg_6
  3. O sensor da FAN foi danificada acidentalmente. 
  4. Ou está mal encaixado o conector da FAN.
  5. Ou está instalado no local errado como por exemplo SYS FAN.

O correto é você ligar o PC e não aparecer nem um tipo de erro, é a mesma coisa um carro, você leva para trocar o óleo do motor de quando o mecânico te entrega o carro, sempre que você anda com o carro a luz do óleo fica acesso direto.

• Curtir 3
Postado

@abertossi @Pedro Math.pi @Edvaldo J. Frederico @Zalgo galera a foto do meu setup, talvez eu tenha descoberto o motivo, parece que o air cooler esta conectado em outro conector sem ser o principal da fan, e a fan do gabinete esta sem conector por conta disso, o técnico inverteu os dois.

Vou levar lá amanhã pra ele consertar mas muito provavelmente é isso.

IMG_20241113_165425.jpg

• Curtir 2
Postado
2 minutos atrás, BIELMITO753 disse:

Vou levar lá amanhã pra ele consertar mas muito provavelmente é isso

Maravilha chefia, espero que dê tudo certo!

Obrigado pelo retorno!

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...