Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 5 fans no meu pc: 3 frontais, que estão ligadas a uma controladora, e 2 de exaustão, que não estão conectadas à controladora. Essas duas são de 4 pinos, diferentes das frontais, por isso estão separadas. Esses três casos (controladora + as 2 fans de exaustão) estão conectados nos sys fans da placa-mãe, que possui 3 entradas para isso. A única coisa ligada diretamente na fonte é o cabo SATA da controladora, que energiza o RGB das fans frontais. As fans de exaustão não possuem RGB.

Minha dúvida é a seguinte: aprendi que o correto era conectar as fans nos sys fans da placa-mãe, mas vi um post dizendo que o certo é ligar diretamente na fonte. Qual seria a diferença entre essas duas formas? Poderiam me explicar, por favor? Aprendi errado?

Postado
11 minutos atrás, sejumilde disse:

Essas duas são de 4 pinos, diferentes das frontais, por isso estão separadas.

Ué. Mas se eles são de 4 pinos, é só ligar na controladora / pIaca mãe. Mesmo que eles só tenham 3, o conector é compatível.

Minha dúvida é a seguinte: aprendi que o correto era conectar as fans nos sys fans da placa-mãe, mas vi um post dizendo que o certo é ligar diretamente na fonte. Qual seria a diferença entre essas duas formas? Poderiam me explicar, por favor? Aprendi errado?

Vídeo de técnico de futebol esse: você só liga na fonte se literalmente não tem outra opção. Mas se tiver, esquece, você quer pode controlar a rotação do fan para ajustar automaticamente, reduzindo ruído, desgaste, acúmulo de poeira e gasto de energia.

• Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, sejumilde disse:

Qual seria a diferença entre essas duas formas?

A diferença é que conectando FANs diretamente na placa-mãe ou por controladora, você conseguirá controlar o RPM (rotações por minuto) das FANs manualmente. Já pela fonte, se você conectar diretamente nela, não é possível controlar as FANs manualmente, e a fonte irá manter as FANs em seu RPM máximo constantemente.

Postado

Outro detalhe, fan que conecta direto na fonte - conector Molex;  é fan barata e fraca, não fazendo muita diferença para refrigeração.

Se for por motivo de decoração tem umas da Acegeek com conector Molex que tem LED ARGB (5V, 3 pinos) na faixa dos R$ 30,00 mas não compensa porque tem opção melhor - PWM, da Segotep.

Sendo a fan menos pior do tipo a DeepCool RF12R, que vem com conector Molex e conector de 3 pinos - não tem PWM, e tem a bobagem de LED em cor única (azul, vermelho...) sem opção de desligar. Porém é um modelo antigo, hoje tem fan da Segotep com PWM e preço similar.

Postado

@Imakuni

Em 19/11/2024 às 10:30, Imakuni disse:

Ué. Mas se eles são de 4 pinos, é só ligar na controladora / pIaca mãe. Mesmo que eles só tenham 3, o conector é compatível.

Eu poderia ter feito isso todo esse tempo? Kkkk eu não fiz porque vi que a diferença de 3 pinos e 4 pinos, é a questão da tensão do ARGB e RGB, então achei que iria acabar queimando as fans ou a controladora. valeu. Então irei aproveitar e botar as fans de exaustão para ficar na frente. Por mais que meu Pc esteja com uma temperatura ok (nada passando de 80°), vou inverter porque as fans de 4 pinos tem mais CFM

Postado
5 minutos atrás, sejumilde disse:

Eu poderia ter feito isso todo esse tempo? Kkkk eu não fiz porque vi que a diferença de 3 pinos e 4 pinos, é a questão da tensão do ARGB e RGB, então achei que iria acabar queimando as fans ou a controladora.

Os cabos para LED não são intercompatíveis, mas o conector pequenininho de 3/4 para o fan em si, esse é.

6 minutos atrás, sejumilde disse:

Então irei aproveitar e botar as fans de exaustão para ficar na frente.

Ao contrário. Os da frente pegam ar de fora e colocam para dentro do gabinete.

6 minutos atrás, sejumilde disse:

vou inverter porque as fans de 4 pinos tem mais CFM

Esquece CFM, isso não é medida de fan.

Postado

@Vitoria Gabriela @1lokos obrigado pelas respostas. Se a diferença é apenas ter o controle das fans, isso me deixa bem tranquilo.

O que tinha lido originalmente, é porque a maneira que foi colocado, deu a entender que conectar diretamente na placa-mãe no lugar da fonte, seria prejudicial, porque iria sobrecarregar ela e iria queimar a placa-mãe. 

Em outra comunidade, um rapaz me passou mais informações: 

"Sys fan permite (em placas mães que suportam) ajustar a velocidade das fans por software.

Dependendo da placa-mãe pode haver um limite na potência total que pode ser utilizada em cada pino (varia por placa mas é normalmente uns 2a (24w) para o cpu_fan, e 1a (12w) para

sys_fan. Então se tiver muitos fans muito potentes tem que distribuir eles entre pinos sys fan, na prática é difícil exceder esses 2a.

Algumas controladoras podem ser ligadas diretamente na fonte e possuem controle próprio de fans, meu gabinete antigo tinha um slider, então dava preferência por ligar na nessa controladora. Hoje prefiro fazer esse controle por software.

Não tem correto, só tem preferência, a unica coisa que não pode ser feita é exceder a potência máxima conectando todos os fans no mesmo pino.

Edit: algumas placas mãe possuem sys_fan com maximo de 1a. Então no pior caso possível de estar usando fans p14 max (0.35a ou 4.2w) não poderia usar mais que 2 no mesmo sys_fan"

"3 de 120mm é tranquilo. Pelo que estava lendo a maioria dos sys_fan hj em dia são 1.2a

O fan 120mm RGB com maior consumo que achei é 0.3A ou seja mesmo com 3 em um sys_fan de 1a pode usar 3 tranquilo, 1.2 pode usar 4. Já se fosse um artic f12 que só usa 0.12a dá para usar 8 fans

Se a controladora tem cabo sata ela deve puxar um pouco de potência de lá"

2 minutos atrás, Imakuni disse:

Os cabos para LED não são intercompatíveis, mas o conector pequenininho de 3/4 para o fan em si, esse é.

Saquei. Isso é bacana até para diminuir os fios visualmente e esconder atrás.

Ao contrário. Os da frente pegam ar de fora e colocam para dentro do gabinete.

Eu me expressei mal, quis me referir a pegar as fans sem RGB que estão fazendo o papel de exaustão, e passar o trabalho de entrada de ar para elas, por ter mais CFM, mas...

Esquece CFM, isso não é medida de fan.

Você poderia explicar por favor? Sempre achei que o que importava era CFM

@Imakuni muito obrigado pelas respostas 

Postado

Você poderia explicar por favor? Sempre achei que o que importava era CFM

Primeiro que não há um padrão de medida, cada fabricante faz o que quiser. Só isso já torna os números irrelevantes.

Segundo que esse número depende de uma série de fatores, incluindo velocidade. Então um fan "maior" pode ser "melhor" só porque está rodando mais rápido, não porque de fato tenha mais qualidade. Outra coisa também é a pressão, o volume cai quando tem algo para impedir o fluxo (como um filtro de poeira ou aletas de um cooler), e isso não é medido.

E terceiro que existem outras coisas além disso, como por exemplo qualidade do rolamento.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, sejumilde disse:

...deu a entender que conectar diretamente na placa-mãe no lugar da fonte, seria prejudicial, porque iria sobrecarregar ela e iria queimar a placa-mãe. 

Sim, mas basta respeitar as limitações, pode ligar até 4 fans PWM num conector SYS_FAN - que em geral fornece uma corrente de 1 (A), mas quando precisar ligar mais use uma controladora com HUB PWM integrado ou só um HUB PWM, que nesse caso pega a alimentação dos fans e LED direto da fonte, mas mantem o controle de rotação pela placa-mãe.

Detalhe, um cabo "splitter" 1>4/5 custa uns R$ 20-25,00 compra uma controladora ARGB com HUB PWM para até 10 fans por R$ 29,00 com a vantagem que a controladora diminui o numero de cabos saindo da placa-mãe e pega a tensão e corrente para alimentar os fans e LED da fonte.

Porque usar fan com PWM?

• Com o PWM só vai usar o fan a 100% de rotação (eu limito em 80%) quando o CPU passar de uma determinada temperatura, por ex. durante um jogo, uma renderização... assim voce tem menos ruído, o rolamento do fan durará mais e até o acumulo de poeira é diminuído em certo nível.

2 horas atrás, sejumilde disse:

Sempre achei que o que importava era CFM

De fato é - afinal é o único parâmetro que o leigo tem para se basear; ou terá que confiar num MW da vida dizendo que Rise Mode é a "melhor marca" do mundo. 😜 

O problema é que não existe regulamentação a respeito, e a maioria dos fans dizem que tem "x" CFM e entrega muito menos, o troféu "Pinóquio" vai para a Aigo.

A fan Aigo AR12 PRO diz ter 74 CFM, mas é mais fraca que uma Cooler Master Sickleflow 120 que diz ter 62CFM. Tem um outro modelo Aigo que é ainda pior.

A recomendação básica era que a fan deve ter 50 CFM ou mais*  e uma pressão de 1.5 ou mais. Mas devido as especificações infladas, considere o mínimo ideal como 60 e pressão 2.0

* Talvez por isso sabe o que a Rise Mode faz?

• Para qualquer lote de fan que compra barato - qual seja o fabricante Chinês e qualidade não importa, o que importa o menor preço; coloca que tem 50 CFM mesmo para fans com pás diferentes umas das outras, sendo que o design, quantidade de pás influencia. Especificação (Ctrl+C, Ctrl+V).

A principal razão para não comprar fan com conector Molex é que invariavelmente são fans fracas, do tipo mais barato que for possível fabricar. Pelo mesmo motivo não se deve comprar fan e controladora com conector de 6 pinos, são o lixo do lixo.

A Cybenetics - que certifica fontes de alimentação; tem um equipamento para testar as fans, que supostamente custa uns $40.000 (Dólares).

A fan AX120 da Montech recebeu classificação Gold (média) no CFM, mas Bronze (ruim) na pressão estática. Essa fan voce encontra para comprar aqui no BR.

Uma das fans mais honesta nas especificações é a Cooler Master Masterfan HALO²:

• Promete: 59,51 CFM, no teste entregou 58.29 CFM.

O canal de YT Rockm Gamer tem muitos vídeos com fans, desenvolveu um método comparativo de testar fans, pegou alguns modelos de boas marcas, fez uma média do CFM e pressão.

Usando uma fan desligada, para ser impulsionado através de radiador WC  e filtro compara o desempenho de outras fans - inclusive das fans usadas como referência; com este resultado padrão.

É um método empírico, mas na falta de coisa melhor dá uma ideia do que comprar ou não. Ou pelo menos comprar sabendo que preço baixo e qualidade, desempenho não combinam.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...