Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Tenho um amigo com a seguinte configuração no PC:

• CPU: Intel Core i5 9400F
  • Placa-mãe: Gigabyte H310M M.2 2.0 (BIOS F15a, 18/08/2020)
  • RAM: 1 x 16GB DDR4 2666 MHz + 1 x 32GB DDR4 2666 MHz
  • GPU: RX 570 4GB (substituída por uma RTX 3060 12GB)
  • Fonte: Akasa 1000W 80 Plus com PFC ativo

Ele substituiu a RX 570 4GB por uma RTX 3060 12GB (RTX3060 12GB 1-CLICK OC GDDR6 192BITS Galax) , que vimos ser bem compatível com o conjunto em diversos testes na internet. No entanto, ao abrir jogos (principalmente o Black Ops 6), o uso da CPU vai para 100% e o FPS cai drasticamente, o que não deveria acontecer. Segundo ele, até o mouse as vezes parece que dá umas "travadas", saltando ao mover.

Abrimos o programa GPU-Z e percebemos que a RTX 3060 está operando em PCIe x4 3.0, enquanto o correto seria PCIe x16 3.0. Essa limitação pode estar relacionada ao desempenho ruim nos jogos?

Já realizamos os seguintes procedimentos para tentar solucionar o problema:

• Limpeza completa do slot PCIe x16 com pincel macio e limpa contatos, mas o problema persiste.
  • Verificação de conexões da placa de vídeo, que está corretamente instalada no slot PCIe x16.
  • Reinstalação dos drivers NVIDIA
  • Remoção dos drivers antigos da AMD através do DDU

Alguém sabe o que pode estar causando isso ou como resolver?

Desde já, obrigado pela ajuda!

Postado

Acho que não fará diferença os drivers...

Ao que me parece, o slot da placa-mãe está com algum problema, já que as 2 placas de vídeo só conseguem funcionar a PCI X4.

Por um acaso a placa-mãe tem um segundo slot PCI Express? As vezes tem, e funcionam a X8, já melhora consideravelmente...

Postado

Infelizmente essa placa-mãe não tem um 2° Slot PCIe x16 😬

É uma Gigabyte H310M M.2 2.0, os outros 2 slots são PCI x1 mesmo ☹️

Ouvi falar também que, as vezes, é alguma configuração no setup da BIOS ou até uma BIOS corrompida/desatualizada, mas para ter certeza mesmo acho que o correto é levar em uma assistência para testarem os componentes e, quem sabe, fazer uma regravação/upgrade da BIOS

image.png.62cb1062700326edad42c34e4d7d6e3b.png

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Gianluca Bracali disse:

Infelizmente essa placa-mãe não tem um 2° Slot PCIe x16 😬

É uma Gigabyte H310M M.2 2.0, os outros 2 slots são PCI x1 mesmo ☹️

Ouvi falar também que, as vezes, é alguma configuração no setup da BIOS ou até uma BIOS corrompida/desatualizada, mas para ter certeza mesmo acho que o correto é levar em uma assistência para testarem os componentes e, quem sabe, fazer uma regravação/upgrade da BIOS

image.png.62cb1062700326edad42c34e4d7d6e3b.png

Dia

Quem é responsável por controlar o primeiro slot pci-e 16x é o processador, então com todo cuidado remova o cooler o processador e remova o processador em seguida limpa os contato do processador com uma borracha e depois passe limpa contado nos contato do processador e dentro do soquete e reinstale tudo (aproveite e troque a pasta térmica) e veja se a placa de vídeo volta a rodar no x16.

naoliga_09.jpg

naoliga_14.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!