Ir ao conteúdo

Xeon E5 2650 V4 chegando a 82°C com cooler DX 7000, opiniões para cooler novo.

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Boa noite,

Gostaria de uma opinião sobre meu setup, tenho uma x99 Qyidia WITHE, sobre funcionamento esta tudo ok, porém a temperatura  esta batendo muito fácil os 75° 82 ° +-  meu coler é um DX 7000 que comprei na shopee por 54 reais creio que não esta dando conta legal... sobre a pasta termina que estou usando comprei uma separada na própria shopee pensando que seria a ideal...

características do pc:

placa-mãe Qyidia X99 D4 WITHE
Processador E5 2650 V4
16 GB DE RAM 2400MHZ

Cooler DX 7000 LOW PROFILE "pensei que seria melhor ja para refrigerar até os VRM... "

poderiam me ajudar ? gostaria de uma opinião sobre a temperatura.

estou pensando até em water cooler.

• Solução
Postado
9 minutos atrás, rapharm disse:

Gostaria de uma opinião sobre meu setup, tenho uma x99 Qyidia WITHE, sobre funcionamento esta tudo ok, porém a temperatura  esta batendo muito fácil os 75° 82 ° +-  meu coler é um DX 7000 que comprei na shopee por 54 reais creio que não esta dando conta legal... sobre a pasta termina que estou usando comprei uma separada na própria shopee pensando que seria a ideal...

É, realmente com um cooler ruinzinho desses, eu esperaria temperaturas altas. Não que você precise de cooler monstro, mas esse é obviamente fraquinho.

Em todo caso, eu sou partidário de já comprar um WC de 240mm. Não que você precise, mas é pouca coisa mais caro que um cooler a ar decente em troca de muito mais desempenho e de melhorar  ofluxo de ar dentro da máquina.

Postado
Postado

Cooler low-profile com base de cobre para não envergar a placa-mãe;

Pasta térmica pode comprar a PCYes! Nitrogen, é excelente! Coloca a quantidade certa;

Coloca uma fan 120mm virada para a placa-mãe colocada na porta lateral do gabinete; se possível duas para baixo da placa-mãe colocadas em cima no gabinete, coloca outra vindo da frente do gabinete (ou dentro da frente, que alguns gabinetes permitem retirar), pode ser também se tiver gradinha na parte interna que remete à frente do gabinete;

Fan não é tamanho, mas um conjunto:

tamanho, CFM (fluxo de ar), dBa (barulhos podem irritar), rotação...

Se for irritar compra um gerenciador com controle remoto e deixa as fans mais lentas, fica uma maravilha;

Evita overclocking sempre e um leve underclock/undervolt (pesquisando antes e perguntando se possível e até onde) pode auxiliar, bem de leve. Eu fiz coisas assim e o meu i5-2400s (que eu transformei em tri-core, desabilitando um núcleo) bate seus 61 graus em teste no prime95 (em estresse) limitado a 86 graus de Tjunction e o PC inteiro em estresse consome seus 78,5w (testei com 1 wattímetro).

Pequenas medidas podem ser grandes soluções, boa sorte!

Tudo que for fazer pesquisa bastante, analisa e a lógica batendo na porta, e for algo realmente que faça sentido e seja seguro, pode ser feito.

Postado

Recomendo, fortemente um cooler para o seu xeon. Um thermalright asssasin já deve ser o suficente. WC desses da Rise Mode não deve servir bem para ele. Também não recomendo air cooler com presilha, opte sempre por parafusos, claro, se caber no orçamento.

Postado
agora, Calebe A Melo disse:

Recomendo, fortemente um cooler para o seu xeon. Um thermalright asssasin já deve ser o suficente. WC desses da Rise Mode não deve servir bem para ele. Também não recomendo air cooler com presilha, opte sempre por parafusos, claro, se caber no orçamento.

Para mim watercooler, com todo respeito é perigoso. Por que? Manutenção de tempos em tempos, se vazar algo, água com eletrôncios perigo e pode perder o PC todo. Eu uso um cooler a ar low-profile, nem de cobre é e foi 30 reais. Muito bom, fixa bem, bom fluxo de ar e 22 dBa apenas. 61 graus no i5-2400s ao extremo. Medidas pequenas, grandes resultados.

Postado
1 hora atrás, Calebe A Melo disse:

Ah, escrevi errado mb klkkkkk. Eu troquei as bolas, eu tava me referindo que ele pegasse um bom Air Cooler para esse PC dele. Tipo um desses: https://www.terabyteshop.com.br/produto/28051/cooler-para-processador-gamdias-boreas-e2-410-120mm-intelamd-black

ë que eu tava digitando rápido e digitei sem pensar, mas concordo com você.

Nunca peça desculpas num post desses, você não fez nada errado! Mas eu creio que um cooler barato e low-profile pode, ou não, só testando ser o resultado. Não adianta coolers grandes que podem empenar a placa-mãe (não que irão) ou barulhentos. Eu neste cooler de 30 reais que comprei, olha só: 22 dBa, boa construção, muito fácil instalação, apliquei desta vez uma pasta térmica sem marca das conhecidas, mas sim uma que adquiri em uma loja local à base de prata. Olha... pico: 71 celsius, normal 61 celsius (isso em extremo estresse via prime95 em 20 minutos de teste); eu sem estressar o Pc fica fácil nos 42 graus. Eu fiz muitas melhorias neste Pc sem gastos exorbitantes e o mais satisfatório foi o cooler. Sinceramente: eu trabalho on-line com música/áudio e em volumes ínfimos, muito baixos, minha audição é muito aguçada e a ventoinha estava me irritando demais, este cooler pequeno e bom com apenas 22 dBa foi uma maravilhosa solução.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Mengineer disse:

Se fixar corretamente a placa-mãe e o air cooler, a chance de empenamento ocorrer é mínima, para não dizer zero. Air cooler low-profile somente em caso de espaço extremamente restrito, já que seu desempenho é muito inferior, alguns até piores que cooler stock.

Postado
agora, Erso disse:

Se fixar corretamente a placa-mãe e o air cooler, a chance de empenamento ocorrer é mínima, para não dizer zero. Air cooler low-profile somente em caso de restrição de espaço extremamente restrito, já que seu desempenho é muito inferior, alguns até piores que cooler stock.

Outro problema: dBa. Este que comprei apenas 30 reais, dBa baixíssimo e a construção? Nossa, demais.

Postado
5 horas atrás, Mengineer disse:

Isso é mito, nem o Noctua NH-D15 enverga placa-mãe. Se envergasse não vendia, ou já teriam criado um suporte acessório para evitar.

5 horas atrás, Mengineer disse:

Coloca uma fan 120mm virada para a placa-mãe colocada na porta lateral do gabinete;

O detalhe é que gabinete que permitia colocar fan na lateral virada para a placa-mãe é modelo de ~10 anos atrás, os atuais tem a lateral de vidro, não tem como colocar fan ali.

Citação

LOW PROFILE "pensei que seria melhor ja para refrigerar até os VRM... "

Esse cooler é fraco para o Xeon. Quanto ao "low profile" resfriar VRM até funciona na bancada, já dentro do gabinete nem tanto, porque não mantem o air flow ideal.

O problema de comprar water cooler - mesmo um "genérico" de uns R$ 200,00 - 250,00 e só 1 ano de garantia; é que vai contra a razão que se tem para montar um Xeon, que é manter o custo baixo. O WC vai custar mais caro que o CPU e a memória.

Um Air cooler torre, com 4 heatpipes, fan de 120mm resfria bem estes Xeon mais fracos, desde que usado num gabinete bem ventilado. Ex. Gamdias Boreas E1-410 que não precisa do disco adaptador de cooler. A vantagem do cooler torre é manter o fluxo de ar alinhado. claro, desde que o gabinete tem frente mesh, permitindo entrar ar.

• Vitoria Gabriela alterou o título para Xeon E5 2650 V4 chegando a 82°C com cooler DX 7000, opiniões para cooler novo.
Postado
16 horas atrás, 1lokos disse:

Isso é mito, nem o Noctua NH-D15 enverga placa-mãe. Se envergasse não vendia, ou já teriam criado um suporte acessório para evitar.

O detalhe é que gabinete que permitia colocar fan na lateral virada para a placa-mãe é modelo de ~10 anos atrás, os atuais tem a lateral de vidro, não tem como colocar fan ali.

Esse cooler é fraco para o Xeon. Quanto ao "low profile" resfriar VRM até funciona na bancada, já dentro do gabinete nem tanto, porque não mantem o air flow ideal.

O problema de comprar water cooler - mesmo um "genérico" de uns R$ 200,00 - 250,00 e só 1 ano de garantia; é que vai contra a razão que se tem para montar um Xeon, que é manter o custo baixo. O WC vai custar mais caro que o CPU e a memória.

Um Air cooler torre, com 4 heatpipes, fan de 120mm resfria bem estes Xeon mais fracos, desde que usado num gabinete bem ventilado. Ex. Gamdias Boreas E1-410 que não precisa do disco adaptador de cooler. A vantagem do cooler torre é manter o fluxo de ar alinhado. claro, desde que o gabinete tem frente mesh, permitindo entrar ar.

As coisas muitas vezes são bem relativas e o que vou falar agora é uma experiência pessoal, NÃO uma recomendação:

Gabinete A, retirada a tampa frontal, colocada uma ventoinha, esta tampa recolocada, porém adequada na posição reversa. Agora a fonte embaixo, não em cima, bem mais fácil de organizar;

Porta lateral com furos para fan, coloquei do outro lado, onde fica a placa-mãe:

Cooler 80mm bom, virado para fora, ar jogado fora, tudo certo;

Low-profile em conta, mas baixíssimo dBa e bom fluxo de ar, temperaturas muito boas.

Futuramente a fan da frente, a que eu criei em cima espaço, a da traseira do Pc para fora também ligarei com gerenciador de fans para barulhos não ocorrerem. Com uma furadeira acoplada uma serra copo minúscula, poderei fazer umas furações na tampa longe da placa-mãe para por uma fan 120mm com boa circulação (Cfm bom), independente da rotação. 

Eu fiz tudo isto e farei outras melhorias baseando tudo em análises, o que faz lógica, fazendo pesquisas, enfim... eu NÃO recomendo o que foi dito, são ideias que eu fiz e deram certo e outras darão certo. Enfim..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...