Ir ao conteúdo

Placa de vídeo para o AMD Phenom II X6 1090T

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

olá pessoal, atualmente possuo um AMD Phenom II X6 1090T, 16GB RAM (2x8) e uma fonte Redragon RGPS 500w.

Estava pensando em  uma GTX 1650 GDDR6 ou uma RX 6600, eu sei que a RX é até bem superior a GTX, mas o processador é bem limitado.

Qual seria uma GPU ideal para esse processador? Não faço questão de jogar lançamentos e qualidades muito altas, tenho um monitor 1440x900 então não preciso 1080p.

• Solução
Postado

Você pode até pegar uma RX 6600, em um ou outro jogo mais antigo você vai ver uma melhoria na questão de qualidade gráfica (vai poder subir os gráficos sem perder desempenho), mas o FPS em si não vai melhorar porque é o seu processador que está segurando o desempenho da máquina. E pode esquecer jogos novos, esse CPU aí não dá conta. A GTX 1650 também é uma placa fraca para jogos novos, mas em games não tão recentes ela conseguiria se sair bem em qualidades mais baixas se você tivesse um CPU melhor.

Postado

eu sei q o recomendado era uma plataforma mais atual, mas pretendo ficar com essa mesmo

queria uma plaquinha só pra jogar alguns jogos como ets2, gta v, farming simulator, dirt 2.0 entre outros que não exigem tanto poder de processamento.

Postado
1 minuto atrás, EmersonVBS disse:

queria uma plaquinha só pra jogar alguns jogos como ets2, gta v, farming simulator, dirt 2.0 entre outros que não exigem tanto poder de processamento.

Todos esses jogos rodam excelentemente bem da GTX 1650, o problema aí é seu CPU fraco.

Postado
11 minutos atrás, Banunin disse:

Essa pontuação é um pouco inferior ao i5-3470, então qualquer jogo vai consumir 100% CPU e vai dar fps baixo e congelamentos

Infelizmente não é tão simples. 99% desses jogos antigos não vão usar 100% de um CPU que tem 6 núcleos como o Phenom X6, e devido a isso, o desempenho dele será ainda mais fraco comparado a um Core i5 3470. Pra você ver que 4 núcleos do i5 são mais fortes do que os 6 do Phenom, agora você imagina o Phenom trabalhando com menos núcleos (2-4, dependendo do jogo), já que são núcleos individualmente mais fracos.

Eu tive o Core i5 3470, no GTA V ele sofria um pouco pra segurar 60 FPS em regiões mais pesadas da cidade, isso no modo offline. No modo online o game é muito mais pesado, nem se compara. Provavelmente o CPU lutaria para segurar 40 FPS em alguns momentos.

Postado

@GuilhermeGB É o que acontece com os xeons? Os jogos não usam todos os núcleos(até porque não precisam) e acaba que toda a potência do processador  não consegue ser utilizada, já que 6 núcleos é bom pro multitarefas como jogar e ficar com navegador aberto ou fazer outra coisa. Então pra jogo o que importa é potência por núcleo ?

Postado
7 minutos atrás, Banunin disse:

É o que acontece com os xeons? Os jogos não usam todos os núcleos(até porque não precisam) e acaba que toda a potência do processador  não consegue ser utilizada, já que 6 núcleos é bom pro multitarefas como jogar e ficar com navegador aberto ou fazer outra coisa. Então pra jogo o que importa é potência por núcleo ?

Exatamente isso. Xeon é CPU para servidores, precisa lidar com várias coisas ao mesmo tempo, então dá pra sacrificar a potência de cada núcleo para aumentar a quantidade total. Ainda assim, os Xeon mais populares tem núcleos individualmente até mais poderoso que esse Phenom X6, mas ainda não são suficientemente rápidos para se comparar com CPUs mais novos em alguns games atuais. Eles conseguem se dar bem em vários jogos por causa da quantidade de núcleos e threads que compensa isso também, hoje já temos jogos que conseguem usar 8+ threads, o Cyberpunk 2077 mesmo consegue distribuir bem as tarefas para usar até mais de 12 threads.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Ser mais poderoso que um Phenom não é muito difícil... Mas a plataforma AM3 em si era bem ruim, AMD FX 8350 tinha 8 núcleos mas no final em jogos não dava um i5-4690K, essa época amd era muito ruim o processador mais fortes dele não batia sequer em um i7 qualquer pra quarta geração

Por isso intel vendia tanto e tinha infinitos motivos até que a intel ficou tanto acomodada que repetiu 4/8 ate a sétima geração e com isso  AM4 já tinha começado mostrar pra que ele foi criado para ficar no lugar do tenebroso AM3

Postado

@Banunin isso mesmo. Pelo menos a AMD deu a volta por cima com os Ryzen, o que também forçou a Intel a se mexer. Agora a AMD está fazendo praticamente a mesma coisa, Ryzen 5 não sai dos 6 núcleos desde a primeira geração, eles poderiam no mínimo ter colocado 3D V-cache em todos os CPUs da linha 9000, mas a Intel não oferece concorrência nem contra os 7000X3D direito. A Intel até aumentou a quantidade de núcleos, mas ao custo de uma péssima eficiência energética. Mas tudo indica que nos próximos anos será a vez da Intel mudar o jogo, pelo nosso bem é bom que aconteça pra não haver um monopólio da indústria.

Postado

@GuilhermeGB Verdade, está na hora de colocar pelo menos 8 núcleos, pode fazer igual a intel colocar 10/16 ao invés de ser sempre o dobro 6/12, 8/16...
Não sei se AMD está com medo de repetir o erro que cometeu no passado e quase faliu a empresa, também não quero guerra entre intel e AMD vai ficar bagunçado e pode acontecer algum problema no mercado (não entendo bem).  

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...